IN MEMORIAM, SR JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA (MEMÓRIAS DE DIASSIS MANGUEIRA)

Você sabe o que é Etica Profissional?Bem,é uma junção de palavras bonitas e que é

muito pouco usada;mas seu Zé Alves a exercitava muito bem, embora, com certeza, desconhecesse-a.

Diassis nos conta que seu Zé Alves foi o primeiro comerciante( de Ipaumirim) a comprar o seu sabão.Sincero como era e detestando meios termos, seu Zé foi categórico ao afirmar que o seu sabão era” puro água.”

Diassis ficou estarrecido com o comentário ; cheio de dívidas, parou a fábrica e pôs-se a buscar alternativas para solucionar esse problema.Logo que essa questão foi resolvida, voltou ao armazém e vendeu-lhe algumas caixas.

Seu Zé Alves não poupou elogios a seu produto e tornou-se seu freguês, sempre mostrando grande interesse em ajudá-lo, pagando, antecipadamente, pelo produto.Isso pra Diassis foi um fator de grande ajuda para o crescimento de sua empresa.

Muitos fregueses do Armazém Oliveira compravam a Diassis o sabão e diziam: “seu Zé , quando o caminhão for deixar minha feira , mande o motorista pegar o sabão lá em Diassis”.

Ele nunca disse assim:” ah, já comprou lá?pois o caminhão não vai pegar não, você devia ter comprado era a mim.ELE QUE MANDE DEIXAR!!!!”

Nunca desfez de ninguém, não falava mal dos colegas comerciantes e nem tinha medo de ser superado.Reconhecia o seu valor e a sua inteligência, era um gênio na área Desconheceu por completo essa competitividade negativa, chula e mesquinha.

Era também um conciliador em problemas familiares.Sua sábia palavra era sempre a última e seus conselhos eram acatados por todos . Temos muita história pra contar sobre seu Zé Alves, o que faremos nos próximos livros. Histórias que servirão de bons exemplos pra os nossos jovens em formação.

Assim são os grandes homens,permanecem sempre, mesmo após a sua morte.(lumadore)

(maio de 2008)