“Um grão de ouro é capaz de dourar uma grande superfície, porém não tão grande como um grão de sabedoria”.

Certamente em memoriais como este, não se exige uma trajetória de vida tão completa da autora. No caso particular, contudo, é necessário rememorar as origens, pois estas podem revelar, mais concreta e historicamente, razões ou motivos que me levaram, inclusive, a opções na vida particular e na vida acadêmica.

Nasci em 04/02/1949, em São Luis-Maranhão, no bairro do Tirirical hoje renomeado para São Cristóvão, sou a 6ª filha de uma prole de nove filhos nascidos e sobreviventes de uma família de baixa renda. Meus irmãos de sangue são Mirtes, Irene, Maria Raimunda, Clóvis, Sebastião (falecido) Eliane, Gracinete e Fátima (falecida). A partir do nascimento tive meu destino afetado pela decisão de Siloca e Marcelino Santos Costa, meus pais biológicos (já falecidos), que de comum acordo resolveram dar a filha recém-nascida a seu melhor amigo de trabalho, pois pelo fato de sua esposa que ser estéril não tinham filhos, assim fui levada a batismo aos três dias de nascida pelos meus futuros pais adotivos José Bonifácio dos Santos (piauiense) e Marly Alves dos Santos (riograndense) e a eles entregue com registro de legitimidade paterna e materna, testemunhado pelos meus pais biológicos.

Assim, de uma família de parcos recursos financeiros, com uma grande prole e a passagem para outra – como filha única minha história de vida seria totalmente alterada para melhor, coube-me muito cedo uma infância feliz e abençoada. Assim, os rigores da vida não me impuseram à iniciação ao trabalho precoce e fui educada por professoras que freqüentavam a minha casa e me iniciavam nas primeiras letras, dentre elas D. Maria Leonete que me encaminhou na alfabetização e D. Maria Leite (Maria de Nazareth Leite da Silva) de quem herdei uma caligrafia impecável, hoje descaracterizada pelo uso do computador além da mesma ter-me dado a iniciação à igreja católica e a catequese aos sábados e domingos na Igreja de São Judas Tadeu do nosso bairro, onde de forma constante sob a sua orientação fiz a 1ª comunhão.

Quando já alfabetizada ingressei no ensino de 1º grau, encontrei no Grupo Escolar Duque de Caxias no bairro do João Paulo uma outra grande mestra, D. Edite Valois , hoje com 93 anos, ali cursei até a 4ª série, após esse período me submeti ao Exame de Admissão ao Ginásio no Colégio de São Luis sob a Direção do Professor Luis Rego, onde cursei a 5ª série, posteriormente por questões estratégicas de deslocamento, minha mãe Marly, carinhosamente cognominada Iaiá, fui transferida para a Escola São Vicente de Paula no mesmo bairro onde morávamos (João Paulo), ali cursei a 6ª e 7ª série, naquele ano inaugurava uma outra escola no bairro, o Colégio Batista Daniel de La Touche, e para lá fui transferida, sou ex aluna concludente da 1ª turma de Ginásio desta escola, na qual aprendi muito do que sou sob a direção do Prof. Dr. Raimundo Soares Figueiredo tenaz e rigoroso homem das letras e da educação, na sua forma de educar e administrar; seus ensinamentos valeram muito na minha educação.

Daí em diante fui para a Escola Normal Profa. Rosa Castro sob a direção da mesma ainda bastante lúcida embora com idade já avançada, ali recebi os primeiros ensinamentos sobre a arte de ensinar, situação ainda pouco familiar a minha mentalidade povoada de sonhos de adolescente, tinha somente 15 anos e como propósito de vida encontrar meu príncipe encantado e casar, sonho comum a todas as jovens de minha época.

Concluído o 2º grau, veio o casamento aos 18 anos de idade com José Batista Mendes Reinaldo, maranhense de Buriti de Inácia Vaz, com ele teve seis filhos: Tatiana, Cláudio, Amanda, Riedel, Ana Paula e Thales e com eles os encargos domésticos. O que fazer uma jovem aquariana, que não consegue se acomodar muito tempo em situações repetitivas? Como fazer vestibular se não havia tempo para cuidar dos filhos, da casa, do marido e para além de tudo, estudar? Por outro lado, se aprovada, como garantiria o atendimento da família, uma vez que um curso superior exigeria dedicação exclusiva?

A opção conciliatória foi tentar uma vaga no Curso de História, que na opinião do senso comum era de pouca concorrência e na minha imaginação sem muitas exigências, me submeti ao vestibular na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em janeiro de 1976. O resultado do vestibular foi divulgado e eu fui aprovada. Já era noite, passava das 23 horas, meu nome foi anunciado, porém não tinha certeza se conseguiria cursar, pois meu marido já apresentava sintomas de rejeição à idéia de eu ter de deixar as atividades do lar para estudar a noite. Foi uma das piores fases da minha vida.

Entretanto essa “incompatibilidade horária e familiar” foi por mim superada com grandes esforços , pertinência e a ajuda da minha mãe Iaiá que ficava com meus filhos no tempo de meu afastamento de casa, mas a instabilidade matrimonial não arrefeceu dentro de casa e nem meu ânimo, em 1980 conclui o curso de História e logo comecei a trabalhar com a ajuda de D. Maria Leite (Maria de Nazareth Leite da Silva), agora companheira de profissão “Naza”, que mais uma vez me encaminhou ao primeiro emprego, em 1982 recebi de um primo político no interior do Estado que teria em mãos algumas nomeações concedidas pelo governador em exercício do Estado do Maranhão Dr. Ivar Saldanha, minha primeira nomeação para o ensino público estadual, a escola na qual fui lotada, era o Grupo Escolar Força Aérea Brasileira, no bairro de S. Cristóvão, de lá em diante passei pelo Centro de Ensino Fundamental e Médio Nascimento de Morais, no bairro dos Vinhais, Colégio Renascença no São Francisco e ai após três anos de exercício docente abandonei o serviço publico pelas exigências domesticas.

Em 1987 prestei concurso para o Ensino Médio e sendo aprovada, trabalhei 4 anos no CEENFM Cidade de São Luis na Cohab-Anil, no turno noturno concomitantemente fui convidada para trabalhar na rede privada, assim ingressei no Colégio Maranhense Irmãos Maristas e depois no Colégio Batista Daniel de La Touche, onde já estudavam todos os meus filhos, esse foi um dos períodos em que mais trabalhei.

Interessante frisar que a opção pelo trabalho se deu em função de contribuir para renda familiar e possibilitar aos meus filhos um futuro promissor, todos eles souberam aproveitar nossos esforços, meu e do pai deles, se formaram: a Tatiana fez Odontologia, atuando no Estado do Amazonas na Secretaria de Saúde do Estado, Cláudio cursou Engenharia exercendo sua profissão como empresário no ramo da construção civil, Amanda formou-se em Enfermagem e é doutora em Enfermagem Psiquiátrica, além de professora efetiva da Universidade Federal de Minas Gerais, Riedel é Advogado com atuação na Secretaria de Segurança do Estado do Piauí, Ana Paula Professora de História, é Especialista em Psicopedagogia, concludente de Pedagogia na UFMA, faz mestrado pela Universidade da Madeira/Funchal/Portugal, Thales é profissional autônomo, enfim, todos estão encaminhados e felizes com suas opções profissionais.

Em 1991, dois grandes acontecimentos marcaram minha vida. Prestei concurso publico para Professora do Curso de História e sendo aprovada ingressei na Universidade Federal do Maranhão para o cargo de Professora no Departamento de História e perdi meu pai José Bonifácio dos Santos, pessoa que contribuiu de forma determinante na formação da pessoa que sou hoje. O que fiz?Levei minha mãe Iaiá para morar comigo, pois com a morte de meu pai ela ficaria sozinha.

Em 1992 iniciei um Curso de Pós-graduação lato-sensu no Município de Guarapuava, Estado do Paraná, de caráter modular em período de férias, foram dois anos viajando nas férias para Guarapuava e tornei-me Especialista em Teoria e Produção do Conhecimento Histórico em 1994, a seguir me inscrevi na Pontifícia Católica do Rio de Janeiro – PUC, para o mestrado em História Social, aprovada me mubei para o Rio de Janeiro a fim de cursar o Mestrado, aqui mais dois fatos determinantes da minha vida futura, iniciava uma trajetória acadêmica importante na vida profissional, mas também teria que deixar meus filhos, minha mãe e o meu esposo, fato bastante complicado já que meu casamento estava seriamente abalado naquele momento, ao me afastar da família alguns problemas ocorreram, dentre eles a minha separação. Quando retornei em 1996, já encontrei meus filhos somente com minha mãe e o pai deles com outra família, ossos do oficio, não se pode ter tudo o tempo todo.

Nesse mesmo ano, decidi não retornar ao Rio para a defesa da dissertação de mestrado, pois precisava trabalhar para complementar o orçamento familiar, e orientar meus filhos nos estudos, fui convidada para trabalhar na Universidade Estadual do Maranhão, no Programa de Capacitação de Docentes (PROCAD), através de um colega dos tempos de faculdade, o Prof. Anselmo Raposo, fui apresentada por ele ao Prof. César Henrique Santos Pires, então Reitor da UEMA, este me ofereceu o cargo de Diretora do Curso de História que naquele momento estava sendo organizado e precisava do Projeto Político Pedagógico para ser autorizado.

O Reitor César Pires, hoje Deputado Estadual pelo nosso Estado, disse que caso eu me comprometesse em fazer o Projeto Político Pedagogico do Curso de História em 60 dias, (foram suas palavras) a vaga de Diretora de Curso seria minha, aceitei o desafio, dois meses depois entreguei a ele o projeto de autorização do curso, que, diga-se de passagem, foi o primeiro de todos os projetos de licenciatura que a UEMA obtinha naquele momento para regularizar sua situação junto ao Conselho Estadual de Educação.

A partir daí, (1996), até 2000 trabalhei concomitantemente na UFMA e na UEMA, claro que tive a atenção de quebrar a dedicação exclusiva que possuía na UFMA e nesse período aprendi bastante sobre gestão escolar, além de ter organizado e coordenado também um curso de especialização lato-sensu em História na UEMA. Meu trabalho em duplicidade trouxe-me experiências novas, novos amigos, alguns inimigos, e vez por outra alguns percalços na minha vida particular e privada, lembro de todos , embora me de ao direito de não relata-los neste momento.

Dos amigos conquistados na UEMA, alguns são pessoas que estão e estarão sempre no meu coração, o próprio Prof. César Pires, o Professor Waldir Maranhão Cardoso, hoje Deputado Federal pelo nosso Estado pelos quais tenho uma grande gratidão, por acreditarem em mim como pessoa e como profissional, a Profa. Ivã Souza da Silva, que considero minha amiga, irmã e companheira das labutas do PROCAD (1993) hoje PQD, a quem devo apoio, incentivo, compreensão e companheirismo durante minha trajetória de tese e a profa. Maria do Carmo Bezerra de Paiva (já falecida) da UEMA de Caxias, uma amiga muito presente na minha vida, em nome dos quais agradeço a amizade dos outros que não citei neste espaço.

Desenvolvi também atividades docentes no Cefet-Ma, onde ministrei disciplinas na área de formação de professores de Matemática, Física e Mecânica (Prática de Ensino I, II e III), em São Luis e em São José de Ribamar, onde também tenho bonns amigos, o Prof. Msc. Jairo Ives de Oliveira Pontes, a Profa. Eliane Pedrosa, a Profa. Madalena Neves.

Na UFMA, também angariei grandes amigos tanto no meu curso como em outros departamentos, entre eles a Professora Esterlina Pereira de Melo (Coordenadora do Curso de História na época em que ingressei na UFMA) e também minha professora de História no Colégio São Viicente de Paula e Batista , a Profa. Jalila Ayoub Jorge, chefe de Departamento (que me recebeu de forma muito atenciosa no Departamento de História), a Profa. Regina Helena Martins de Faria que enquanto Chefe do DEHIS muito contribuiu para que tivéssemos as condições básicas para garantir a especialização em Guarapuava – Paraná, além de ter contribuído também na minha iniciação a pesquisa quando solicitada pela Pró Reitoria de Extensão me indicou para fazer o projeto de levantamento histórico do Município de Bacabal – Maranhão, fato que considero muito importante na minha trajetória profissional pois a partir daí iniciei a minha trajetória como pesquisadora e esse trabalho serviu de base para minha monografia de especialização, o Prof. Dr. Josenildo de Jesus Pereira meu amigo desde o Colégio Maristas, em nome do qual agradeço a amizade de todos aos quais abriram espaço em suas vidas para minha pessoa.

Em 1999, o Departamento de História da UFMA conveniou com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para oferecer um programa de mestrado aos professores do DEHIS, vi nessa oportunidade a chance de reiniciar o mestrado inconcluso na PUC, quando já se iniciavam as aulas , surgiu no Cefet-Ma um convenio com Havana-Cuba para um Doutorado Interinstitucional para professores do Cefet, mas também aberto a docentes de outras instituições, me inscrevi prestei seleção e fui aprovada, iniciando em 2000 os seminários de pós-graduação lato-sensu.

O período do Doutorado foi bastante difícil, era um curso auto sustentável, cuja moeda de referencia era o dólar e, portanto muito caro, tive que trabalhar dobrado para arcar com as despesas advindas de material, viagens, curso de língua, estadia no exterior e passado as atribulações daquela época, ficou minha gratidão ao Cefet-Ma pela oportunidade para que completasse meus estudos e realizasse um dos meus sonhos : ser Doutora em Educação , esta nova situação abriu caminhos na minha trajetória profissional, agradeço também a Profa. Dra. Madalena Martins de Sousa Neves, professora do Cefet-Ma , pelo apoio dado aqui e em Havana durante nossa estada por lá, onde por várias noites trabalhamos em nossas teses assim como a nossa orientadora Profa.Dra. Silvia Lima Montenegro.

Em Havana, tive o apoio e a receptividade de bons amigos, Profa. Mayra que me acolheu em sua casa, Dr. Reinaldo Portal, Dr. Ariel, Dra. Ester Baxter, Dra. Silvia Montenegro minha orientadora, Profa. Glorita que revisou minha tese e muitos outros aos sou grata de coração.

Esta decisão me proporcionou a oportunidade de visitar CUBA por quatro vezes (2005 duas vezes, 2006 mais duas vezes), no dia 19 de julho de 2005 defendi minha tese de doutorado, num período extremamente doloroso para mim, (novamente duas dois grandes acontecimentos), tive que deixar minha mãe que naquele momento já se encontrava em coma para defender a tese que estava com os prazos esgotados, voltei a 30 de julho e ela veio a falecer em 5 de agosto desse mesmo ano, dado que me leva pensar que toda vez que tenho uma vitória , vem também uma perda.

Hoje com o doutorado em Ciências Pedagógicas, concluído e reconhecido no Brasil pela Universidade Nacional de Brasília – UNB (28 de junho de 2007), sinto-me realizada profissionalmente e feliz por ter alcançado meus objetivos tanto pessoais quanto profissionais.

Toda essa trajetória de vida eu devo aos meus pais, a meus filhos razão e motivação de toda minha vida, a uma irmã muito presente na minha vida Irene Leal e seu marido Godinho, ao meu companheiro, a quem considero esposo, irmão e amigo César Alberto Coimbra com quem divido há alguns anos a minha vida , os meus problemas e o meu amor, aos meus netos Oscar Felipe, Olivier Cristian, Mateus, Tales Victor, Talisson e Mariana e as minhas noras Karla, Karina e Marli e ao genro José Carlos, ao ex marido e pai de meus filhos José Batista Mendes Reinaldo, de quem agradeço tanto os desestímulos como o estímulo que a sua intransigência nos idos de nossa vida conjugal me incentivou a lutar pela minha independência, aos meus amigos que foram e continuam sendo apoio incondicional da minha trajetória e aos inimigos pois estes talvez sem querer também me mostraram a importância de lutar e vencer.

Agradeço de forma especial e póstuma a um ex companheiro e amigo: Edson Gaspar Mendes que durante alguns anos de minha vida compartilhou comigo essa trajetória e a sua família que sempre me recebeu em sua casa e me considerou como da família.

Agradeço a Profa. Eneida responsável direta por este momento, já que fez a indicação de minha pessoa para ocupar um lugar neste emérito instituto, em nome da qual agradeço aos demais integrantes do Instituto por me acolherem.

2. FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ACADEMICA

Como o relatado anteriormente iniciei minha carreira profissional na hoje denominada Educação Básica parte no ensino público e parte em escolas privadas e a vida acadêmica no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Maranhão, passando pela pós-graduação stritu-sensu e lato-sensu, alcançando o título de Doutora em Ciências Pedagógicas. Para além dessa formação fiz cursos de língua estrangeira no Núcleo de Línguas - NCL, fato que contribuiu para a produção da tese de doutorado em um pais de língua espanhola culminando com a respectiva defesa também em espanhol, enfim desenvolvi minhas atividades docentes não só no exercício da sala de aula mas também nas orientações de monografias, monitorias, pesquisa e extensão.

2 1 Atividades docentes

Conforme consta dos excertos biográficos, a minha atividade docente teve inicio ainda durante a graduação, nos idos de 1978, quando trabalhei como professora horista no Colégio Garcia de Resende, localizado na Rua do Sol, esquina com a Rua de São João, no prédio que foi palco do famoso crime do Arteiro. Além desse trabalho ingressei no serviço publico estadual via nomeação direta e posteriormente uma outra nomeação através de concurso público, por onde tive rápida passagem, depois ingressei no serviço privado e posteriormente na UEMA e UFMA, onde me mantenho até hoje.

De todas as disciplinas ministradas Pratica de Ensino e Métodos e Técnicas de Pesquisa, são as duas preferidas por mim, isso porque acredito que a relação teoria prática num determinado ramo do saber tem reflexos significativos no processo ensino-aprendizagem, acreditamos que a experiência e o domínio da pesquisa tem sua culminância mais concreta na produção acadêmica.

1 Formação Pessoal e Profissional

1.1 Formação Pré-Universitária

1.1.1 Ciclo de Primeiro Grau – Grupo Escolar Duque de Caxias: 1957-1964

1.1.2 Ciclo de Segundo Grau – Escola Norma do Ginásio Rosa Castro: 1965-1967

1.2 Formação Universitária

1.2.1 Graduação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA): 1976 – 1980

1.2.2 Especialização - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná/Guarapuava: 1993-1995. Título: Aspectos Econômicos, Sociais e Demográficos do Município de Bacabal do séc. XIX ao XX.. Ano de finalização: 1995.

Orientadora: Profa, Msc Alcioly Terezinha Gruber de Abreu.

1.2.3 Mestrado - Aprovada para cursar o mestrado na Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1996, cumpri todos os créditos teóricos, não elaborei a dissertação de mestrado.

1.2.4 Doutorado em Ciências da Educação – Instituto Central de Ciências Pedagógicas – ICCP/HAVANA/CUBA: 2000 -2005 Título: Propuesta Metodológica para formación de competencia reflexiva a través de la disciplina Práctica Docente en la formación del Licenciado en Educación en la Especialidad Historia, Ano de Obtenção: 2005.

Orientadora: Profa. Dra. Sylvia Lima Montenegro

1.2.5 Revalidação do Doutorado – Universidade Nacional de Brasília – UnB: em 28 de junho de 2007

1.3. Atividades Acadêmicas:

1.3.1.Participação em Curso de Extensão, Congressos, Seminários, Jornadas e Simpósios

o Seminário Índios do Maranhão – UFMA/DESOC: 1982

o Curso de História do Maranhão – SECMA/MHAM: 1983

o Seminário sobre a História do Negro no Maranhão-UFMA: 1984

o V Semana de Filosofia : Filosofia e Poder – UFMA/DEFIL: 1986

o Introdução a Metodologia e a Pesquisa Histórica - UFMA/DEGEO: 1986

o I Simpósio Estadual de História e Prática Social – UFMA/DEGEO: 1987

o Curso Análise do Discurso – CEFET-MA/CEPELI: 1992

o V Seminário de Iniciação Científica – UFMA/PPPG: 1993

o Seminário sobre a Pós-Graduação e Pesquisa em História da Educação – UFMA/PROEN: 1993

o II Mostra de Iniciação Científica – UEMA/UFMA: 1994

o I Seminário de História: Utopia ou Realidade: 1995

o V Encontro Estadual dos Estudantes de História- UEMA/PROGAE: 1997

o I Semana Pedagógica: A formação dos Professores na Licenciatura – UEMA/CECEN: 1998

o XX Simpósio Nacional de História – UFSCAR: 1999

o Fórum Regional de Diretores das Faculdades/Centros/Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras – UEMA/CECEN: 1999

o IV Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História – ANPUH/RS: 1999

o Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada na Perspectiva da Globalização e Autonomia – PUCRS/PROEX: 1999

o Simpósio Momentos Fundadores da Formação Nacional – IHGB: 2000

o Primeiro Congresso Mundial de Alfabetização – Pedagogia 2005: Havana/Cuba: 2005

o Curso de Formação em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – MEC/AGERE: 2005

o Segundo Congresso Mundial de Alfabetização – Pedagogia 2006 : Havana/Cuba: 2006

o Encuentro sobre la Educación Superior, Habana 2006

1.3 Produção Bibliográfica

1.3.1 Citações em Web Science: 58

1.3.2 Artigos completos publicados em periódicos

Tete
Enviado por Tete em 21/05/2009
Código do texto: T1606665