13 de junho- Dia de Fernando Pessoa

13 DE JUNHO - DIA DE FERNANDO PESSOA

Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa nasceu em 13 de Junho de 1888 e faleceu em Lisboa, 30 de Novembro de 1935 foi um poeta e escritor português. Dizem que o António em seu nome é por ter nascido no dia de “Santo António” tradicionalmente festejado em Lisboa a 13 de Junho. Foi um escritor muito importante, tanto de prosa como de verso. Por ter vivido a maior parte de sua adolescência na África do Sul, a língua inglesa também possui destaque em sua vida, com Pessoa traduzindo, escrevendo, trabalhando e estudando no idioma. Teve uma vida discreta, em que atuou no jornalismo, na publicidade, no comércio e, principalmente, na literatura, em que se desdobrou As suas obras foram assinadas com o seu nome ou com outros três nomes: Alberto Caeiro,Álvaro de Campos e Ricardo Reis que são os seus heterônimos. Foi mesmo considerado um dos expoentes máximos do modernismo no século XX. Em 1988, por ocasião do centenário do seu nascimento, os seus restos mortais foram para o Mosteiro dos Jerónimos em Belém (Portugal).

“Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,Não há nada mais simples.Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.Entre uma e outra todos os dias são meus.”

Fernando Pessoa/Alberto Caeiro; Poemas Inconjuntos; Escrito entre 1913-15; Publicado em Atena nº 5, Fevereiro de 1925.

Aqui no Brasil, Fernando Pessoa é uma grande referência portuguesa e é um dos escritores mais lidos além de exercer uma grande influência na literatura brasileira. Ler Fernando Pessoa é sempre uma nova descoberta. A sua originalidade impressiona e manifesta no leitor uma visão de genialidade ao poeta; por ser considerado um autor de vários "eus".