GETULIO CARDOSO REIS - Capitão Getúlio - Correntinense por adoção.

Getúlio Cardoso Reis: Nasceu em Bom Jesus da Lapa – BA, em 19 de abril de 1959. Descende de uma humilde e conceituada família baiana “Jesus Lapense”; filho de Seo Ladislau Nunes dos Reis e Dona Marcina Cardoso dos Reis. Seu pai, então funcionário público federal; sua mãe, do lar. Ainda menor foi continuo e escriturário da Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa – Ba. Passou uma curta temporada na capital paulista, onde foi office-boy e retornou a Bahia, quando decidiu entrar para a Política Militar baiana, onde fez carreira, até aposentar-se como Major por esta corporação.

Aos 18 anos de idade, (1977) mediante concurso, ingressou na Polícia Militar da Bahia - PMBA, iniciando uma brilhante carreira militar como Soldado da PM. Durante o tempo em que serviu, ocupou várias funções e cargos de destaque na corporação; foi ouvidor de Polícia Militar; como Delegado passou por dezoito municípios baianos, conquistando assim, até os dias de hoje, o reconhecimento dos seus munícipes pelos serviços prestados, galgando mais um degrau em sua brilhante carreira, desta, como Delegado Especial do Estado. Sua formação de Oficial se deu na Academia da Polícia Militar do Estado do Pernambuco; Bacharelou-se em Direito, pela Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB, na cidade de Barreiras – Bahia, além de muitas outras especializações, requeridas por sua profissão.



Quando integrante do Batalhão de Choque, na capital, um episódio marcaria sua carreira profissional, de forma positiva. Em uma ação militar em que o Batalhão tinha por missão manter a ordem pública; o seu cão, um pastor alemão, companheiro de trabalho, acabou mordendo o grande líder político da oposição nacional, que naquela ocasião liderava a manifestação pública em protesto ao regime militar. O incidente foi explorado pela imprensa e o, então Governador, Antônio Carlos Magalhães, teve que dar várias explicações sobre o incidente. Daí por diante, o militar e o governador se conheceram. O que acabou por favorecer ao militar, em alguns momentos de sua carreira, sem contudo lhe tirar o mérito de suas conquistas.

A seu pedido, entrou para reserva remunerada, com privilégios de Major, em decorrência a sua formação e tempo de serviço na corporação militar baiana; porém não se deu por concluída a carreira, nem guardou sua fé! O homem alçou vôo rumo a novos sonhos. Reformado, inicia sua carreira empresarial e finalmente se firma como fazendeiro, criador de gado nelore, no municipio de Correntina.

O oficial militar, agora empresário, se associa a Liga Brasileira de Radioamadores – LABRE; depois passa a Sócio Diretor da Transportadora GERTRANS; Getúlio Reis Ltda e Sócio Diretor da Agro-terraplanagem “GR”; se estabelece no distrito do São Manoel, município de Correntina, como criador de Zebu. Torna-se sócio remido da Associação Brasileira de Criadores de Zebu – ABCZ e transforma a Fazenda Boa Nova, em um Parque de Leilões “GR”, estabelecendo ali o Parque de Vaquejada “Antonio Célito de Araújo” em homenagem póstuma a um dos mais queridos filhos, por adoção, de Correntina, falecido em acidente automobilístico em 2006.


Associa-se aos Criadores do Oeste da Bahia; firmando parceria com os criadores de Nelores P.O. do oeste baiano, entre eles Sr. Eronilde Batalha, Evandro Filardi, Dr. Élvio Filardi, Dr. Osvaldo Viana, Dr. Anísio Borges, Dr. Antonio Balbino. Concluindo seu perfil empresarial, “O Capitão”, como é na intimidade reconhecido pelos amigos, é membro efetivo do Supremo Conclave Maçônico do Brasil e dos Altos Corpos do Grande Oriente do Brasil, obreiro-fundador, Venerável, Deputado de Loja Maçônica.

Aos 21 anos de idade, no apso de sua juventude, Ele chegou a Correntina, no posto de Sargento da Polícia Militar, para exercer a árdua missão de Delegado de Polícia. 
 
O jovem delegado sentiu-se atraído pelas belezas naturais do lugar, e o comportamento pacífico de seus habitantes. Quem não se encanta pela corredeiras do Rio das Éguas ? a Água boa e limpa; o charme e a graça das meninas de lá ? Fascinado por tudo isso cativado pelo carinho e apoio dos correntinenses e autoridades políticas e ecléticas, o jovem Sargento, acabou contraindo matrimônio, após enamorar-se do lugar, na plenitude da concepção, passa a ser um correntinense, ao contrair matrimônio com a correntinense, Ednalva Ramos Rocha. Como Senhora Reis ela concebe os filhos Getúlio Jônathas e Jefferson Leone.

Antes porém foi pai por duas vezes, Marcelo Damasceno e Katiene Ramos, atestados e reconhecidos.

Sua trajetória de vida no município de Correntina o credencia com todos os direitos sociais e políticos no município; entre os tantos títulos de cidadão honorário recebidos em diversas cidades do oeste baiano, está o titulo de Cidadão Correntinense. Além da profissão de militar, defendida com honra até sua aposentadoria, Getúlio é também um Advogado e um bom conhecedor da política em nível nacional e regional, no oeste baiano. Tem livre transito entre diversas lideranças políticas estaduais e em sua justa atuação, na árdua função de Delegado de Polícia, soube conciliar a vida militar e a vida da social, buscando conhecer a cultural das sociedades com que estivera envolvido, enquanto militar; não tirando os olhos do futuro, do qual hoje vive, na condição de empresário, estabelecido no município correntinense; o que lhe rendeu a indicação para disputar a chefia do Executivo Municipal, nas eleições de 2000.

Declinou-se por entender não ser aquele seu momento e participou do pleito como colaborador, imprescindível, no pleito que elegeu Nilson José Rodrigues – Maguila; como prefeito, atualmente reeleito, anunciando mesmo antes de conhecer o resultado das eleições de 2000, a não ocupação de qualquer função pública naquela administração.

Os correntinenses por certo ainda não perceberam o valor do conhecimento deste soldado, para nos servir como autoridade executiva no município, mas com certeza o povoado do São Manoel, as margens daquele rio, onde situa sua fazenda, já sabem o poder da influência deste cidadão, que ali colocou seus préstimos para servir aquela comunidade, trazendo obras, escolas e ações através de verbas suplementadas por deputados ligados ao seu partido político, que não apenas geram votos oportuno, mas obras que ao inverso das promessas eleitorais, são executadas antes de qualquer promessa, no aval de seu prestígio. Sua visão política está adiante de muitos dos chefes do executivo municipal e na minha opinião, meus conterrâneo a cada ano perdem a oportunidade de anteceder o futuro desta terra, que caminha a passos tão lento, que nos parece não chegar a um ponto apso, nem que passe um século.

Getulio Reis como militar passou por uma dezenas de cidades do Oeste Baiano, na condição de delegado especial e entre essas está a gigante do oeste baiano, a cidade de Barreiras. Localidades essas que lhe dariam muito melhor estrutura empresarial, como criador de gado de raça, produtor rural, entretanto foi Correntina a sua escolhida e disto eu me orgulho, como correntinense, em ter em nossa terra, entre tantos filhos por adoção, queridos e destacados, (Evandro Filardi, Reinaldo Contador, Zoroastro Magalhães, Ena Rocha , Humberto, Gutemberg e tantos outros) tenho em Getúlio Reis, oo dom de bem servir esta comunidade, de forma bem mais útil a cultura, a vida social, ao turismo e esporte local, que as próprias secretarias do município responsáveis pelo bem estar e pela história desta gente. Getúlio serviu e ainda serve a classe política, do oeste da Bahia, dada influência política e grande amizades nas Capitais do Estado e da República; com ênfase, no Partido Progressista - PP, do qual tornou-se membro fundador do Diretório, no município correntinense; ele se faz referencial; em suas atitudes sensatas, sabe ponderar e ouvir. É o que me faz um de seus aliados. Sua visão futurista e suas ações voltadas para as comunidades, fogem aos principios eleitoreiros, que acontecem como romarias em temporadas eleitorais. Getúlio Reis sem sido o homem público em todo e qualquer tempo, sem a necessidade da envergadura de um cargo eletivo.


E por quê não dizer direto meu pensamento e meu sonho, quanto ao futuro político desta minha eterna musa, Correntina! Getúlio Reis, é sem dúvida a opção inteligente, que se enquadra entre os que almejam no cargo máximo no município, um nome com cultura, empreendedor, conhecimento e capacidade administrativa, prestígio que nos tire da condição tacanha e semi-analfabeta e de segundas administrações endividadas e comprometidas com a exploração inadequada dos recursos que deveriam trazer o desenvolvimento, a cultura, a saúde, o esporte, a vida social e se perde no pagamento de juros e endividamento de gestões mal assessoradas, mal assistidas, por atender a situações e interesses pessoas e não os interesses das maiorias que constituem sobre sí mas gestores públicos e por conseqüência, vive a situação de seguidos caos que não permitem o desenvolvimento, mas sim a exploração indevida.

Todo o cidadão tem o livre e democrático direito de se expressar, politicamente, religiosamente, esportivamente, socialmente, seja em que sentido for, o direito de falar e escolher é uma herança da luta de homens e mulheres que fazem o dia a dia desta nação e quiçá! Getúlio Cardoso Reis não figure na galeria, do rol de entrada, da Prefeitura Municipal; quiçá!. Uma amostra do seu prestígio político está sendo visto no município do São Manoel. Tem conseguido verbas parlamentares para aplicar no desenvolvimento do pequeno vilarejo, onde está localiza sua fazenda, onde criou uma estrutura de vaquejada, sendo já destaque no cenário nacional de rodeios e vaquejadas, leilões da boi raça zebu e nelore, o que conseqüentemente traz a desenvolvimento para a pequena cidade que fica na outra margem do rio. O asfalto da BR até os limites da cidade, onde também muitas ruas foram recuperadas, algumas asfaltadas. Getúlio é saudado pelos moradores onde ues que passe, embora não declare, mas é uma autoridade constituída pela opinião pública e daí sim vem a certeza que seu nome naturalmente há de si destacar nas próximas eleições, o que se faz justo pelos méritos do que alí planta, apoiando todas as iniciativas culturais e sociais que lhe é solicitado.


Por mais se que diga de uma pessoa ou sobre ele, nunca o faremos de forma conclusiva; o objetivo aqui é destacar as qualidades de uma pessoa, que como todas as outras, tem defeitos, entretanto há muito mais virtudes que a cada dia anulam as questões ligadas aos tantos anos de dedicação a manutenção da ordem pública. Não restam dúvidas que um homem que serve a Polícia Militar por tanto tempo, em sua carreira militar é obrigado a tomar decisões enérgicas e fazer cumpri a lei, "doa em quem doela", mas que hoje tem servido de anjo da guarda de muitos que em momentos de conflitos com a lei, o buscam como mediador e conselheiro. Conversando com um grande líder político do município sobre uma possível indicação do cidadão Getúlio Reis ao Executivo do Município, ele deixou claro que se o seu passado como oficial militar, delegado, fora um empecilho, hoje não é visto como tal, mas como um ponto positivo diante da autoridade que requer o cargo; além do mais é um homem com formação jurídica, tem lisura em seus passos, integridade notória que completam o perfil pra tal envergadura; só vai depender do apoio de um partido e isto ele já tem.



Existem muitas formas de reconhecer a gratidão de um amigo e tenho certeza de que São Manoel, Correntina e amigos tantos, fieis a sua amizade, saberão o momento certo de retribuir ao cidadão correntinense Getúlio Reis.


Ao inseri-lo no contexto de nossa cultura, amigo, quito uma pequena parcela de meu reconhecimento, minha gratidão, ao apoio incondicional que tenho recebido de sua mui grata pessoa, não só diante de um simples poeta, mas diante de uma opinião publica, pelo que tenho testemunhado, o respeito e a admiração que lhe é dispensado nesta terra. Correntina se digna da honra de tê-lo como parte integrante de sua historia e agradecida, se curva, diante de seu gesto ao escolher este município, para seus empreendimentos empresariais.


Obrigado por tudo. Tens minha gratidão eterna, Capitão.

Flamarion Antônio de Araújo Costa

TOINHO DE IÔZINHO

Brasília DF março 2009

Flamarion Costa
Enviado por Flamarion Costa em 14/06/2009
Reeditado em 01/07/2011
Código do texto: T1648218
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.