Frederic Chopin, brilhante músico do Romantismo
 
 
Em 1810, nasceu Frederic Chopin em Zelazowa Wola, Polônia. Era filho do francês Nicolas Chopin, professor de língua e literatura francesas, e da pianista polonesa Justina Krazizanovska. Dez meses após o seu nascimento, a família foi morar em Varsóvia.
 
Chopin teve uma infância culta. Cresceu ouvindo o irmão mais velho e a mãe tocarem piano Aos seis anos, começou a sua educação musical. Compôs seu primeiro trabalho por volta dos sete anos.
 
Em 1818, deu seu primeiro concerto público, quando ele tinha oito anos. Na mesma época, viu publicada sua primeira obra, uma polonaise.
 
Em 1825, tocou para o czar Alexandre I.
 
Em 1826, ingressou no Conservatório de Varsóvia, onde iniciou seus estudos com o compositor Joseph Elsner, que escreveu em um relatório: "Chopin, Fryderyk, 8 anos, estudante excepcional talento, gênio musical".
 
Em 1829, apresentou-se pela primeira vez em Viena.
 
Em 1830, dias antes de eclodir a Revolução Polonesa contra a ocupação russa, Chopin resolveu deixar Varsóvia e partir para Viena, que vivia sob o regime autoritário de Metternich.
 
Em 1831, foi para Paris, onde conviveu com a elite e foi muito requisitado como concertista e como professor. Nessa época, conheceu músicos consagrados, como Rossini e Cherubini, e outros de sua geração, como Mendelssohn, Berlioz, Franz Lizst, com quem estabeleceu uma duradoura relação de amizade, e Schumann.
 
Em 1835, em uma turnê pela Europa, reencontrou Maria Wodzinska, que conhecera ainda criança em Varsóvia. Chopin apaixonou-se, mas, apresentando já os primeiros sinais de tuberculose, acabou rompendo o noivado por pressão da família de Maria. 



 
Em 1838, Chopin uniu-se à controvertida escritora Aurore Dupin, que usava o pseudônimo masculino de George Sand, com quem teve uma relação conflituosa O casal resolveu passar um tempo em Maiorca, mas o clima úmido da ilha piorou o estado de saúde do compositor. Durante este período, Chopin floresceu em sua arte e criou as mais belas obras de seu repertório.
 
Em 1839, os dois voltaram para a França.
 
Em 1847, Chopin e George Sand romperam definitivamente o relacionamento, o que partiu o coração do pianista.
 
Em 1849, faleceu, aos 39 anos. Foi sepultado no cemitério de Père Lachaise, em Paris. Seu coração foi colocado dentro de um dos pilares da igreja de Santa Cruz, em Varsóvia, conforme o seu pedido.
 
Frederic Chopin foi um dos mais destacados músicos do romantismo e escreveu quase exclusivamente para piano. Sensível, de maneiras elegantes, sempre vestido com apuro, é autor de uma obra valiosa com prelúdios, noturnos, valsas, mazurcas, as patrióticas polonaises, baladas, sonatas, marchas fúnebres etc. Em seu último ano de vida, demonstrou insatisfação com sua obra, chegando a destruir muitas páginas.
 
Chopin compôs toda a sua obra para piano, com exceção de uma ou duas peças para violoncelo, um trio de câmara e algumas canções. Assim, seu nome ficou internacionalmente ligado ao do instrumento, de forma que é impossível fazer uma história da música para piano sem Fryderyk Chopin. Várias de suas obras têm influência do folclore polonês, como é o caso das mazurcas e das polonaises.
 
Foi um artista de índole aristocrática, que executava suas composições em auditórios seletos, com raras aparições diante do grande público. 


Imagens: Google

 
Referências
 
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u761.jhtm
http://www.stars-celebrites.com/CHOPIN-FREDERIC/O/por-chopin.htm
http://www.algosobre.com.br/biografias/frederic-chopin.html
http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_2057.html
http://www.lastfm.com.br/music/Fr%C3%A9d%C3%A9ric+Chopin/+wiki