PEDRO BENTO E ZÉ DA ESTRADA E MÁGOA DE BOIADEIRO

Anos atrás eu fiz uns roteiros pros lados de São Paulo. Ao esbarrar na cidade de Pratânia buscando passeios na terra de Tinoco, (ou tonico?) onde estaria o Museu da dupla Coração do Brasil pude visitar e rever várias fotos que eu reconheci dos Vinis que tenho. Vi ainda umas outras novidades entre elas o livro TINOCO DO BRASIL que ocupa minha estante d em lugar de destaque.

Mas a excelência fica por conta de outro morador ilustre daquela pequena cidade paulista: O Pedro Bento que me obriga a procurar com mais afinco nos anais porque no dicionário Cravo albin tem como sua terra natal a cidade de Porto Feliz e o Parceiro de dupla sertaneja o Zé da Estrada e dado como natural de Botucatu, que também visitei e sei que é ainda a terra de João Pacífico, Serrinha e Zé do Rancho.(falecido dia 15 de janeiro deste anos de 2015) Sandra Reis e jucimara.

Mas nos vinís que tenho, consta o primeiro, José Antunes Leal, O Pedro Bento nasceu em 1934 e o segundo Valdomiro de Oliveira, o zé da Estrada em 1929, e saídos que foram no meio da música rural começaram a cantar e passados 50 anos não tem dado mostras de querer parar, tal é o fôlego da dupla.

Do que se conhece temos inicialmente "A LUA POR TESTEMUNHA" o sucesso mais conhecido dos meios paulistas, depois "TAÇA DA DOR", "A FOTOGRAFIA" e mais tarde foi chegando Joias musicais mais dentro dos dias atuais mas que não são novas como "GALOPEIRA" e "MÁGOA DE BOIADEIRO." alías Mágoa de Boiadeiros, que foi sucesso na voz de SÉRGIO REIS, é uma letra de ÍNDIO VAGO, e o mineiro de FORMIGA NONÔ BASÍLIO pioneiro que entre outras coisas arrastou para o programa VIOLA MINHA VIOLA no ano de 1980, à época de MORAIS SARMENTO a grande INEZITA BARROSO 1925/2015 (que tambem perdemos recentemente) que pese ainda a morte de BASÍLIO, MORAIS SARMENTO. ROBERTINHO DO ACORDEON E ZINO BRITO, que deixaram saudades.

Para não alongar a leitura destes pequenos dados biográficos desta dupla que alegra os ouvintes da música rural

deixo ver a todos que eles tem o último Cd com 17 músicas, entre elas 7 PALAVRAS, é apreciar para ver o som tipicamente rural.

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 11/07/2009
Reeditado em 19/04/2015
Código do texto: T1694554
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.