Pedro Simon

Pedro Jorge Simon

Nascimento: 31/01/1930

Natural de: Caxias do Sul - RS

Filiação: Jorge Simon e Jalila Simon.

Simon é descendente de imigrantes libaneses que chegaram a Caxias do Sul em 1922, originários de El Kufur, junto com outras famílias como Sehbe, Kalil e David, todas católicas. Estudou no Colégio Nossa Senhora do Carmo, em Caxias do Sul, e no Colégio Rosário, em Porto Alegre, onde foi presidente do grêmio estudantil.

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com pós-graduação em Economia Política, sendo também especialista em Direito Penal, Pedro Simon foi professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em sua vida acadêmica teve passagens pela Sorbonne e pela Faculdade de Direito de Roma. Graças a sua militância no movimento estudantil, foi presidente da União Gaúcha dos Estudantes Secundários, presidente do Centro Acadêmico Maurício Cardoso, presidente da Federação de Estudantes de Faculdades e Escolas Superiores Católicas do Brasil, presidente do I Congresso de Estudantes de Direito da América Latina e diretor do primeiro curso de formação de lideranças sindicais realizado em Porto Alegre, além de ter sido o secretário geral da 5ª reunião penitenciária brasileira, organizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em outubro de 1956 foi eleito presidente da Junta Governativa da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Presidiu ainda a implementação da Aços Finos Piratini e a comissão de implantação do III Pólo Petroquímico do Rio Grande do Sul.

É viúvo de Tânia Simon, com quem morava em cima da loja de sua família, a Salem, na avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, do outro lado do antigo cinema Ritz. Tiveram três filhos, o mais velho, Tiago, estudou Direito na PUCRS e na UFRGS.

Sua estréia na política aconteceu quando filiado ao PTB e eleito vereador em Caxias do Sul, em 1958, sendo eleito deputado estadual, em 1962. Implantado o bipartidarismo pelo Regime Militar através do Ato Institucional nº 2 de de 27 de outubro de 1965 fez opção pela legenda do MDB, sendo reeleito deputado estadual em 1966, 1970 e 1974, nestas últimas duas eleições foi o mais votado. No MDB, apesar da herança trabalhista, foi um opositor de Leonel Brizola. Emérito colaborador de Ulysses Guimarães foi presidente do diretório regional do MDB em seu estado sendo eleito senador em 1978 ingressando no PMDB com a reforma partidária decretada ano seguinte pelo governo federal. Na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, no ano de 1982, foi derrotado graças a divisão de votos entre as correntes oposicionistas representadas por ele e pelo deputado federal Alceu Collares, então candidato pelo PDT e assim a vitória coube a Jair Soares, do PDS. A seguir foi alçado a primeira vice-presidência do PMDB em 1983 e coordenador nacional das Diretas Já em 1984. Com a rejeição da emenda articulou com seu partido e os dissidentes da Frente Liberal a formação da Aliança Democrática que elegeu Tancredo Neves e José Sarney para a presidência e vice-presidência da República em 1985. Escolhido Ministro da Agricultura por Tancredo Neves foi confirmado no cargo por José Sarney após o falecimento do primeiro em 21 de abril de 1985, permanecendo na Esplanada dos Ministérios até o início de 1986 quando renunciou para poder se candidatar ao governo do Rio Grande do Sul em campanha vitoriosa. Renunciou ao governo do estado em abril de 1990, sendo substituído pelo seu vice Sinval Guazzelli e seis meses mais tarde foi eleito senador. De volta à Câmara Alta do país foi coordenador e membro titular da comissão parlamentar mista de inquérito que levou ao impeachment do presidente Fernando Collor (CPI do Impeachment) em 1992 sendo escolhido a seguir como líder do governo Itamar Franco no Senado Federal. Foi membro da CPI do Orçamento (CPI dos anões do orçamento), instituída após denúncias feitas por José Carlos Alves do Santos. Vice-líder de sua bancada foi reeleito senador em 1998 e chegou a ter seu nome cogitado pelo PMDB como alternativa a sucessão presidencial de 2002, fato que não se consumou. Em 2006 conquistou seu quarto mandato como senador, sendo o terceiro consecutivo.

Membro titular da comissão mista especial destinada a estudar as causas estruturais e conjunturais das desigualdades sociais e apresentar soluções legislativas para erradicar a pobreza e marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais. Foi relator da lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, que dispõe sobre o enriquecimento ilícito. Autor do requerimento de criação e relator da comissão especial destinada a analisar a programação de rádio e TV do país em 1994 quando membro desta subcomissão. Autor do requerimento de constituição da comissão parlamentar de inquérito destinada a apurar as denúncias sobre agentes corruptores (CPI dos corruptores), em complementação às CPI's do impeachment e do orçamento. Membro da comissão mista destinada a avaliar o programa nacional de desestatização em 1994. Membro das comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Assuntos Econômicos e Constituição, Justiça e Cidadania. Indicado para as comissões de Economia, Finanças e Legislação Social.

Senador atualmente em quarto mandato, pelo PMDB do Rio Grande do Sul. Em agosto de 2009 discutiu com Collor e Renan Calheiros por conta do apoio ao José Sarney na presidência do Senado. Collor havia lembrado que Simon havia defendido seu impeatchment em 1992 e apoiou Renan.

Histórico Acadêmico

Secundário Colégio Rosário

Direito Pontifícia Universidade Católica

Economia Política Pontifícia Universidade Católica

Economia Política e Direito Penal Universidade de Paris

Direito Penal Universidade de Roma

Cargos Públicos

Ministro da Agricultura Brasília

Profissões

Professor(a)

Advogado

Formação profissional

Bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Pontifícia da Universidade Católica de Porto Alegre.

Curso de Pós-Graduação de Economia Política no Instituto de Economia da PUC.

Especialização em Economia Política e Direito Penal - Universidade de Paris - Sorbonne.

Estudos sobre Direito na Faculdade de Direito em Roma - Itália.

Professor licenciado de Economia Política da Faculdade de Direito de Caxias do Sul.

Professor licenciado de Sociologia da Faculdade de Caxias do Sul.

Mandatos

Vereador - 1960 a 1962

Deputado Estadual - 1963 a 1967

Deputado Estadual - 1967 a 1970

Deputado Estadual - 1971 a 1974

Deputado Estadual - 1975 a 1979

Senador - 1979 a 1987

Governador - 1987 a 1990

Senador - 1991 a 1999

Senador - 1999

Senador - 2007

1999 - 2003 - Membro suplente das Comissões de Assuntos Econômicos, Relações Exteriores, Defesa Nacional e Comissão Conjunta do Mercosul

1999 - 2003 - Membro titular das Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania, Educação e Assuntos Sociais

1998 - Reeleito senador da República com 2.485.111 de votos para o mandato da 51ª e 52ª Legislaturas no período de 1999 a 2007:

1995 - 1997 - Membro das Comissões de Assuntos Sociais, Relações Exteriores e Defesa Nacional, Assuntos Econômicos e Constituição, Justiça e Cidadania

1993 - Presidente da Subcomissão do Senado de Análise das Causas da Impunidade, e como tal, participou da Ação Conjunta dos Três Poderes contra a impunidade.

1992 - 1994 - Líder do Governo Itamar Franco no Senado. Membro das Comissões de Educação, Assuntos Econômicos, Assuntos Sociais e Constituição, Justiça e Cidadania .

1990 - Reeleito senador da República com 1.576.664 de votos para o mandato de 49ª e 50ª Legislatura no período de 1991 a 1999, onde participou de diversas atividades:

1987 - Governador do Estado do Rio Grande do Sul (1987 - 1990).

1985 - 1986 - Ministro da Agricultura

1978 - Eleito senador da República em 1978 para o período 1979 - 1987, quando participou das seguintes atividades:

1962 - Deputado estadual no período de 1962 a 1978, sendo Líder das bancadas do PTB, MDB e do PMDB.

1960 - Vereador e Líder da Bancada do PTB (extinto quando da criação do MDB e ARENA) em Caxias do Sul (1960-1962)

Trabalhos Publicados

1930: a verdadeira revolução. [S.l.: s.n.], 1980.

Abertura temas e projetos. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1979. 141 p.

Ação legislativa. Brasília: Senado Federal, [1982?]. 105 p.

Agenda Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1993. 72 p.

Agricultura familiar. Brasília: Senado Federal, 1998. 15 p.

Água e vida: irrigação para todos: combate a fome e a miséria: conquistar a cidadania. Brasília: [s.n.], 1993. 26 p. il.

Alberto Pasqualini: textos escolhidos. [S.l.: s.n.], 2001.

Alberto Pasqualini: obra social e política. [S.l.: s.n.], 1994. 4 v.

Alimento para o povo: combate a fome e a miséria: conquistar a cidadania. Brasília: [s.n.], 1993. 32 p.

Anos de transição: discursos 1979-1987. Brasília: [s.n.], 2000. 570 p.

Apertura. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1980. 117 p.

Arrocho e sindicalismo: a perda do ganho. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1980. 68 p., il.

Atuação parlamentar-1995. Brasília: Senado Federal, Gabinete do Senador Pedro Simon, 1996-1997. 2 v.

Basta de impunidade: atuação parlamentar-2000. 2.ed. ampl. Brasília: Senado Federal, 2001. 924 p.

Brasil-83 inflação, fome, desemprego, descredito, recessão. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1983. v.

Caminhando junto dos trabalhadores, do papa, dos caminhoneiros, dos anistiados, dos sem-terra. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, [1981]. 111 p.

Do campo a previdência outros temas, projetos. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1981. 70 p.

Cidadania: um caminho, uma meta. Brasília: Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicações, 1998. 36 p.

CNBB: 50 anos - comemoração no Senado. [S.l.: s.n.], 2002.

Coerência e responsabilidade: atuação parlamentar-2002. Brasília: Senado Federal, 2002. 171 p.

Combate a impunidade: a lei vai pegar. Brasília: Senado Federal, 1998. 37 p.

Combatendo a impunidade: projetos e pareceres. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1994. 259 p.

Compromisso com a verdade. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1993. 59 p.

Concertar o consertado. Brasília: Senado Federal, 1998. 48 p.

Constituinte, moratória, eleições diretas, justiça salarial, competência, honestidade. [S.l.: s.n.], 1983.

Corrupção, recessão, inflação, desnacionalização, desemprego, terrorismo até quando? Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1981. 108 p.

Da legitimidade do Congresso. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1980. 66 p.

De Olívio Dutra a Flávia Schilling. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1980. 47 p.

Debate nacional sobre abastecimento. [S.l.: s.n.], 1993.

Desmistificando. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1984. 52 p.

Diretas já. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1984. 63 p.

Diretrizes para uma política agrícola nacional: ano 2000. [S.n.], Ministério da Agricultura, 1986.

Discursos e projetos-1991. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1992. 863 p.

Discursos e projetos-1993. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1995. 766 p.

Discursos e projetos-1994. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1995. 454 p.

Discursos e projetos 1º semestre de 1992. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1992. 863 p.

Discursos e projetos 2º semestre de 1992. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1993. 888 p.

A economia e os salários: reivindicações do Rio Grande do Sul. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1979. 61 p.

Educação: antes de tudo um direito. Brasília: Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicações, 1998. 24 p.

Eleições diretas: quem as teme?; outros temas. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1980. 122 p.

Em defesa da ética: discursos-1999. 2.ed. rev. e ampl. Brasília: Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicações, 2000. 574 p.

Faces. Brasília: Senado Federal, 1998. 30 p.

FMI acordo solitário, e o povo? Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1983. 45 p.

Getúlio Vargas: cem anos do grande estadista. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1983. 16 p.

O grito do campo. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1984. 16 p.

Inflação e Rio Grande do Sul celeiro do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1979. 61 p.

Liberdade e participação, anistia: compromisso com o povo. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1979. 45 p.

A luta pela candidatura própria do PMDB: atuação parlamentar - 2001. Brasília: Senado Federal, 2001. 411 p.

MDB uma opção democrática. Porto Alegre: L & Pm, 1976. 277 p., il.

O milagre brasileiro e a atual realidade econômica brasileira. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1980. 80 p.

Mil novecentos e trinta: a verdadeira revolução. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1980. 15 p.

Modiano que se cuide. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1992. 39 p.

Mudando o Senado. Brasília: Senado Federal, 1995. 32 p.

Normas gerais sobre licitações. [S.l.: s.n.], 1993.

A nova lei de licitações e contratos administrativos. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1993. 288 p.

Operação mãos limpas. [S.l.: s.n.], 1998.

Orçamento: conjuntura econômica estadual. [S.l.: s.n.], 1978.

Parlamentarismo. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1992. 169 p.

Pedro Simon no Senado: atuação parlamentar-1997. Brasília: Senado Federal,1998.671 p.

Peleando. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1983. 53 p.

O PMDB e o governo: ficar ou sair com dignidade. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico 1993. 60 p.

O PMDB e Quércia político e empresário. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1993. 38 p.

Política e fraternidade. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1996. 10 p.

Polo petroquímico do sul: Aços Finos Piratini S/A: privatização, transparência, compromissos e interesses. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1991. 14 p.

Por um milênio sem fome. Brasília: Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicações, 2000. 25 p.

Por um novo Senado. Brasília: Senado Federal, 1998. 53 p.

Procura-se uma política de emprego. Brasília: Senado Federal, 1998. 28 p.

Propostas. Brasília: Senado Federal. 1998. 32 p.

Propostas de emendas revisionais a Constituição Federal. Brasília: [s.n.], 1994. 79 p.

Quadro comparativo dos projetos sobre licitação em tramitação no Senado Federal. [S.l.: s.n.], 1992.

A questão do alimento no mundo. Brasília: Ministério da Agricultura, Coordenadoria de Comunicação Social, 1986. 26 p.

Recordo-o com a dor de todas as saudades: discurso em homenagem a Ulysses Guimarães. Brasília. [s.n.], 1992. 1 v., il.

Reflexões sobre o PMDB. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1993. 61 p.

Reforma tributária: município forte, estado rico, país soberano. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1983. 41 p.

Relatório rádio e TV no Brasil. [S.l.: s.n.], 1998.

Relendo Alberto Pasqualini. Brasília: [s.n.], 1994. 97 p.

O Rio Grande e as montadoras: a cobrança das próximas gerações. Brasília: Senado Federal, 1999. 18 p.

O Rio Grande no Senado. Brasília: Senado Federal, Gabinete do Senador Pedro Simon, 1997. 322 p.

Salário mínimo, vergonha máxima. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1992. 14 p.

Soja: uma vitória do povo do campo. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1980. 75 p.

Solidariedade brasileira: Dom Helder e a campanha da fraternidade. Brasília: Senado Federal. 1999. 14 p.

Solidariedade e cidadania: atuação parlamentar-1998. Brasília: Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicações, 1999. 500 p.

Subsídio agrícola: investimento público. Brasília: Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicações, 1998. 13 p.

Teotônio Vilela. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1984. 55 p.

Testemunho de justiça: homenagem a D. Paulo Evaristo Arns. [S.l.: s.n.], 1998.

Vamos governar juntos. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1982. 89 p.

A violência contra os sem-terra. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1992. 33 p.

Do Regime Militar ao Mensalão (Minhas Lutas pela Dignidade Humana). Brasília: Senado Federal, 2006. 680 p.

Leis em Favor dos Mais Pobres (Emendas, projetos, requerimentos e pareceres - 2005). Brasília: Senado Federal, 2006. 461 p.

Boicote às CPIs facilitou a Corrupção (Pronunciamentos de 2005). Brasília: Senado Federal, 2006. 565 p.

A Reconstrução da Democracia. Brasília: Senado Federal, 2006. 112 p.

Reage, Rio Grande! (Por um Novo Pacto Federativo). Brasília: Senado Federal, 2006. 97 p.

Menos Juros Mais Empregos. Brasília: Senado Federal, 2005. 659 p.

Drama dos Brasileirinhos. Brasília: Senado Federal, 2005. 98 p.

Discursos do Senador Pinheiro Machado / Pedro Simon (organizador). Brasília: Senado Federal, 2004. 308p.

Inclusão da Metade Sul e Previdência para os Pobres. Brasília: Senado Federal, 2004. 635 p.

Darcy Ribeiro / editado por Pedro Simon. Brasília: Senado Federal, 2003. 212 p.

O País dos Clandestinos. Brasília: Senado Federal, 2003. 120 p.

Anos de Transição (Discursos 1979-1987). Brasília: Senado Federal, 2002. 570 p.

Estatuto das Cidades. Brasília: Senado Federal, 2003. 77 p.

Homenagens Recebidas

- Ordem do Mérito "João Gualberto da Costa", conferida pela Associação Comercial do Maranhão - 1999.

- Ordem do Cedro no Graud de Grande Oficial, Líbano - 1999.

- Ordem do Mérito das Forças Armadas no Grau de Grande Oficial - 1998.

- Ordem de Mayo no Grau Grã-Cruz da República Argentina - 1994.

- Ordem do Mérito Militar.

- Ordem do Mérito de Brasília.

- Comenda Palestrina Magnus.

- Ordre National du Merite, Republique Française.

- Ordem do Mérito Naval - 1992.

- Ordem do Mérito do Trabalho.

- Ordem do Mérito Aeronáutico no Grau Oficial.

- Ordem do Mérito Mauá, no Grau de Serviços Relevantes - 1989.

- Ordem do Mérito Judiciário Militar no Grau Grã-Cruz - 1989.

- Ordem do Rio Branco, no Grau Grã -Cruz - 1985.

- Comenda Papal por Sua Santidade Paulo VI - 1967.

- Recebeu por sete vezes o Prêmio Springer "Por um Rio Grande Maior" conferido por um colegiado de jornalistas políticos, credenciados na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

- Duas vezes eleito "O Político do Ano", pelo Clube dos Jornalistas Políticos.

Municipalista do Ano de 1987, prêmio concedido pela Fundação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul

- Recebeu o título de "Homem de Vendas do Ano de 1989", prêmio concedido pela ADVB/RS

Prêmio "Jornal do Comércio" - 1989.

Título de Cidadão Honorário de Brasília, conferido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal - 2001.

- Medalha e Diploma de Alta Distinção do Conselho da Ordem do Mérito Ministério Público Militar - 2002.

Milton Nunes Fillho
Enviado por Milton Nunes Fillho em 31/08/2009
Reeditado em 14/10/2012
Código do texto: T1784111
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.