Ninja: A Odisseia Sonora

Ricardo Trein, (também conhecido como Ninja), era produtor, compositor e músico gaúcho, vivia em Canela onde trabalhava em seu estúdio musical. Ninja já há algum tempo ganhava a vida como músico de banda ou no formato voz e violão. Com idéias inovadoras, um grande apego ao ritmo Funk norte-americano e ao rock and roll ele levava sua música e alegria por todo o estado. Além de compositor, contra-baixista e vocalista, o músico dominava os mais variados instrumentos musicais, entre eles violão, guitarra, piano e percussão. Membro da Igreja Luterana em congressos e afins Ninja acabou lançando vários discos de música sacra. A seguir a discografia do músico em respectiva ordem; nome da banda, nome do disco e ano de lançamento: FLOR DE LOTHUS, Danos Cerebrais (2000) - QUESTÃO DE HONRA, EP Prenda Minha (2006) - QUESTÃO DE HONRA, EP Acústico (2007) - QUESTÃO DE HONRA, O X da Questão (2006) – CHRISTUS VIVIT, Viveremos (2008). Como produtor produziu vários softwares musicais (facilmente encontrados no seu website), o que rendeu uma aparição na revista INFO, sobre tecnologia VST. Ninja foi um dos musicos gaúchos a fazer participações especiais com o guitarrista e compositor Dado Villa-lobos (da Legião Urbana) em xou na serra. “Um Sarau pela Vida” era o nome do evento realizado pela Acústica Produções Artísticas no dia 11 de junho em prol do Hospital de Caridade de Canela... “O Evento contou com a participação de vários artistas da cidade e conseguiu alcançar seu objetivo, arrecadando cerca de R$ 6.000,00 para o Hospital da cidade. Acho que os artistas tem que contribuir para melhorarem o meio onde vivem, ou então não merecem o título de artista e nem merece que alguém o ouça. Por isso, quando chamado a comparecer neste ato benéfico fui prontamente independente de qualquer outra coisa, independente de quem estivesse participando junto, independente de qual o propósito que outros poderiam ter. Fui em defesa do nosso Hospital.” Ninja escreveu em seu website. Quando abordado sobre sua música, ou o sucesso que queria alcançar, Ricardo que era um grande leitor e escritor, dizia, que existe sim um caminho mais curto para o sucesso. O da “bundalidade”, o do sexo descompromissado e drogas, “letras e músicas” com estas temáticas sempre tem espaço em todos os lares, são sempre modernas legais e aceitáveis. As rádios sempre tocam como sendo a grande descoberta sonora. Acreditava ele também que o sucesso é antes de mais nada passageiro, por isso buscava apenas a autênticidade, não se importava com a aparência de sua arte, feia ou bonita, vendável, ou inaudível, buscava através da música a exteriorização de seus sentimentos como forma de arte. Uma arte sem regras, sem preconceitos, uma arte nua e crua. Simples assim. Se há pessoas que se identificavam, ficava grato, e feliz por saber que nem todos os cérebros estão inativos neste mundo, dizia. O artista, Ninja, estava produzindo seu primeiro disco solo chamado Uma Odisseia Sonora Para além da Realidade, cujo download da primeira música, e única a ser gravada, (chamada “Pra Ti”) está dísponivel no website oficial: www.ninjamusic.com.br/oficialsite/ e em várias rádios onlines, serra gaúcha até o RJ. Patrolas Voadoras, banda de Parobé formada por Gerson Maus e Alex Sandro M. Spindler (esse que vos escreve) seriam os músicos de apoio ao trabalho solo do artista. Os ensaios vinham acontecendo a cerca de quatro meses e o repertório vinha tomando a forma desejada pela banda. O artista, músico, irmão, amigo, filho, companheiro de banda, membro de congressos ou seja qual for a atividade, essa pessoa chamada Ricardo Trein, marcou muito quem o conhecia. Suas brincadeiras, piadas, risos, sentimentos, músicas, conhecimento, inteligência marcam a memória e vida de cada um que o conhceceu. Já não o temos por perto para escutar ou falar. Mas com certeza temos um pouquinho dele em todos nós. E não existe distância ou saudade capaz de apagar a lembrança. Para os que não tiveram o prazer de conhecê-lo, só resta conhecer seu trabalho www.ninjamusic.com.br. Abraço!

O artista gaúcho faleceu no dia 14/07 de 2009. Possível parada cardíaca.

(Matéria publicada no Jornal do Paranhana/RS)

Alex Sandro M Spindler
Enviado por Alex Sandro M Spindler em 05/09/2009
Reeditado em 05/09/2009
Código do texto: T1794396
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.