Biografia de Celso Lopes

Por Maricília Lopes da Silva

Celso Lopes, natural da cidade de Guará/SP, na região da alta mogiana, é formado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-graduado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), oportunidade em que desenvolveu a monografia “A história reconstruída: o texto literário como ponto de partida para adaptações em cinema, tv e teatro”.

Ainda criança, o menino, filho do Seo Chico Barbeiro e da Dona Tunica – apanhador de algodão nas folgas da escola, engraxate eventual nas noites de sábado na praça, e o adolescente que desistiu cedo do futebol (ou foi ao contrário? ele diz), como tantos outros guaraenses daquela época, também migrou para São Paulo. Na capital, um concurso para o Banespa, onde cumpriu o tempo até conquistar aposentadoria; e na mesma época do banco, um vestibular para a USP, onde aprendeu que ser um bom leitor iria fazer diferença na sua vida para sempre.

Na área acadêmica, Celso Lopes atuou como professor de Língua Portuguesa, produção e interpretação de textos, além de também corrigir redações para cursos vestibulares. No campo empresarial, atuou, especialmente, na área de comunicação e marketing, onde aliou o seu conhecimento da área de Letras com a elaboração de textos publicitários, institucionais, roteiros para vídeos, além da direção de trabalhos audiovisuais e multimídia. Ainda nesse caminho atuou como diretor de Comunicação e Marketing do Esporte Clube Banespa (SP) em dois mandatos, Clube em que, até hoje, também participa do Conselho Deliberativo.

Na esfera literária, percorreu alguns caminhos, enveredando, inicialmente, pela poesia, momento em que produziu, em 1987, o livro “Retrato quase falado do meio do caminho” (Edição do autor); posteriormente, deixou-se levar para a narrativa, ou seja, o conto, e algumas crônicas, etc. Nesse caminho alcançou premiações especiais, menções honrosas e participações em coletâneas. Atualmente, o autor prepara dois livros de contos: “Dei Bandeira, hein?” (contos/memórias) e “Pedra na Contraluz” (ficção).

Vale dizer que o conto, em geral, é definido como uma narrativa que se organiza em torno de um único conflito ou problema central. Tem, ainda, como característica, construir uma tensão que prende o leitor do início até o fim.

Assim, é nos contos que o autor se dedica nessa fase mais atual, revelando uma literatura que retrata a realidade, o comportamento das pessoas, a questão da marginalidade e a sobrevivência. Pode-se dizer que Celso Lopes é um escritor de expressividade múltipla da temática-observável-cotidiana. Para ilustrar a sua sensibilidade literária, destaca-se aqui, algumas participações do autor em concursos e premiações:

2002 - Concurso Banco de Talentos FEBRABAN

(Federação Brasileira das Associações de Bancos)

Conto: “Bandeira a meio-pau”

Classificação: Antologia Febraban (pg 84)

2003 - Concurso Literário AFUBESP (Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa)

Conto: “Pedra na Contraluz”

Classificação: Primeiro Lugar e Antologia de Contos e Poesias (pg 37)

2006 - II Concurso Literário Prado Veppo

(VI Seminário Internacional de Letras) Curso de Letras da UNIFRA – Centro Universitário Franciscano/Santa Maria/RS

Conto: “Fonte Luminosa – Nenhuma idéia!...”

Classificação: Segundo Lugar

2006 - XVI Concurso de Contos José Cândido de Carvalho/Campos dos Goytacazes/RJ

Conto: “Os bêbados não descem ao meio-fio impunes”

Classificação: Primeiro Lugar e publicação em Coletânea “Literatura Contos e Poesias”(pg 30)

2006 - 8º. Concurso de Contos de Uberaba/MG

– Academia de Letras do Triângulo Mineiro/ALTM

Conto: “Fonte Luminosa – Nenhuma idéia!...”

Classificação: Primeiro Lugar

2006 - Concurso Osman Lins de Contos

(Fundação Cultural Cidade do Recife/PE)

Conto: “Pedra na Contraluz”

Classificação: Coletânea (10 autores – pg 51)

2006 - Concurso Literário Wally Salomão

– ABL/Jequié/BA

Conto: “Honra ao Mérito”

Classificação: Menção Honrosa

2006 - Concurso Literário de Contos Newton Sampaio/PR

Conto: “O Desmanche” (versão original do conto “Pedra na Contraluz”)

Classificação: Menção Honrosa e Coletânea (pg 151)

2006 - Concurso Literário XII Antologia de Contos Albert Renart/ São José dos Campos/SP

Conto: “Pedra na Contraluz”

Classificação: Coletânea da XII Antologia de Contos (pg 29)

2006 - Concurso Nacional de Contos “Prêmio Jorge Andrade” – Academia Barretense de Cultura/ABC/Barretos/SP Conto: “Pedra na Contraluz”

Classificação: Terceiro Lugar e publicação em Coletânea/2009

2007 - III Concurso Literário de Suzano/SP

– Prefeitura Municipal

Conto: “Os bêbados não descem ao meio-fio impunes”

Classificação: Primeiro Lugar e publicação na Revista Literária III (pg 20)

2007 - Concurso de Contos Miguel Torga/Curitiba/PR (PUC/Consulado de Portugal)

Conto: “Rogai por nós!...” (Intertextualidade com obras do autor português Miguel Torga)

Classificação: Menção Honrosa

2007 - Concurso de Contos UNIVAP –

Universidade do Vale do Paraíba/SP (Fundação Valeparaibana de Ensino)

Conto: “Rogai por nós!...”

Classificação: Participação na Antologia de Contos (pg 11)

2007 - Concurso Literário do Fórum Maracajá - (Comemoração aos 440 anos da Ilha do Governador/RJ)

Conto: ”Honra ao Mérito”

Classificação: Primeiro Lugar

2008 - Projeto Literário - A Palavra em Prisma – Guarulhos/SP (Secretaria de Cultura/Biblioteca Pública)

Conto: “Rogai por nós!...”

Classificação: Participação na Antologia VII/2009

2008 - Concurso Literário Professor Horácio Pacheco-Contos (Academia Niteroiense de Letras) – Niterói/RJ

Conto: ‘Rogai por nós!...”

Classificação: Coletânea-Poesia, Crônicas, Contos (pg 101)

2008 - X Prêmio ESCRIBA de Poesia

Prefeitura Municipal de Piracicaba/SP

Poesia: “Retrato quase falado do meio do caminho”

Classificação: Menção Honrosa

2008 - XVI Concurso de Poesia, Conto e Crônica Palmyro Ferranti – Prêmio Octávio Pereira Leite – Academia de Letras de São João da Boa Vista/SP

Conto: “Os bêbados não descem ao meio-fio impunes”

Classificação: Primeiro Lugar

2008 - Concurso de Crônicas – 200 anos da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil – Academia de Letras dos Campos Gerais/ Ponta Grossa/PR

Crônica: “A caneta Real”

Crônica: “O vôo-cego e o céu-de-brigadeiro”

Classificação: Segundo Lugar e Menção Honrosa, respectivamente.

2008 - Concurso Nacional de Contos “Prêmio Jorge Andrade” (Academia Barretense de Cultura/ABC) – Barretos/SP

Conto: “Rogai por nós!...”

Classificação: Menção Honrosa e Coletânea/2009

2008 - Concurso Prêmios Literários Cidade de Manaus/AM

(Categoria Livro de Contos – Prêmio Arthur Engrácio)

Conto: “Pedra na Contraluz”

Classificação: Menção Honrosa

2009 - Concurso de Contos de Porto Seguro/BA

Conto: “Os bêbados não descem ao meio-fio impunes”

Classificação: Texto integrante da Antologia/Livro

2009 - Concurso Literário “Uma viagem pra Pasárgada” – Rio de Janeiro/RJ

Poesia: “Réquien para Alik” (releitura poética da obra de Manuel Bandeira “Vou-me embora pra Pasárgada”)

Oganização: Litteris Editora

Ainda em 2009 – Celso Lopes conquista a premiação (primeiro lugar) do Concurso Literário - União Brasileira dos Escritores/UBE – Rio de Janeiro/RJ, com o livro de Contos: “Pedra na Contraluz” ( 8 contos). A solenidade para a divulgação dos ganhadores nas áreas de Romance, Contos, Crônicas, Poesias, Resenhas e outros está prevista para 30 de Outubro próximo, na Academia Brasileira de Letras do Rio de Janeiro.

Parabéns, Celso Lopes... guaraense da "gema"!

Maricília Lopes Silva
Enviado por Maricília Lopes Silva em 07/10/2009
Reeditado em 19/10/2009
Código do texto: T1854095
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.