Bauhaus: O rock gótico numa breve biografia

Bauhaus foi um grupo musical inglês surgido em 1978.

Formado pelo baterista Kevin Haskins, o guitarrista Daniel Ash e o baixista David J., atuaram efemeramente como trio até a chegada do vocalista Peter Murphy, um jovem de criação católica profundamente: “consciente dos mistérios da vida, da mortalidade, do céu, do inferno, dos anjos, dos santos e do purgatório”, como gostava de ressaltar.

O nome da banda traz o conceito ligado a Escola de Arte e Design fundada por Walter Gropuis em 1919, o que de certa forma, também sugeria uma ligação com a Berlim decadente do início do século XX.

Tendo suas raízes calcadas pelo descontentamento social pós-punk, absorveram e incorporaram características deste movimento musical criando uma sonoridade atípica para os padrões musicais do final dos 70’s.

A idéia da banda, em princípio era ressaltar a corrente ‘Expressionista’ alemã e os filmes B e clássicos do terror cinematográfico da Universal e da Hammer.

“O Gabinete do Dr. Caligari” e “Nosferatu” são cenários perfeitos para a exemplificação do tema proposto por seus integrantes.

Nessa linha criativa surgiu a música ‘Bela Lugosi's Dead’, sem dúvida o primeiro ‘rock-gótico’ verdadeiro, lançado num vinil de 30cm em 1979, dentro de um estilo minimalista e experimental apoiado em guitarra econômica e acordes frios.

Os vocais fúnebres de Peter Murphy realçavam a proposta e em pouco tempo a banda se tornou admirada pelos críticos e pela juventude européia.

Suas blasfêmias melodramáticas encenadas no palco enfatizavam as estéticas góticas e, consequentemente, a angústia guiada pela culpa que sempre atormentava o jovem vocalista.

O mundo vivia a iminência da Guerra Fria, havia a corrida nuclear e uma crise econômica que dividia o planeta em duas ideologias políticas.

Todo esse cenário trazia enorme desconfiança no futuro.

As formas estéticas do punk deram lugar a uma nova valorização de estilos e conceitos neo-românticos, depressivos e uma ausência de cores como fuga conceitual da nova geração em relação às causas e as conquistas sociais.

Álbuns de estúdio:

• In the Flat Field - 1980

• Mask - 1981

• The Sky's Gone Out - 1982

• Burning from the Inside - 1983

• Go Away White - 2008

Álbuns ao vivo:

• Press the Eject and Give Me the Tape - 1982

• Rest in Peace: The Final Concert - 1992

• Gotham - 1999

*Fonte: Baddeley, Gavin 'Gothchic': Editora Rocco, 2005

Marciano James
Enviado por Marciano James em 24/11/2009
Reeditado em 25/11/2009
Código do texto: T1942461
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.