Johan Friedrich Herbart

1-Vida

Johann Friedrich Herbart nasceu em Oldenhurgo(alemanha)no ano de 1776.Considerado o fundador da psicologia científica.Dos doze aos dezoito anos cursou o ginásio.Aos vinte anos realiza sua primeira experiência pedagógica como professor particular.Em 1802 doutorou-se em Göetingen com uma série de teses que o pensador consumado e de idéias amadurecidas.Em 1805 foi professor de Filosofia em Goetingen;mais tarde,em Königsberg,de 1809 a 1833.Após ter dado aula com muita disposição morreu,era dia 14 de agosto de 1841,depois de uma vida entregue inteiramente à atividade acadêmica.

Herbart foi o precursor da psicologia experimental aplicada à pedagogia.Via a educação como ciência.Para ele,a ação pedagógica se sustentava em três bases:governo,instrução e disciplina.Governo foi o termo que usou para o controle da agitação da criança,inicilamente exercido pelos pais e depois pelos mestres,com a finalidade de submeter à criança as regras do mundo adulto.A instrução procuraria estimular e desenvolver os múltiplos interesses do indivíduo.E a disciplina evoluindo para auto-disciplina,seria a responsável por manter firme a vontade educada no caminho da virtude.Herbart trouxe para a pedagogia o caráter de objetividade de análise,a psicometria,o rigor e a sistematização de seu método.

2-Principais Idéias

Herbart trouxe uma contribuição importante para o desenvolvimento da pedagogia.Desenvolveu uma pedagogia social e ética cuja finalidade se encontra na formação do caráter moral por meio do esclarecimento da vontade,que se alcança pela instrução.

A instrução é o procedimento principal da educação e baseia-se no desenvolvimento de interesses.Para Herbart,a instrução é compreendida como construção,pois não se separa a instrução intelectual da moral,sendo que uma é condição da outra.Formar moralmente uma criança é educar sua vontade.Além disso é necessário estimular o aparecimento de interesses múltiplos para que a educação seja completa.Sendo assim,ele propõe os cinco passos formais que propiciam o desenvolvimento do aluno:

Preparação:o mestre recorda o já sabido;

Apresentação:o conhecimento novo é apresentado ao aluno;

Assimilação(ou associação ou comparação):o aluno é capaz de comparar o novo com o velho,perceber semelhanças e diferenças;

Generalização(ou sistematização):além das experiências concretas o aluno é capaz de abstrair,chegando a concepções gerais;

Aplicação:por meio de exercícios,o aluno mostra que sabe aplicar o que aprendeu com exemplos novos.

Enquanto o governo é exterior e heterônomo,mais usado com as crianças pequenas,a disciplina supõe a autodeterminação característica do amadurecimento moral que leva à verdadeira formação do caráter.

Herbart conseguiu elaborar,pela primeira vez,uma pedagogia que se propunha como uma verdadeira ciência da educação:caráter de objetividade de análise,tentativa de psicometria,rigor dos passos seguidos e tentativa de sistematização

A crítica maior que seus pósteros irão fazer(sobretudo a escola nova)deve-se ao caráter excessivamente intelectualista do seu projeto,que leva,inclusive,ao exagero de considerar a possibilidade do controle do sentir e do querer.Isso,afinal,supõe um excessivo otimismo quanto ao poder da educação.Por outro lado,esse mesmo poder significa,de certo ponto de vista,a diminuição do campo de atuação livre do educando.Ou seja,tanto controle tornaria viável a passagem do governo para a disciplina?

3-Obras

As obras pedagógicas mais importantes de Herbart são:

Relatórios de um Preceptor

Pedagogia Geral deduzida do fim da Educação

Esboço para um curso de Pedagogia

Lições Preliminares sobre Pedagogia

Idéia de Pestalozzi de um ABC da instrução

4-Bibliografia

LARROYO,Francisco.História geral da pedagogia.2ªed.,São Paulo:Mestre Jou,v.II,1974.

ARANHA,Maria Lúcia de Arruda.História da Educação.1ªed.,São Paulo:Moderna,1989.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 26/12/2009
Código do texto: T1996779
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.