Jane Austen

1-Biografia

Jane Austen

Sob uma laje negra,repousa na Abadia de Winchester a autora e romancista inglesa Jane Austen,nascida em 1775 e falecida em 1817.Não é sem razão que seus romances são amados no mundo inteiro.Jane Austen praticou a mais pura forma de romance de costumes e caracteres de que temos notícia.Tudo em suas narrativas é simples e correntio,mas convém que o leitor não se deixe enganar por essa simplicidade,que semi-esconde uma maestria sem rupturas,a gentileza de uma arte fina e apurada.Romancista da vida doméstica,das ilusões e desilusões que atravessam a vida.Jane Austen mostra que a intriga romanesca habita qualquer aqui e agora,sem privilégios ou exclusões.Há,em todos os seus romances,um elemento de crítica que não é apenas de natureza social,mas se volta para o procedimento moral dos personagens com a reflexão e preceito.Integrante da grande tradição realista da literatura ocidental que vê no romance um espelho da vida,Jane Austen não separa,em suas histórias,a psicologia e o costume,a paixão das criaturas e os cenários em que elas se movem.Assim,de acordo ,com a lição perene,de Stendhal,ela se engasta no elenco dos romancistas que são observadores do coração humano.

2-Resumo da obra

A senhora Bennet diz a sua família (que era composta de cinco filhas;Lizzy,Jane,Lydia,Kitty e Mary e o senhor Bennet)que Netherfield Park fora alugado 1a um rapaz de grande fortuna,seu nome era Bingley.A única preocupação da Sra Bennet era casar as filhas e gostava de fazer visitas e saber das novidades,tinha uma inteligência muito medíocre,pouca cultura e gênio instável.Ao se aborrecer achava que estava nervosa.O Mr.Bennet fora o primeiro a visitar Bingley,mas escondeu da família e depois contou,elas ficaram curiosas em saber como ele era.

No baile de Meryton Darcy diz que não encontrara nenhuma beleza e nem elegância, mas Bingley achou Miss Bennet(Jane)encantadora.A filha de Lady Lucas era a amiga mais íntima de Elizabeth,seu nome era Charlotte Lucas e discutiram sobre o baile e Mr.Darcy.Elizabeth acredita que Jane está apaixonada por Mr.Bingley,Jane fica doente em Netherfield e ELizabeth preocupada vai visitá-la na casa de Bingley e caminha três milhas a pé e a recebem com desprezo Mr.Hurst e Miss Bingley.Elizabeth acaba ficando por lá e manda um criado avisar sua família e preveni-la trazendo-lhe roupas.Bingley pediu que todas as atenções possíveis fossem dadas à moça doente e à sua irmã(Elizabeth).

Darcy começava a sentir o perigo que havia em prestar atenção demasiado à Elizabeth.Como os pais de Jane não poderiam mandar a carruagem buscá-la resolveram partir no dia seguinte.

Miss Bingley se arrependeu de fazer o convite das irmãs ficarem um pouco mais,pois o ciúme e a antipatia que tinha por uma das irmãs excedia muitíssimo a afeição que tinha pela outra,o dono sinceramente sentiu que eles teriam que partir tão cedo.Em casa não fora recebida pela mãe Mrs.Bennet.Elizabeth relata a Jane que estuda o que se tinha passado entre ela e Mr.Wickham.Jane não podia acreditar que Mr.Darcy fosse tão indigno da amizade de Mr.Bingley e também não duvida de Wickham.Elizabeth e suas irmãs vão ao vaile e ela lamenta não ter que dançar com George Wickham,que não compareceu por motivo de viagem e ter que dançar com Mr.Collins.Mrs.Bennet pensava no casamento das filhas Jane e Elizabeth.Mr.Collins pede a moça em casamento.Mrs.Bennet fica irritada com a recusa de Elizabeth.Os Bennet são convidados a jantar com os Lucas e Miss Lucas dá atenção a Mr.Collins.Elizabeth agradeceu a amiga e Mr.Collins pede Charlotte em casamento e ficam noivos.Sir William Lucas em pessoa apareceu e anuncia o noivado.

Mr.Bingley se instala em Londres,passa todo o inverno e Jane sofre com isso e Caroline (irmã de Bingley),diz que seu irmão estava interessado pela irmã de Darcy (Miss Darcy)e Elizabeth continuava a acreditar na afeição que Bingley tinha por Jane.Charlote casa com Mr.Collins.Elizabeth é convidada a acompanhar seus tios em uma excursão de recreio que propuseram fazer no verão,encontrou sua irmã Jane e ficou mais tranquila.Sir.William ficou convecido que a filha estava confortada e tinha um marido e uma vizinha(Lady Catherine)difíceis de encontrar igual(Humstford).Chega o Cel.Fitz William e Mr.Darcy ,Elizabeth diz que sua irmã está há três meses em Londres e ainda não se encontrou com Mr.Bingley.Mr.Darcy se mostra um pouco confuso ao responder que não encontrara Miss.Bennet.O encontro não foi mais mencionado e os dois partiram.Mr.Darcy ,no dia seguinte novamente apareceu na casa de Mr.Collins.Durante os seus passeios pelo parque ela teve a surpresa de encontrar Mr.Darcy.Conversa com o Cel.Fitz William sobre a separação de Jane e Bingley e acredita que Mr.Darcy é o culpado por isso.Quando os dois partiram Elizabeth leu as cartas de Jane .Mr.Darcy a pede em casamento e ela recusa e discute sobre Jane e Bingley acusando-o.Fitzwilliam Darcy lhe entrega uma carta falando a verdade sobreo Wickham , acreditando que o sentimento dela por Mr.Bingley é verdadeiro,pois antes ele achava que não era.,por isso ele quis poupar Mr.Bingley de uma desilusão amorosa.Ela leu a carta e ficou refletindo sobre o seu conteúdo.Disseram que os dois cavalheiros de Rosings tinham aparecido durante a sua ausência .Mr.Darcy ficara apenas durante alguns minutos para se despedir mas o Cel.Fitz William ficara pelo menos uma hora esperando pelo seu regresso e quase sai a pé a sua procura.Elizabeth finge se decepcionar mas no fundo se alegrou.O Cel.Fitz William tinha perdido todo o interesse .Ela só podia pensar na carta.Elizabeth vai até Longbourn,para encontrar-se com Jane ansiosa para contar os acontecimentos .A mesma regressa para casa e o regimento de Meryton vai partir Kitty e Lydia estavam tristes.Lydia regressa com Mrs.Fortes para Meryton e Kitty chora de humilhação e inveja.Elizabeth tinha combinado com Mr.Darcy que ele traria a irmã para visitá-la no dia seguinte da sua chegada em Pemberley e descobriu que Miss Bingley tinha ciúmes dela(Elisabeth).

Lydia foge com Wickham que acaba se casando com ele com a ajuda de Mrs.Gardiner(seus tios).Lydia agora estava devendo ao tio.Elizabeth recebe uma carta da sua tia Mrs.Gardiner que fica agitado de prazer ou de dor.Elizabeth faz as pazes com Wickham e Lydia parte.Mr.Bingley pede Jane em casamento que o aceita.Uma semana depois do noivado de Jane,quando Bingley e todos da família estavam sentados na sala de jantar chega uma carruagem chefe e é de Lady Catherine que pede para Elizabeth não se casar com o seu sobrinho para não desonrá-lo,e nem destruir o bom nome de seu sobrinho na opinião de todos os seus amigos e torná-lo um objeto de desprezo para todo o mundo.Elizabeth inventou uma pequena história para a sua família acerca dessa visita pois era impossível revelar o que se passou.Lady Catherine tinha deixado Rosings para desmantelar o seu suposto noivado com Mr.Darcy.Ela não sabia de onde originava a notícia do noivado.O pai de Lizzy recebe uma carta falando do casamento de Lyzzi e de Lydia também.O pai dá o consentimento para Lyzzi casar com Mr.Darcy.Mr.Bennet ficou feliz com o casamento das duas filhas mas continuou nervosa e tola.Jane e Elizabeth tiveram de residir a trinta milhas uma da outra.Kitty passava a maior parte do seu tempo com as duas irmãs,tornou-se menos irritável,menos ignorante e menos insípida.Mary,foi a única filha que permaneceu em casa,continuou a tirar conclusões morais de cada visita que fazia a sociedade.Wickham apesar de saber que Elizabeth sabia de suas ingratidões e mentiras,esperava que um dia convecesse Darcy a fazer a sua fortuna.Elizabeth resolveu pôr um termo a todos os pedidos desta natureza,mas enviava tudo o que podia economizar com suas despesas particulares.Quando mudavam de casa Jane e Elizabeth sabiam que haveria contas a pagar.A afeição de Wickham em breve tornou-se indiferença.A de Lydia resistiu por mais tempo.Miss Bingley ficou mortificada com o casamento de Darcy.Georgiana foi residir em Pemberley e tinha uma grande admiração por Elizabeth.Lady Catherine ficou indignada com o casamento do sobrinho.Depois de muito resistir seu resentimento cedeu e foi visitá-los em Pemberley.Apesar das ofensas que sofreram seus antepassados,com uma pessoa de baixa extração e visitas dos seus tios de Londres.

Com os Gardiners eles ficaram sempre em termos muito íntimos.Darcy expunha que Elizabeth tinha a maior afeição por eles .E além disso,nunca se esqueciam da gratidão que deviam as pessoas por cujo intermédio eles tinham reatados as sua relações ,durante aquele passeio pelo Derbyshire.

3 - Análise dos personagens(principais)

Elizabeth e Darcy são os personagens principais,onde Darcy prefere Elizabeth a sua prima em primeiro grau,Anne de Bourgh ,e a Caroline Bingley(irmã de Mr.Bingley);e Elizabeth escolhe Darcy ao invés de Mr.Collins,seu primo e Mr.Wickham,que no final do romance torna-se um parente(casa-se com Lydia Bennet ,sua irmã).

Fitzwilliam Darcy; o aristocrata que esconde a bondade do coração sob um comportamento altivo e uma capacidade para detectar distinções de classes sociais.personagem orgulhoso e exigente,nada o agradava era também um pouco preconceituoso.

Elizabeth Bennet; personagem principal e evolutiva.A jovem viva e inteligente a cujo preconceito se opõe o orgulho de Mr.Darcy.Uma mulher a frente de seu tempo com uma visão critica de tudo e de todos,não aceitava essa sociedade medíocre e os valores desta sociedade a qual estava inserida.

Personagens secundários:

Miss Bingley;personagem antagonista,ficou mortificada com o casamento de Mr.Darcy com Elizabeth,não gostava de Elizabeth,era ciumenta e invejosa.

A Senhora Bennet ; personagem caricatural pois retrata a mediocridade da classe decadente a qual pertencia,esposa do Senhor Bennet ,sua preocupação principal era casar as filhas que totalizavam cinco,e gostava de fazer visitas e saber das novidades,tinha uma inteligência medíocre,pouca cultura e gênio instável.Ao se aborrecer achava que estava doente,ou seja,quando as coisas não eram do seu agrado.A mãe casamenteira.

Mr.Bennet; personagem estacionária ,não se envolvia muito nas loucuras de sua esposa e o que Elizabeth determinava estava bom para ele.Dava a impressão que ele concordava com as decisões de Elizabeth sem questionar,o que não era comum no século XVIII.

Mr.Collins;personagem secundário/deuteragonista,queria construir um lar com Elizabeth,como ela não o aceitou,ele se casa com a sua melhor amiga Charlotte Lucas e quando Elizabeth fica uns dias em sua casa,ele tenta mostrar o que ela teria se tivesse casado com ele.Era o padre bajulador.

Mr.Wickham; personagem ingrato e mentiroso que tentou estragar a imagem de Mr Darcy para Elizabeth,pois recebeu parte da herança a qual tinha direito,mesmo assim com as suas mentiras e ingratidão contou outra história para Elizabeth,que no primeiro momento acredita,mas com o passar do tempo,vai descobrindo que o jovem Wickham mente.E no final de tudo quando ele se casa com Lydia.Elizabeth e Jane ajudam o casal sem os maridos saberem e Mr.Wickham esperava que Elizabeth convencesse Darcy a fazer a sua fortuna.

Miss Darcy; personagem muito boa,diferente dos quadros que Miss Bingley pintava dela para fazer ciúme a Jane.

Cel.Fritz William ;personagem muito bom e ficava muito com Mr.Darcy.

Lady Lucas ; personagem muito bondosa e gostava muito de Elizabeth.

Charlotte Lucas; amiga intima de Elizabeth,não era critica como ela, aceitava tudo sem questionar muito,tanto que aceitou se casar com Mr.Collins mesmo sabendo que ele havia pedido antes a mão de Elizabeth que não o aceitou.

Jane Bennet; personagem muito frágil ,romântica,sofre quando fica longe de Mr.Bingley.

Mr.Bingley ,contrário de Mr.Darcy,um personagem que não questiona muito as coisas,aceita tudo,não tem visão critica de nada.Tanto que fica um bom tempo longe de Jane e acreditando em suas irmãs,que queriam afastá-lo de Jane.

Kitty e Lydia; personagens inconsequentes ,só queriam ficar atrás do Regimento de Meryton,só os soldados a interessavam.Kitty era irritante ,ignorante e insípida.

Mary Bennet; tirava conclusões morais de cada visita que fazia a sociedade,foi a única filha que permaneceu em casa.

Lady Catherine de Bourgh,a grande dama mandona, personagem preconceituosa,achava que Elizabeth casando com o seu sobrinho Mr.Darcy iria desonrá-lo e destruir seu bom nome,na opinião de todos os seus amigos e torná-lo um objeto de desprezo para todo mundo.

4 -Tempo e Espaço:

Tempo:para as mulheres da classe média o objetivo da educação não doméstica era frequentemente a aquisição de habilidades tais como,desenhar,cantar ,tocar instrumentos musicais,falar as línguas modernas(não-clássicas),geralmente,o francês e o italiano.Tudo em prol de um bom casamento.

No tempo de Jane Austen ,não havia como as mulheres de classe média serem independentes,pois,elas não tinham acesso à profissão,universidades,política,etc.O acesso ao dinheiro somente era possível através do casamento ou da herança;e no segundo caso,ela somente seria herdeira se ela não tivesse irmãos.

Uma mulher solteira tinha de viver com seus familiares ou "protetores"escolhidos por seus familiares por exemplo,a rainha Vitória vivia com sua mãe no palácio até o final de 1830,quando ela se casou com o príncipe Albert.

Um caso incomum ,era uma mulher orfã receber sua herança ao atingir a maioridade.No geral,uma mulher que não se casasse somente tinha a possibilidade de morar com seus parentes (caso de Jane Austen):e na falta dessa possibilidade,contratar uma dama de companhia.No pior dos casos,a mulher tinha a desagradável necessidade de trabalhar como governanta ou professora.

Uma mulher sem "boas relações"ou um bom empregador corria o perigo de decair na pirâmide social.Por exemplo,quando Charlotte Lucas casa-se aos 27 anos com Mr.Collins seus pais se sentem aliviados,pois desaparece os estigma de "solteirona"que ela carregaria.Ela tem 27 anos e não sendo de forma alguma bonita(de acordo com ela mesma e Mrs.Bennet)aceita casar-se com Mr.Collins para garantir sua estabilidade.

A opinião da autora sobre esse assunto é clara,ela cria falas para os personagens mais tolos,por exemplo,Mr.Collins quando fala sobre a riqueza de Mr.Darcy e Mrs.Bennet, quando fala dos preparativos do casamento de Lydia e sobre a riqueza que Elizabeth vai adquirir ao casar-se com Darcy.No entanto,a autora não condena Charlotte Lucas ,pois o seu dilema é real.

O casamento no tempo de Jane Austen era para sempre.A Lei do divórcio durante o pré-período de 1857 era um verdadeiro processo medieval,praticamente a única razão para que houvesse um divórcio era a infidelidade feminina,o marido que quisesse o divórcio por essa razão tinha de ter permissão do parlamento,sendo que o processo de divórcio era entre o marido e o amante,a esposa não tinha participação nele.Um processo muitíssimo caro que somente os ricos podiam pagar.Uma outra possibilidade para o divórcio era a crueldade extrema ,sendo que ambos os cônjuges não podiam casar-se novamente e geralmente,o marido detinha a plena custódia dos filhos e podia proibir sua esposa de vê-los.A aparente preocupação com dinheiro com relação ao casamento na obra de Jane Austen,pode levar o leitor moderno a um erro de compreensão .

Não podemos considerar apenas a cobiça e o materialismo por parte de alguns personagens,mesmo porque até os personagens mais sensatos tinham esse tipo de preocupação;pois seria estupidez casar-se sem ter em vista uma garantia de renda para se viver confortavelmente nesse período.

Tinha-se que considerar não somente o fato de o casamento ser indissolúvel,mas que não havia seguridade social(previdência /aposentadoria,salário-desemprego,assistência médica).Por exemplo,a irmã de jane Austen ,Cassandra,ficou noiva durante vários anos sem a possibilidade de casar-se em virtude de ela e seu noivo e suas famílias não terem renda suficiente.Na narrativa ,temos Wickham que devido a sua pouca renda não poderia escolher a sua esposa sem levar em consideração a sua riqueza.

No contexto do casamento"SETTLEMENT"é um documento legal.,parte de um acordo financeiro pré-nupcial realizado entre a esposa ou seus familiares e o marido de seus familiares ,que normalmente assegura que algumas ou todas as propriedades da esposa que ela possui antes de casar-se ,realmente pertence a ela e reverterá para seus filhos;embora,ela não tenha necessariamente controle sobre a sua administração durante seu casamento ,podendo também estabelecer qual será a quantia mínima herdada pelos filhos .Por exemplo ,em Orgulho e Preconceito fica estabelecido que Mr.Bennet deverá assegurar a Lydia e Wickham no casamento de Lydia.E ainda Darcy se compromete a saldar todas as dívidas e "comprar um posto"no exército para Wickham.

"Entail"é um mecanismo legal usado pelas famílias que possuiam grandes propriedades com o intuito de que não houvesse distribuição dessas terras ou que elas passassem para uma linhagem feminina.Dessa forma ,Darcy tinha uma renda anual de 10,000 pounds,representando uma riqueza de 200,000 pounds;enquanto que sua irmã tinha 30,000 pounds,similarmente,Bingley tinha 100,000 pounds e suas duas irmãs tinham 20,000 pounds cada uma.

A posse da terra no tempo de Jane Austen,e mesmo anteriormente ao seu tempo,era mais que um simples item de riqueza ,pois essa posse determinava a renda necessária para o sustento da família sem que os seus membros precisassem trabalhar,assegurava a educação dos familiares-sendo que eles podiam optar entre as artes,a ciência,a política ou mesmo uma vida refinada de ociosidade,a posse das terras era o patrimônio da família e conferia a ela status dentro da sociedade por gerações e era normalmente herdada pelo primôgenito,da mesma forma que o título de nobreza.

Se o homem que estava de posse das terras fazia uma má administração a família corria o risco de cair na obscuridade e se o chefe da família viesse a falecer sem deixar herdeiros,de acordo com as operações legais,os filhos de suas filhas herdariam essas terras;e se houvesse somente filhas a terra seria subdividida igualmente causando muito problemas ou se houvesse apenas uma herdeira,provavelmente,essas terras passariam para o seu marido.

Em Orgulho e Preconceito,Jane Austen deixa claro que se Mr.Bennet falecesse ,sua esposa e filhas ficariam desamparadas,pois elas teriam de viver de juros provenientes de sua renda de 5,000 pounds um pouco mais de 200 pounds por ano e considerando-se que Lydia sozinha recebia 100 pounds ,o padrão de vida da família cairia drasticamente.

As propriedades seriam de Mr.Collins e a família Bennet teria de viver provavelmente da caridade dos Gardiners.Dos Phillipses ou até mesmo de Mr.Collins.Jane Austen mostra que Elizabeth e Jane não estão desesperadas para casar-se com alguém com "boa renda"ao contrário de Charlotte Lucas.

Uma importante regra de protocolo desse período era que a troca de correspondência entre dois jovens de sexo oposto sem compromisso formal era um sinal de que havia um compromisso entre os dois .Por essa razão ,Darcy dá-se ao trabalho de entregar sua carta pessoalmente a Elizabeth,seria estranho que alguém visse a carta de Darcy endereçada a Elizabeth,da mesma forma,que não há resposta de Elizabeth pela mesma razão.

Sexo em orgulho e preconceito:assim como outros assuntos ,sexo não é uma questão aberta na obra de Jane Austen,através de palavras códigos pode-se perceber sua presença ou ausência.Por exemplo; apesar de Lydia ter fugido com Wickham não havia tido outras experiências nesse sentido,mantendo-se fiel a Wickham.

Classe social em orgulho e preconceito:Jane Austen mantem-se restrita na descrição de "Genteel",ou seja,pessoas bem nascidas,refinadas e educadas .Mesmo assim,temos o contato entre personagens com Darcy e Mr.Collins,Mrs.Phillips com Darcy,um aspecto que talvez não seja claro na obra de Jane Austen,é que sempre se é considerado mais"genteel"o proprietário rural do que o "Businessman"não importando a fortuna que ele venha a possuir.Essa é uma das razões para que as irmãs de Bingley e Lady Catherine esnobem os Gardiners.

Uma curiosidade a respeito do nome de Mr.Darcy,seu nome completo é Fitzwilliam Darcy,sendo que Fitzwilliam era o nome de família da mãe de Darcy ,era costume da época nomear o primogênito com o nome da família da esposa,caso sua família fosse tradicional,pertencesse ao "genteel".

O romance tornou-se a forma literária dominante da época.Jane Austen(1775-1817),notável romancista inglesa cuja obra assinala a transição do romantismo. O Realismo impôs-se nos romances de Jane Austen. Época de extremo puritanismo,destituída de grandes atrativos femininos.

A obra de Jane Austen apresenta características do Romantismo e características da Era Vitoriana,pois ela se encontra na fase de transição do Romantismo para o Realismo.Orgulho e Preconceito-onde é minuciosamente estudado a sociedade daquele tempo,a mediocridade dos seus tipos,o ridículo de seus hábitos,a vaidade e a tolice de burgueses e nobres que o preconceito separava.

O mundo da escritora é doméstico e o da casa dos nobres e abastados,cuja vida rotineira segue indiferente as convulsões sociais que agitam a Inglaterra.Os tipos sociais existentes no romance tem uma proximidade pelos vínculos familiares e vizinhança.Um dos fatores que destaca estes laços estão ligados ao cotidiano do campo,distante das agitações do meio urbano.Pelas características das pessoas podem-se bem perceber que existe uma burguesia vinculada aos valores materiais e costumes da época.

Espaço- A autora descreve sua obra dentro de um cenário(espaço)rural com grandes propriedades e os costumes existentes de aristocratas e burgueses.Raras vezes o espaço urbano é descrito,devido as personagens permanecerem mais no campo.Há algumas citações de algumas cidades no momento que as personagens deslocam para lá com pouca freqüência.

A autora tem uma visão mínima dos grandes espaços urbanos e volta muito mais para a vida do campo ,apesar que muitas personagens estavam presentes neste espaço para período de férias e temporada de caça.

A estória se passa em Netherfield Park, depois Mr.Bingley vai para Londres e Jane para casa de uma tia em Londres(Longsbourn),Elizabeth Bennet vai passar uns dias na casa de Mr.Collins e Charlotte Lucas em Humsford ,depois relata a casa de Mr.Darcy em Pemberley.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 03/01/2010
Reeditado em 22/05/2010
Código do texto: T2009075
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.