Uma parte da história de meu avô.

Uma pequena passagem da vida do meu avô. Escrito a pedido de amigos. Uma história que é dele e que é parte da história de uma instituição.

Uma homenagem ao meu querido avô, que graças a Deus ainda está muito forte como sempre. Um homem que me ensinou muito sobre a vida e sobre a natureza.

....

Grande Oriente do Brasil

Caridade e Justiça de Porangatu - GO

Fragmentos da Fundação

Uma parte da História da Fundação da Augusta e Respeitável Loja Caridade e Justiça de Porangatu e do seu membro

Ir.’. Francisco Laurindo da Silva

Toda instituição tem uma história. Essa história é resultado da soma das histórias de luta, de coragem, dos desafios enfrentados e vencidos por cada um de seus membros.

Aos novos membros que são recebidos pela Loja, cabe zelar pela honra solidamente concretizada, e pela realização das futuras conquistas, mas também, é lícito reconhecer e apreciar sua história, que passa necessariamente pela história individual de cada membro, que lutou e que desejou a existência da Augusta e Respeitável Loja Simbólica CARIDADE E JUSTIÇA DE PORANGATU.

Justamente é partindo dessa perspectiva que este trabalho pretende, ao tornar distinta a história do seu irmão e membro fundador desta venerável Loja, Francisco Laurindo da Silva, exaltar os elementos pertinentes á história da própria Loja, que encontra no seu alicerce a dedicação, a vontade e o amor com o qual seus membros sempre souberam dedicar à Augusta Loja.

Quando o Grande Arquiteto do Universo permite, acontece. Foi em meados dos anos de 60 a 63 quando Francisco Laurindo da Silva conheceu seu amigo e conterrâneo maçom, Wagnel P. Fonseca, quem lhe fez o convite de ingressar na maçonaria, e a mais dois candidatos, sendo um de Gurupi e outro de Porangatu, e Francisco Laurindo da Silva, residindo na cidade de Mutunópolis, aceitou.

No ano de 1964 inicia na Loja Vale do Tocantins em Uruaçu - GO. Morando em Mutunópolis, ia de bicicleta, cortando o cerrado bravejante do Norte Goiano, até Porangatu pedalando, ida e volta, cerca de 84 km. Assim, até completar o 3°G. uma vez por semana, montava em sua humilde bicicleta, e munido de disposição, fizesse chuva ou sol, enfrentava o cerrado goiano, seguindo pela estrada que levava até Porangatu. Estrada que ainda não era pavimentada, e, em verdade, era muito rudimentar. Tinha, todavia, ao longo do caminho a agradável companhia dos campos, da mata, da natureza.

Em Porangatu, se encontrava com os demais ir. de outros Orientes, e como não havia ônibus disponíveis para fazer o percurso, fretavam um automóvel, geralmente uma Kombi, que desafiando as estradas ruins daquela época, os guiava até Uruaçu, terminando o trajeto para honrar com os compromissos das reuniões maçom.

Assim foi até o dia em que, Francisco Laurindo da Silva e mais Francisco Borges, Antônio Navarro, Vaguinel, Erotidis Quixabera, Jovino Peixoto, Gino Gomes, José Borba, Gonsalinho, Alcidenes, consolidaram um Triângulo em Porangatu. Nesse período Francisco Laurindo já possuía um automóvel para auxiliar sua locomoção e honrar seus compromissos. A partir de então, trabalharam com afinco angariando fundos e esforços até o dia que foi possível concretizar a fundação da Augusta Loja CARIDADE E JUSTIÇA DE PORANGATU.

Francisco Laurindo da Silva, natural de Formiga – MG, nascido em 08/05/1932, em 12/09/1964 é elevado a Aprendiz, a Companheiro em 02/02/1965 e em 03/08/1965 a Mestre. Recebe a elevação ao Gr.18.: Cav.: Rosa Cruz em 1972.

Recebe em 17 de março de 1995 o Título de Benemérito da Ordem. Em 28 de março de 2006 o Título de Grande Benemérito da Ordem. Em 13 de Julho de 2006 Título de Maçom Notável; e no dia 12 de Agosto de 2008 Condecoração da Cruz da Perfeição Maçônica.

Francisco Laurindo da Silva até os dias presentes, tem o privilégio e a felicidade de ser membro da Loja, sendo um dos poucos fundadores que ainda fazem parte da mesma, e mesmo residindo em Brasília, apesar da distância, busca honrar seus compromissos com a Respeitável Loja.

Abril de 2010

Gregório Borges
Enviado por Gregório Borges em 07/06/2010
Código do texto: T2305902
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.