BOBY MARLEY (1945-1981)

Em meio aos tumultos provocados por acontecimentos marcantes como o fim da guerra, onde milhões de pessoas foram mortas, numa pequena Vila de Nine Mile interior rural da Jamaica, nasce Robert Nesta Marley (o grande incentivador do Reggae) às duas e meia da manhã, filho de Cedella Booker, uma garota negra com apenas 18 anos de idade, e do Capitão Norval Marley, do Regimento Britânico das Índias Ocidentais, um inglês branco com 50 anos de idade que, devido a várias pressões de sua família na Inglaterra e de ajudar sempre financeiramente, pouco conviveu e conheceu seu filho.

Com a escravidão abolida na Jamaica desde 1834, e a memória dos sofrimentos misturados aos costumes ingleses, faziam parte da cultura da ilha. Um pastor jamaicano chamado Marcus Garvey, fundou az Associação Universal para o Desenvolvimento do Negro. A organização defendia a criação de um país negro, livre da dominação branca, na África e que recebesse de volta todos os descendentes de africanos exilados na América. Este pastor teria pregado em um de seus discursos, a profecia de que surgiria um Rei negro descendente da linhagem de Menelik, o filho do rei Salomão e da Rainha de Sabá.

Em 1930 Ras Tafari Makonnen foi coroado Imperador da Etiópia, fazendo seu povo, seguidores de Garvey, na Jamaica acreditarem que a profecia se concretizara, passando a chamar-se Hailé Selassié.

Começava assim uma nova religião chamada Rastafari. Anos mais tarde essa religião seria espalhada pelo mundo por um menino chamado Boby Marley.

Nos anos 50, a capital Kingston habitantes de zonas rurais da Jamaica, multidões dirigiam-se para lá e começou a engrossar a população das favelas era Tench Town, cidade do esgoto, chamada por ter sido construída sobre valas onde drenavam os dejetos de parte antiga de Kingston. Foi lá que Cedella mudou-se com seu filho Marley no final dos anos 50. O menino cresceu meio ao este ambiente junto com outros meninos de rua, onde começou a tocar latas e guitarras improvisadas em casa juntamente com um amigo inseparável conhecido como Bunny. Influenciados pela música de Ray Charles, Curtis Mayfield, Brook Benton e Fats Domino, ale, de grupos vocais com muita popularidade na Jamaica.

Bob conseguiu um emprego em uma funilaria, mas já tinha a música como grande objetivo de vida. Um acidente com uma solda com que trabalhava feriu queimando seu olho. O acidente não teve gravidade, mas o fez largar o emprego e investir em seus objetivos.

Enquanto isso a música jamaicana que evolui e ficou muito popular ao longo do Caribe deu origem a um novo estilo, uma invenção chamada Ska. Quando Bob tinha 16 anos, ele começou a seguir seu sonho, formar-se um músico. Música para muitos jamaicanos jovens era uma fuga da aspereza de vida cotidiana. Um dessas crianças era Jimmy Cliff que aos de 14 anos já tinha registrado um par de hitss. Depois de conhecer Bob, Jimmy o apresentou a Leslie Kong, uma produtora de uma gravadora local. Bob seguiu o conselho dele e se dedicou a Leslie Kong.

Joe Higgs, um cantor já influente na música passa a ajudar Boby e seu amigo. Conheceram outro jovem chamado Peter Mclntosh. Em 1962 Bob Marley foi escutado por um empresário musical chamado Leslie Kong que, impressionado, levou-o a um estúdio para gravar algumas músicas. A primeira delas “Judge Not”, logo lançada. No ano Seguinte Bob decidiu que o melhor caminho para alcançar o sucesso era em um grupo, e formou os “Wailing Wailers”. Ganhando a simpatia do percussionista rastafari Alvin Patterson, que os apresentou ao produtor Clement Dodd.

O ritmo da moda na Jamaica, suas batidas marcantes e dançantes, misturava elementos africanos, Boby Marley conseguiu que Dodd fosse um de seus mais famosos divulgadores, fazendo com que lançasse seu primeiro single “Simmer Down”, pela gravadora Coxsone no fim de 1963.

Os Wailing Wailers que consiste agora em Bob Marley, Peter Tosh e Bunny estavam começando a ficar bastante popular localmente. As audiências deles/delas cresceram rapidamente e eles gravaram alguns mais canções no Coxsone etiquete que incluiu " It Hurts to e Alone " e " Rule the Roadie " Bob logo assumiu o papel do líder e é o compositor principal em tudo.

E em janeiro de 1964, a música já era a mais tocada na Jamaica, permanecendo nessa posição durante dois meses. Nessa época chegou pelo correio uma passagem que Dona Cedella, enviou ao filho, ela casara-se novamente e mudado para Delaware nos Estados Unidos, onde conseguiu comprar com muito esforço uma casinha. Ela desejava ajudar bob em uma nova vida na América. Mas antes da viagem Boby conhecera Rita Anderson. Casaram-se em 10 de fevereiro de 1966,

No próximo dia Bob foi para os Estados Unidos para visitar a mãe dele que morou em Delaware.

Boby passou apenas oito meses com sua mãe, antes de retornar à Jamaica, onde começou um novo período que teve importância para o resto de sua vida. Chegando em Kingston em outubro de 66, seis meses antes de conhecer o Imperador Hailé Selassié, da Etiópia, que trouxe força para o movimento Rastafari.

Em vez de dar uma olhada para um rótulo Wailers decidiram formar o próprio no qual eles chamados Wail 'N Soul'. Isto coincidiu com o nascimento da primeira filha de Marley nascida que se chamou Cedalla. Eles lançaram um selo chamado “Bend down Low " e " Mellow Mood ". O fim do selo afetou a faixa, até que eles conheceram Lee Perry. Com ajuda de Lee Perry o Wailers produziu grandes sucessos como " Duppy Conquerer ", Soul Rebel ", " 400 Years " e " Small Axe ".

Quando em Londres, Bob gravou “Reggae on Broadway” que foi lançado pela CBS. Depois disto o resto do Wailers chegou a Londres para ajudar a promover um single. Com pequenas opções disponíveis, Bob entrou na Island Records Basing Street Studios e pediu para falar com o chefe, Chris Blackwell com esperanças de uma possível gravação. Sr. Blackwell já tinha ouvido falar do Wailers e assinou contrato com eles. Ele adiantou oito mil libras de forma que eles poderiam voltar para casa e poderia gravar o primeiro álbum deles para a Island. Esta era uma situação favorável, pela primeira vez uma faixa de reggae teria acesso às instalações de gravadoras melhores. O álbum que eles lançaram era “Catch a Fire”, foi bem recebido por críticos e era um dos primeiros álbuns de reggae.

Na Primavera de 1973 o Wailers chegou em Londres para dar o chute inicial em uma excursão de três meses na Inglaterra. À conclusão da excursão voltaram para a Jamaica aonde Bunny decidiu deixar de viajar. Ele foi substituído por Joe Higgs. O Wailers junto com Higgs viajaram para os EUA eles foram programados para abrir 17 espetáculos para atos raciais nos Estados, Sly e a Family Stone. O Wailers foram despedidos depois de quatro espetáculos porque eles eram então mais populares que a banda para qual abriam, a multidão cantou " Wail-ers " bem no show dos Sly e a Family Stone. Também eles abriram para Bruce Springsteen. Depois do Sly e a Family Stone achou o Wailers, eles se acharam uma vez mais sem dinheiro e encalhado, agora em las vegas em Las Vegas. De alguma maneira eles acharam o modo de ir para San Fransico. Enquanto lá eles fizeram uma radiodifusão de concerto ao vivo para a estação de rádio KSAN-FM. A experiência inteira impulsionou a popularidade deles na América Norte.

“1975 “viram o lançamento do o terceiro álbum de Wailers,” “Natty Dread” com grandes faixas como” Talking Blues ", " No Woman No Cry " e " Revolution ". No abaixe apóie dois terços do Wailing Wailers Wailers, Peter Tosh e Bunny Wailer deixou a faixa para procurar carreiras solo. Isto causou a faixa para mudar o nome novamente. Bob Marley e The Wailers. A partida dos dois sócios criou um buraco no apoio seção vocal, este buraco estava cheio e então alguns pelo Eu-Threes (Rita Marley, Judy Mowatts e Marcia Grittiths). Aquele verão a faixa começou uma excursão européia nova. Dois desses espetáculos estavam no Salão de baile de Lyceum, ambos os espetáculos foram considerados entre o topo da década. Foram gravados ambos os espetáculos e foram feitos o álbum "Live "! que incluiu a versão ao vivo "No Woman No Cry " que era um hit mundial. A faixa sofreu mais mudanças com a adição de Al Anderson e Bernard Harvey que foram substituídos depois através de Junior Marvin e Tyrone Downie. A última vez que o Wailers original tocou junto sempre foi em um Concerto de Stevie Wonder para o Instituto jamaicano. Bob Marley e o Wailers continuaram e lançaram o álbum " Rasta man Vibration " em 1976. Foi um tipo de Reggae-mania que acontece nos estados. Rolling Stone os nomearam como a faixa do ano. No Rasta man Vibration tinha a faixa "War" poderosas letras vieram de uma fala dada pelo Imperador Haile Selassie. Bob Marley decidiu tocar em um concerto grátis no Parque de Heróis Nacional de Kingston em 5 de dezembro de 1976. A idéia atrás do concerto era uma mensagem calma contra as guerras de ghetto que acontecem na ocasião em Trenchtown. Dois dias antes , pessoae arrombaram a casa de Marley e tiraram em Bob, Rita, e dois amigos. Afortunadamente ninguém foi ferido. Apesar disto Bob Marley foi organizar um espetáculo memorável depois dois dias the Smile Jamaica Concert. Seguindo o espetáculo a banda foi para o REINO UNIDO. Enquanto eles estavam lá eles gravaram em 1977 " Exodus ". Possivelmente o melhor álbum deles, solidificou o estrelato internacional da faixa. Um grande número de pessoas em muitos países inclusive a Inglaterra e Alemanha. Também era um dos álbuns de topo do ano.

No final da turnê européia Marley e a banda foram para os Estados Unidos, fizeram dois shows no Madison Square Garden, mas em um jogo de futebol feriu seriamente o pé em uma partida de futebol.

Foi diagnosticado depois como canceroso. Também durante esta excursão Bob recebeu um anel muito importante que é o dono prévio era o Imperador Etíope. Em maio Bob estava informado do câncer dele. O câncer dele seria levado certamente ao cuidado, amputando o dedão do pé, mas Bob recusou. Estaria assim agindo contra a fé de Rastafarian dele. Com isto, notícias remanescentes da excursão Exodus. A enfermidade dele não o preveniu, entretanto da gravadora, 1978 viram o lançamento de “Kaya” que teve um som muito mais jovial de todos os álbuns. Bob foi acusado de vender porque muitas das canções eram canções de amor ou tributos a ganja (maconha). Rastafarians acreditavam que fumar a erva santa os traria mais íntimo para Jah (deus).

Em 1978 de abril, Bob voltou à Jamaica para tocar em um Um Concerto de Paz e Amor. Em pedido do Presidente jamaicano Michael Manley e o líder da Oposição Edward Seaga. Bob os adquiriu em fase e até mesmo conseguiu que eles dessem um aperto de mão. 15 de junho ele foi premiado a Medalha de Paz do Terceiro Mundo das Nações Unidas. Pela primeira vez ele visitou a África que foi para o Quênia e Etiópia. Nesta viagem ele começou a trabalhar na canção “Zimbabwe”. A faixa também lançou o segundo álbum dele “Babylon by Bus " que foi gravado em Paris. O álbum que seguiu isto era Survival em 1978. Ao longo do álbum o tema de sobrevivência preta era evidente. Os Anos setenta estavam acabando, Bob Marley e o Wailers eram as faixas mais popular na estrada. Em 1980 a faixa tocou no Gabão pela primeira vez. Bob Marley descobriu isso lá o gerente tinha defraudado a banda, Bob lhe deu uma batida e o despediu. O governo de Zimbabwean convidou a banda faixa inteira a executar à Cerimônia de Independência de países em abril. Suba e descer dito do convite para ser da honra maior da vida dele depois.

Depois da honra surpreendente e experiência Bob Marley continua gravando, Uprising foi lançada em 1980. Tudo estava parecendo luminoso, a banda estava planejando uma excursão americana com Stevie Wonder durante aquele inverno. A saúde de Bob estava se deteriorando, mas ele ainda obteve liberação de um doutor para viajar. A excursão começou com Boston, seguido por Nova Iorque. Durante o espetáculo de Nova Iorque Bob parecia muito doente e ele quase desfaleceu. A manhã seguinte em 21 de setembro enquanto correndo pela Central, Bob se desmoronou e foi trazido para o hospital. Lá um tumor de cérebro foi descoberto e os doutores lhe deram um mês para viver. Rita Marley quis cancelar a excursão mas Bob quis continuar . Ele tocou em um espetáculo inesquecível em Pittsburgh mas estava muito doente para continuar era finalmente cancelada a excursão. Seria o último espetáculo que ele fez. O tratamento prolongou a vida dele um pouco mas o inevitável estava para acontecer. Bob foi transportado para um hospital de Miami onde ele foi batizado Berhane Selassie na Igreja Ortodoxa etíope em 4 de novembro. Em uma tentativa final para salvar sua vida, ele sofreu um tratamento controverso na Alemanha. Enquanto na Alemanha ele celebrou os 36º aniversário. Em última instância o tratamento não adiantou. Bob quis morrer em casa assim ele foi voado para lá. Infelizmente ele não terminou a viagem, ele morreu em 11 de maio de 1981 em um hospital de Miami. Ele foi lamentado internacionalmente para e milhares e mostraram em maio 21 o enterro para mostrar os cumprimentos para com ele. Em sua homenagem o Presidente Jamaicano e o Líder da Oposição. Assim os restos de Bob Marley, foram colocados em um mausoléu no local de nascimento dele, em sua terra natal Nine Mile, no norte da ilha. Depois da morte dele, ele foi premiado a Ordem de Jamaica de Mérito. O Profeta que o Gad teimou em se tornar o dono do anel de Bob. Porém, incrivelmente o anel desapareceu e ainda tem que ser achado. A mãe de Bob disse que o anel foi devolvido a seu lugar de origem. Bob Marley morreu aos 36 anos, mas sua lenda permanece viva até hoje. Anjo ou Demônio?... Não nos cabe julgar, só nos dá o direito de admirá-lo.