FREDDY MERCURY - 1946-1991

Em 05 de setembro de 1946 na Tanzânia, África Oriental em lugar chamado Stone Town, nasce Farokh Bommi Bulsara (Freddie Mercury), seus pais Bomi e Jer Bulsara, eram indianos provenientes da região de Gujarati, descendentes dos persas, seguidores do zoroastrismo. Bomi Bulsara era um funcionário do Estado, como caixa da suprema corte do governo britânico em Zanzibar, na época uma colônia da Grã-Bretanha.

Aos oito anos Freddie Mercury foi mandado para a St. Peter Boarding School, uma escola inglesa perto de Bombain, na Índia. Foi lá que ganhou o nome de “Freddie”. Com o tempo até seus pais o chamavam por Freddie.

E lá deu seus primeiros passos na música, ao ter aulas de piano, formando uma banda chamada The Hectics. Freddie voltará à sua cidade natal somente para as férias.

Após se formar em sua terra natal em 1964, Mercury mudou-se com seus pais para a Inglaterra, mais precisamente em Feltham – Middlesex devido a uma revolução iniciada em Zanzibar, Freddie estava com 17 anos.

Já com 18 anos, afeito aos esportes, tendo sido campeão de tênis de mesa aos 10 anos de idade, decidi entrar para o Ealing College of Art em setembro de 1966, a fim de seguir um curso de ilustração gráfica. No Ealing conheceu Tim Staffell, vocalista e baixista de uma banda chamada Smile, tornaram-se amigos e cujo demais componentes nada mais eram que Briam May e Roger Taylor. O contato com o Smile acendeu em freddie a vontade de fazer parte do grupo de rock, participando assim de vários ensaios.

Freddie diplomou-se em “Design Gráfico e Artístico”, este conhecimento seria útil mais tarde, para projetar o famoso símbolo dos Queen.

Passou por várias bandas que tentavam encontrar seu espaço no cenário musical londrino como: Ibex, Sour Milk Sea e Wreckage. Mas em abril de 1970, quando o baixista Tim Staffell deixa a banda e Freddie vira o vocalista, que passa a se chamar Queen. É nesta época que ele decidi mudar seu nome para Mercury (mensageiro de DEUS), pouco antes do lançamento do primeiro disco do Queen. Ainda em 1970, Freddie conhece Mary Austin, gerente da butique Biba no bairro de Kensington. Os dois começam a namorar no ano seguinte, relação esta que durou sete anos, quando Mercury, assumiu sua bissexualidade. Mary continuou sua melhor amiga, amizade esta que durou até a sua morte.

Apaixonado pelo Balé, chegou a fazer uma apresentação beneficente, dançando Bohemian Rhapsody com o Royal Ballet de Londres, em 1979. Tanto o Balé como a ópera, foram elementos fundamentais no desenvolvimento de sua performance. Freddie nunca deixou de se aperfeiçoar, mesmo quando doente, sua voz se tornava miraculosamente cada vez melhor.

Ao falecer, em 24 de novembro de 1991, devido a complicações pulmonares provenientes da Aids, assumindo sua bissexualidade apenas um dia antes de morrer.

O vocalista deixou sua mansão em Kensington e grande parte de sua fortuna para Mary Austin. Os pais de Freddie, seu último namorado, Jim Hutton e os assistentes Peter Freestoe e Joe Fanelli, também foram beneficiários, assim como entidades de apoio a doentes com Aids. Freddie é lembado por seus amigos, pelo grande senso de humor.

Freddie foi cremado num funeral, e não há túmulo ou qualquer outra lembrança para que os fãs possam visitar.