CIDADES QUE CONHECI
 

 
   Entre viagens em visitas, aventuras, passeios, de mudança e como missionário conheci pedaços de meu Brasil. 12 estados e Distrito Federal nas cinco regiões do país.
   Sotaques, costumes, gírias em cidades dormitório, metrópoles, colônias agrárias, tribos, invasões, garimpos, favelas, projetos governamentais e sociais, e uma diversidade de aspectos físicos, financeiros e educacionais. Música, história, arte, pessoas, gente, idéias, urbanismo, vida rural, perigos nas estradas e uma enormidade de fatores que de alguma forma influenciaram minha personalidade e maneira individual de ver as coisas. Calmaria mesclada com o estresse das cidades grandes.
   Sempre, sempre “cismei” que somos resultados de três fatores primários que torna aquilo que somos: genética, influência astral e vivências (incluindo nossa criação familiar e situações na fase adulta).
   Alguma coisa acontece quando viajamos muito, que ainda me é ‘mistério’...
   Então prossigamos. Estado por estado, em ordem alfabética:
 
Que passei...
ACRE:
Somente a capital Rio Branco e passei por municípios no caminho para Rondônia.
 
BAHIA:
Apenas a cidade de Teixeira de Freitas, tendo passado por municípios a caminho do Espírito Santo.
 
DISTRITO FEDERAL:
Nem poderia dizer que conheço, pois estive por 30 minutos no aeroporto numa troca de avião que vinha de Cuiabá e eu seguiria para o Rio de Janeiro. Cheguei à noite e visualizei o desenho do avião que é nossa capital federal.
 
ESPÍRITO SANTO:
Pedro Canário, São Mateus, Linhares, Colatina, Pancas, Lajinha, Baixo Guandu, Itapina, Bebedouro, Jacupemba, Guaraná, João Neiva, Ibiraçu, Aracruz, Fundão, Serra, Carapina, Cariacica, Vitória, Vila Velha, Araçatiba, Guarapari, Jabaquara, Icunha, Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul, Mimoso do Sul, Ponte de Itabapoana, Apiacá, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Anutiba, Muniz Freire, Piaçu, Venda Nova do Imigrante, Aracê, Vitor Hugo e Viana.
 
GOIÁS:
Itumbiara, Sarandi, Bom Jesus de Goiás, Rio Verde, Jataí, Mineiros e Santa Rita do Araguaia.

MINAS GERAIS:
Santa Rita do Jacutinga, Simão Pereira, Matias Barbosa, Juiz de Fora, Ewbank da Câmara, Santos Dumont, Barbacena, Santa Bárbara do Tugúrio, Ressaquinha, Carandaí, Cristiano Otoni, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Ibirité, Nova Lima, Sabará, Nova União, Ribeirão das Neves, Contagem, Betim, Belo Horizonte, Pará de Minas, Bom Despacho, Luz, Estalagem, Campos Altos, Araxá, Santa Juliana, Uberlândia, Uberaba, Monte Alegre de Minas, Ituiutaba, Centralina, Aimorés, Itueta, Conselheiro Pena, Resplendor, Galiléia, São Vitor, Governador Valadares, Alpercata, Fernandes Tourinho, Engenheiro Caldas, Sobrália, São João do Oriente, Dom Cavati, Iapu, Ipatinga, Inhapim, Caratinga, Mutum, Ipanema, Santa Bárbara do Leste, Realeza, Manhuaçu, Manhumirim, Divino, Carangola, Fervedouro, Muriaé, Patrocínio de Muriaé, Laranjal, Recreio, Miraí, Guiricema, São Geraldo, Visconde do Rio Branco, Cataguases, Itamarati de Minas, Dona Euzébia, Astolfo Dutra, Bicas, Guarará, Maripá de Minas, Argirita, Leopoldina, Mercês, Tocantins, Rio Pomba, Tabuleiro, Coronel Pacheco, Rio Novo, Guarani, Piraúba e Além Paraíba.
 
MATO GROSSO:
Alto do Araguaia, Alto Garças, Pedra Preta, Rondonópolis, Santa Elvira, Juscimeira, Jaciara, São José da Serra, São Vicente, Cuiabá, Várzea Grande, Jangada, Bauxi, Barra do Bugres, Assari, Nova Olímpia, Arenópolis, Progresso, Tangará da Serra, Jacobina, Hermínia, Cáceres, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Comodoro e Padronal.
 
MATO GROSSO DO SUL:
Sonora, Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Capim Verde, Bandeirantes, Jaraguari, Campo Grande, Água Clara e Três Lagoas.
 
PARANÁ:
Quatro Barras, Curitiba, São José dos Pinhais, Rio Negro, Campo do Tenente, Areia Branca dos Assis, Mandirituba e Araucária.
 
RIO DE JANEIRO:
Itatiaia, Resende, Barra Mansa, Volta Redonda, Piraí, Paracambi, Japeri, Nova Iguaçu, Nilópolis, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontim, Mendes, Barra do Piraí, Vassouras, Ipiabas, Conservatória, Santa Isabel do Rio Preto, Valença, Miguel Pereira, Rio de Janeiro, Pati do Alferes, Paraíba do Sul, Três Rios, Areal, Bemposta, Getulândia, Rio Claro, Lídice, Angra dos Reis, Parati, Parati-Mirim, Mangaratiba, Muriqui, Itacuruça, Itaguaí, Petrópolis, Araras, Itaipava, Guapimirim, Magé, Rio Bonito, Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Araruama, Nova Friburgo, Sumidouro, Sapucaia, Casimiro de Abreu, Campos dos Goitacazes, Travessão, Santo Eduardo, Bom Jesus de Itabapoana, Itaperuna e Lage do Muriaé.

RONDÔNIA:
Vilhena, Colorado do Oeste, José Bonifácio, Marco Rondon, Pimenta Bueno, Cacoal, Castanhal, Presidente Médice, Alvorada do Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Costa Marques, Projeto Urupá, Nova União, Mirante da Serra, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Nova Vida, Ariquemes, Jamari, Candeias, Porto Velho, Jaci Paraná, Mutum Paraná, Abunã, Belo Horizonte, Nova Califórnia e Extrema.
 
SANTA CATARINA:
Mafra, Santa Cecília, Lebon Régis, Fraiburgo, Videira, Ponte Alta São Cristóvão do Sul, Pouso Redondo, Trombudo Central, Rio do Sul, Lontras, Apiúna, Ascurra, Blumenau, Indaial, Pomerode, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Joinville, Piraberaba e Garuva.
 
SÃO PAULO:
Jupiá, Andradina, Guararapes, Araçatuba, Birigui, Coroado, Glicério, Lins, Cafelândia, Guarantã, Pirajuí, Bauru, Agudos, Lençóis Paulistas, Areiópolis, São Manoel, Botucatu, Laranja Paulista, Tietê, Porto Feliz, Itu, Cabreúva, Santana do Parnaíba, Osasco, Barueri, São Paulo, Igarapava, Aramina, Ituverava, Guará, São Joaquim da Barra, Orlândia, Jardinópolis, Ribeirão Preto, Santa Rita do Passa Quatro, Porto Ferreira, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição, Leme, Araras, Limeira, Americana, Campinas, Valinhos, Jundiaí, Franco da Rocha, Caieiras, Guarulhos, Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Poá, Mauá, Ribeirão Pires, Paranapiacaba, Suzano, Arujá, Mogi das Cruzes, Embu, Itapecirica da Serra, Juquitiba, Pedro Barros, Miracatu, Biguá, Juquiá, Registro, Santa Isabel, Guararema, Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Quiririm, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira, Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Lavrinhas e Queluz.
 
BOLÍVIA; estive em SANTA CRUZ por algumas semanas testando meu portunhol. Vi muita pobreza, como no nordeste brasileiro ou pior. Aprendi algumas gírias que não me lembro mais, frutas diferentes, e até mesmo uma mulher que me perguntou se eu era de La Paz, capital do país, disse que não e perguntei por quê? – Teu sotaque!
 
Que permaneci por alguns dias ou temporadas...
ACRE:
Rio Branco.
 
BAHIA:
Teixeira de Freitas.
 
ESPÍRITO SANTO:
Vitória, São Mateus, Pancas, Lajinha, Aracruz, Serra, Carapina, Cariacica, Vila Velha, Guarapari e Muniz Freire.

GOIÁS:
Itumbiara.
 
MINAS GERAIS:
Nova Lima, Nova União, Ribeirão das Neves, Contagem, Betim, Belo Horizonte, Ituiutaba, Aimorés, Conselheiro Pena, Sobrália, São João do Oriente, Ipatinga, Mutum, Manhuaçu, Manhumirim, Carangola, Muriaé, Recreio, São Geraldo, Visconde do Rio Branco, Cataguases e Itamarati de Minas.
 
MATO GROSSO:
Porto Espiridião, Cáceres, Cuiabá, Vargem Grande e Tangará da Serra.
 
RIO DE JANEIRO:
Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Duque de Caxias, São João de Meriti, Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito, Parati, Angra dos Reis, Volta Redonda, Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Pati do Alferes, Miguel Pereira, Petrópolis, Conservatória, Ipiabas, Itaipava, Araras, Itaperuna e Laje do Muriaé.
 
RONDÔNIA:
Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Nova União, Mirante da Serra, Ji-Paraná, Presidente Médice, Vilhena, Cacoal, Alvorada do Oeste, Colorado do Oeste, Costa Marques e Projeto Urupá.
 
SANTA CATARINA:
Blumenau, Videira e Fraiburgo.
 
SÃO PAULO:
São Paulo, Diadema, Santo André, Poá, São José dos Campos, Paranapiacaba, Osasco, Guarulhos e Pindamonhangaba.
 
Que morei...
MINAS GERAIS:
Muriaé (5 residências, ou seja: dois porões, uma quitinete, um quartinho dentro de um galpão e um apartamento) e São Geraldo.
 
RIO DE JANEIRO:
Rio de Janeiro (Vaz Lobo, Curicica, Praça Seca, Cosme Velho, Tanque, Pechincha, Taquara, Freguesia, Copacabana, Itanhangá, Botafogo, Vila da Penha, Santa Cruz e Santo Cristo: 2 residências), Nova Iguaçu (4 residências em Santa Rita), São João de
Meriti (Coelho da Rocha), Duque de Caxias (Vila Rosário e Parque Lafayete), Niterói 
(Santa Rosa), São Gonçalo(Alcântara), Barra do Piraí (Bairro Santana: 2 residências, Ipiabas: 12 residências), Pati do Alferes e Miguel Pereira.
 
RONDÔNIA:
Ouro Preto do Oeste (3 residências).
 
SANTA CATARINA:
Fraiburgo (3 residências).
 
SÃO PAULO:
São Paulo (Vila Brasilândia: 2 residências e Ipiranga).
 
Ou seja: 55 residências! Incluindo, casas, pensões, hotéis, apartamentos, sobrados, quitinetes, galpões, quartos e porões.
 






 
Marcelo Braga
Enviado por Marcelo Braga em 10/05/2011
Reeditado em 22/09/2012
Código do texto: T2960342
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.