CÁSSIUS ALVARENGA (HETERÔNIMO).

Cássius Lopez Alvarenga, estudante de Direito, natural de São Paulo, capital, oriundo de uma família de classe média, nasceu em 08 de novembro de 1947, durante o governo do presidente General Eurico Gaspar Dutra, que assumiu a presidência de 1946 a 1951, após a deposição do então presidente Getúlio Vargas.

Cássius Alvarenga era filho do Senhor Manoel Costa Alvarenga (Português, proprietário de uma grande padaria e outros negócios em São Paulo), e dona María de la Esperanza Lopez (Uruguaia, filha de espanhóis). Cético em quase tudo, era ateu e amante da Filosofia. Não acreditava no amor e fidelidade do ser humano, porém não sofria por conta disso, e apenas vivia e gostava muito de viver...

Intelectual que era, gostava de interar-se com a política e coisas afins, sendo um exímio nacionalista. Nas horas vagas, dedicava-se a escrever pensamentos, contos e poesias. Gostava de sonetos, mas nunca escrevera um, porque não tinha tal habilidade, apesar de poeta. Adorava tocar violão, antes das reuniões com os amigos intelectuais.

Cássius Alvarenga, fora exilado político em 1966, durante o governo do Marechal Castello Branco. Fora abrigado no Chile, porque temia represália no Uruguai, onde boa parte dos familiares maternos residia. Morreu em 1969, no anonimato, quando o Brasil era governado por Costa e Silva, não tendo o privilégio de voltar ao Brasil, e vê-lo livre da Ditadura Militar.

Alguns escritos de esse nobre e anônimo brasileiro, foram deixados por ele, com um primo materno, chamado Afonso, sendo o último texto, entitulado de "EXÍLIO', escrito 3 dias antes de partir para o Chile, onde morreu, vítima de depressão. Foi traído pelos próprios sentimentos, pois nutria um amor indelével pela pátria. Era mesmo, um fiel nacionalista...

* CÁSSIUS ALVARENGA - HETERÔNIMO

Emadilson de Jesus
Enviado por Emadilson de Jesus em 09/07/2011
Reeditado em 10/11/2011
Código do texto: T3084677