Amy Jane Winehouse

Amy Jade Winehouse nasceu no dia 14 de setembro de 1983, em uma área suburbana de Southgate, bairro de Londres, numa família judia de quatro pessoas, com tradição musical ligada ao jazz. Seu pai, Mitchell Winehouse, era motorista de táxi e sua mãe, Janis, farmacêutica. Amy tem ainda um irmão mais velho, Alex Winehouse. Cresceu em Southgate, onde fez os estudos na Ashmole School.

Por volta dos dez anos, Winehouse fundou uma banda amadora de rap chamada Sweet 'n' Sour, as Sour. Ela descreveu a banda como sendo "the little white Jewish Salt 'n' Pepa" ("a pequena Salt 'n' Pepa judaica").

Ganhou a sua primeira guitarra elétrica aos 13 anos de idade e por volta dos 16 anos já cantava profissionalmente ao lado de um amigo, o cantor de soul Tyler James.

Segundo os pais de Amy, ela não demonstrava muito talento e cantava tudo timidamente. Eles acreditavam que ela não tinha muitas expectativas. Antes de assinar o contrato com a Island Records, Amy cantava e tocava em pubs de Londres. Darcus Breeze ouviu demos que a cantora havia enviado e "quis saber quem era a garota com a voz de jazz e blues". Pouco depois, Amy assinou um contrato com a Island e lançou seu álbum de estreia Frank.

O seu primeiro álbum de estreia, "Frank", lançado em outubro de 2003, pela Island Records, foi muito bem recebido, comercial e criticamente, foi produzido por Salaam Remi. Diversas canções do álbum possuem influências do jazz e, todas as canções foram escritas por Winehouse. O álbum foi bem recebido pela crítica e sua voz foi comparada à de Sarah Vaughan, Macy Gray, entre outras. Frank foi indicado para o Mercury Music Prize 2004. O álbum foi lançado apenas no Reino Unido.

O seu segundo álbum, "Back to Black", recebeu 6 indicações para o Grammy Awards 2008, das quais venceu cinco: Canção do Ano, Gravação do Ano, Artista Revelação, Melhor Álbum Vocal Pop, Melhor Performance Vocal Pop Feminina. Back to Black atingiu grande sucesso comercial, sendo o disco mais vendido de 2007(mais de 5 milhões de cópias no ano) e com mais de 8 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro até o primeiro semestre de 2008 e 13 milhões de cópias vendidas até 2010.

Durante o EMA 2007, Amy recebeu um prêmio surpresa: foi feita uma votação entre os artistas de mais destaque nesse ano para saber qual o artista que merecia ganhar, tendo sido Amy a mais votada. Artistas como Rihanna, Chris Brown, Fergie e Shakira disseram que ela merece uma vez que é original, tem uma voz incrível e um ritmo único.

Apesar de ter apenas dois álbuns de estúdio, Amy Winehouse teve "Rehab" eleita pelos criticos do segmento uma das músicas mais influentes da década 2000-2009.

Após quatro anos desde o lançamento de Back to Black, Amy Winehouse voltou a produzir material inédito com Mark Ronson, o produtor de seu segundo álbum, em 2010. Esse novo projeto é um pseudo-tributo a carreira de Quincy Jones, um álbum chamado Q Soul Bossa Nostra e que possui o apoio de diversos artistas da música contemporânea, incluindo Jennifer Hudson, Amy Winehouse, Akon, Ludacris, Usher, Mary J. Blige, Robin Thicke, Tyrese, LL Cool J, Trey Songz, Three 6 Mafia, Jermaine Dupri, Scott Storch e Jamie Foxx. Amy optou por regravar uma canção que fez sucesso na voz de Lesley Gore em 1963: "It's My Party (song)". O lançamento desse álbum está marcado para o dia 9 de Novembro de 2010. De acordo com Quincy Jones, um dos produtores mais conhecidos da música, já tendo assinado obras de grandes nomes da música como Frank Sinatra, Michael Jackson e Sarah Vaughan, a cantora é "de outro planeta", declarou sobre o talento de Amy Winehouse na revista "Rolling Stone", e que a nova roupagem da canção ficou "com cara de Amy".

O terceiro álbum de Amy Winehouse está sendo produzido desde 2008, mas nessa época não foi concluído e foi abandonado. Após estar mais recuperada das drogas, Amy compôs algumas canções quando estava em Santa Lúcia (em 2009), mas as canções foram rejeitadas pela gravadora. Segundo os executivos o disco era muito depressivo e com muitas referências ao ex-marido da cantora, Blake Fielder-Civil. Amy chamou Mark Ronson para "tentar salvar o novo álbum" mas, na época, os dois não chegaram nem a se reunir. Finalmente em 2010, Winehouse começou a trabalhar oficialmente no terceiro trabalho de estúdio, o sucessor de Back to Black. Segundo Darcus Breeze, que ouviu algumas demos do álbum, as músicas são ótimas e ele ficou realmente impressionado. O pai de Amy Winehouse, Mitch Winehouse afirmou que o novo álbum da cantora deve sair em dezembro de 2010 e que as canções são ótimas.Porém, o produtor Mark Ronson afirmou que Winehouse ainda não começou a trabalhar no disco. Amy afirmou que o álbum será lançado em janeiro de 2011 e que tem material o suficiente para produzir três discos diferentes.

Em 14 de fevereiro de 2007 ganhou um Brit Award por Melhor Artista Feminina Britânica entregue pela Baby Spice, Emma Bunton. Quatro meses depois,Winehouse, recebe o Mojo Awards pela melhor canção do ano. Mesmo que seja recebeu e vários outros como : Europe Music Awards , MTV Video Music Awards , Mercury Prize Awards , Q Awards , Elle Style Awards , Ivor Novello Awards , South Bank Show Awards , Meteor Irish Music Awards e outras .

Em novembro de 2010 foi lançado o primeiro single do novo álbum de Winehouse. A canção It's My Party é uma regravação do sucesso de Quincy Jones dos anos 60. A música estreou no Brasil em 2 de Novembro de 2010 pela MTV Brasil.

Winehouse já vendeu 505 mil cópias de seus dois discos anteriores no Brasil, segundo a revista semanal Veja.

Em 2010, Amy Winehouse terminou seu tratamento na reabilitação e finalmente parecia ter-se libertado das drogas, podendo concentrar-se no seu terceiro disco, esperado para janeiro de 2011.

No seu último concerto em 19 de junho de 2011, em Belgrado, a cantora teve uma atuação em que era visível o seu estado de embriaguez, levando a assobios por parte dos fãs sérvios.Ficou assim provado, que a cantora não se tinha ainda curado do alcoolismo.

No dia 23 de Julho de 2011, a cantora Amy Winehouse de 27 anos, foi encontrado morta em sua casa, no bairro de Camden, no norte de Londres.

Serviços de emergência em Londres tinham sido chamado ao local cerca de quatro horas da tarde, horário local.

As autoridades ainda não sabem qual é a causa da morte.

Dezenas de flores e velas foram deixados perto da residência de Amy Winehouse. Cerca de 70 pessoas se reuniram na praça em Camden, o município em que, de acordo com vizinhos, a cantora comprou uma casa recentemente. Muitas pessoas dizem ser fã da cantora que, apesar de sua conturbada vida pessoal, foi muito admirado por seu talento.

Testemunhas disseram que duas ambulâncias chegaram na residência, no sábado à tarde o tempo local, que foram seguidos por carros de polícia.

A notícia da morte começou a circular redes sociais online logo após o ocorrido.

Reações em redes sociais não eram esperados. Um dos primeiros foi a esposa do ex-primeiro-ministro Gordon Brown.

"Notícia muito triste de Amy Winehouse, voz e talento extraordinário. Trágica morte, condolências à sua família", escreveu Sarah Brown no Twitter.

Neil McCormick, um especialista em música do jornal britânico Daily Telegraph , ficou chocado com a perda de uma entrevista com a BBC.

McCormick disse que recentemente tinha visto a cantora altamente concentrada em um bom caminho "inacreditável" durante a gravação com Tony Bennett.

No mês passado, a artista havia cancelado sua turnê européia depois de ser vaiada na Sérvia.

Notas e referências

The Sun. "Amy Winehouse found dead". 23 de julho de 2011. (página da notícia visitada em 23 de julho de 2011)

a b c Amy Winehouse com problemas de saúde (em Inglês).

http://veja.abril.com.br/251109/soul-deu-samba-p-184.shtml

http://veja.abril.com.br/251109/popup_alma.html

Notícia sobre o seu último concerto em Belgrado.

David Sillito. "Amy Winehouse found dead, aged 27", BBC, 23 de julho 2011. Página visitada em 23 July 2011.

David Batty and agencies. "Amy Winehouse dies aged 27", 23 July 2011.

"Amy Winehouse Found Dead", TMZ, 23 de julho de 2011. Página visitada em 23 de julho de 2011.

BBC - Entertainment - Ferdinand win Mercury Music Prize (em Inglês) (08/11/04). Página visitada em 31/08/2008.

Estadão - De longe, Amy triunfa no Grammy (12/02/08). Página visitada em 31/08/2008.

NME - Amy Winehouse dominates Grammy Awards (em Inglês) (11/02/08). Página visitada em 31/08/2008.

World Wide Albuns (em Inglês). Página visitada em 31/08/2008.

a b BBC - Profile: Amy Winehouse (em Inglês) (29/07/08). Página visitada em 31/08/2008.

Publico.PT - Amy Winehouse actuou quase sem voz e alcoolizada no Rock in Rio (31/05/2008). Página visitada em 31/08/2008.

Amy Winehouse encontrada morta em casa (em português). Sol (23 de Julho de 2011). Página visitada em 23 de Julho de 2011.

Amy Winehouse é encontrada morta em sua casa aos 27 anos - Folha.com

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amy_Winehouse

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 23/07/2011
Código do texto: T3114440
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.