"Omar Khayyām, poeta, matemático e astrônomo iraniano, nasceu em Nishapur, Pérsia (atual Irã), no ano 1040 da era cristã.  Seu nome completo era Ghiyath al-Din Abu'l-Fath Umar ibn Ibrahim Al-Nishapuri al-Khayyami.  Kháyyám significa em persa "fabricante de tendas", e o poeta adotou esse nome em memória do ofício que exercia seu pai.

"Como astrônomo,
Khayyām calculou como corrigir o calendário persa.   Como matemático, contribuiu com 
métodos e soluções para resolver equações algébricas complexas, que seriam retomados séculos depois por René Descartes.   Diretor do observatório de Merv, fez, em 1074, a reforma do calendário muçulmano.

"Dos seus livros de ciência, chegaram até nós o
Tratado de algumas dificuldades das definições de Euclides e as Demonstrações dos problemas de álgebra.
          
"Sua filosofia era bem diferente dos dogmas islâmicos oficiais.  Concordou com a existência de Deus, mas se opôs à noção de que cada acontecimento e fenômeno particular fosse o resultado de intervenção divina.  Em vez disso, apoiou a concepção de que leis da natureza explicam todos os fenômenos particulares da vida.
 

"Como poeta, é conhecido pelos Rubaiyat (Rubáiat é o plural da palavra persa Rubai e quer dizer "quadras" ou "quartetos").  Essas pequenas odes e elegias ficariam famosos no Ocidente, a partir da tradução de Edward Fitzgerard, em 1839.
          
Omar  Khayyām
morreu na mesma cidade do seu berço, aos 85 anos de idade."  (Wikipédia)


                                        &&&  &&&  &&&  


         
Fontes: 

             www.omarkhayyam.kit.net
         www.alfredo-braga.pro.br/poesia/rubaiyat.html
 

Jô do Recanto das Letras
Enviado por Jô do Recanto das Letras em 10/09/2011
Reeditado em 02/10/2013
Código do texto: T3212499
Classificação de conteúdo: seguro