QUEM É MARIA PETRONILHO...

Maria Petronilho, doce flor da poesia lusitana,
quem a ama, é sábio, não se engana...
Sem Maria Petronilho, a poesia perderia vida
a arte ficaria completamente perdida...

Beijos poéticos,
Marcial Salaverry

***


FALAR DE TI MARIA PETROLINO

Falar de ti...falar de ti é dificíl...
é dificíl definir o canto dos anjos...
é dificíl descrever a beleza da natureza...
é dificil transcrever a singeleza das flôres...
é dificil mostrar a pureza das águas...
é dificil "falar" de uma grande mulher...
è dificil "mostrar" a magia dos poetas...
é dificil falar de ti Maria Petrolino...
Porque és tudo isso...ou melhor...
é só isso que vejo e sinto que vem de ti...
Digo só isso...porque sei..., tu és na verdade,
Um coração imenso na forma de uma mulher...
Catherine Roos. - a bonecadetrapo
fevereiro/2004-Brasil

***

Para mim, Neyde Noronha, artista plástica e poeta, Maria Petronilho é uma de uma de minhas musas preferidas e mais presentes. Maria, simplesmente chegou, Maria Petronilho confiou a mim sua amizade e troca de mensagens. Me orgulho de tê-la conhecido. E, como ela mesmo diz em em "Mas porque sou poeta" EU NÃO SOU VENTO
NEM ÁGUA
NEM FLOR
MAS PORQUE
SOU
TAMBÉM EM MIM
A NATUREZA
SE ESPELHA
EM
CLARIDADE"

Amiga sentimento,

Aqueles que têm objetivos como os dela, só podem bem-dizer felicidade de tê-la sempre por perto.

***

Quem sou eu para falar de Maria Petronilho!
É difícil para mim descrever esta Mulher,
de sensibilidade estrema, em tudo o que escreve.
As suas poesias, os seus contos, as suas histórias,
as suas palavras transportam-nos ao mundo dos sonhos.
Só uma pessoa com alma cheia de sensibilidade,
consegue colocar no papel palavras com tanta beleza.
A sua fonte de inspiração, é o Mar, é o rio Tejo, é a velha Lisboa,
é a Natureza, é o Mundo à sua volta.
Maria Petronilho, é hoje conhecida através da net,
admirada, e respeitada por grandes nomes do mundo literário.
Maria Petronilho, é uma mulher humilde, timida,
sem se aperceber, das suas capacidades, como escritora.
Parabéns amiga.
Faço votos que através desta nova página possas elevar mais alto,
O nome de Portugal, e a Poesia Portuguesa.
Com Amizade Respeito, e Admiração.
David Lopes

***

Definição de Maria Petronilho

Tu és uma onda do Tejo feita letra de teus versos, uma viela noturna de Alfama cantando em tuas estrofes e todo o coração português clamando em tua Poesía. Tua mirada tem a luz saudosa do fado e tua voz é o ideal de todo ser humano feito palavra: o Amor Universal.

Com amor para ti, grande poeta lusitana

Alberto Peyrano

***

Olá, Maria!
Definindo-te: a Poesia vestida de ternura.
Beijão.


***

Descrever Maria é tentar falar do azul do mar, das gotas da chuva, do brilho da lua, das delicias do amor.
Melhor mesmo é sentir .
Sinta Maria Petronilho, pelos seus versos.
Lindos como ela.
Rosa Pena

***

Quem é?
Conheço a Maria Petronilho há alguns anos: A sua poesia dessa altura era fraca. Tem vindo a melhorar com os anos e hoje considero-a uma boa poetisa. Talvez escreva por vezes poesia a metro e nem todos são óptimos.

Pedro Valdoy

***

Maria Petronilho é como a harpa. Delicada e dona de uma melodia maravilhosa.

Lilian Capitani

***

Maria é a vida sofrida feita doçura . É uma fonte de sensibilidade e inspiração. Se eu, por absurdo, fosse o pai da poesia, dar-lhe-ia o nome da minha mãe e da minha querida MARIA.

Cotovia, 2004/02/08
Humberto Soares Santa

***

Maria és o eterno sorriso que embala o amor. És o olhar doce que protege a natureza. És a amiga, a mulher e a poesia !

Cotovia,2004/02/08
Margarida Soares Santa

***

Maria Petronilho não só é um exemplo de poetisa, mas continuamente como se de uma maestra se tratasse, e em parte assim é, continua incansavelmente chamando-nos a atenção, para tudo que de mais importante no que concerne a poesia vai acontecendo. Maria é com se fosse o nosso despertador poético, dizendo meninos acordem, sendo no trato uma pessoa com extrema sensibilidade, afável e sentido de responsabilidade.
Rui Pais

***

Petronilho, Maria, é a expressão do gozo, gostoso,
toda poesia.

Aulow

***

Maria Petronilho
Poetisa Universal, com que nos brinda Portugal...

Lenine de Carvalho... O Lobo Azul...

***

Maria Petronilho, Grande Poeta e Guerreira que amo e admiro pela tua força e sensibilidade. Você é uma alma linda.

Zelisa Camargo

***

Maria Petronilho,
Uma prova viva de que em Portugal ainda se faz poesia.

Penfield Espinosa

***

Maria Petronilho, é a própria poesia em forma de mulher. Seus versos são tocantes, pungentes e verdadeiros. E Maria, além de ser uma poetisa maravilhosa, é pra mim especial: foi um dos meus primeiros contatos afetivos e carinhosos dentro da Internet. Uma pessoinha maravilhosa que me fez diferenciar o virtual do real. Amiga que tem sempre uma palavra de carinho e apoio mesmo que fiquemos muito tempo sem nos falar. Maria é Petronilho que rima com brilho, de estrela e de luz... (por Sonia Pallone com amor)

***

Companheira Solitária,
irrigas este cabo de espinhos que termina em perfume, veludo em pétalas...

"páre um segundo que seja
para erguer minha alma
para salvar minha vida!"

Não percebes ainda que tua poesia é seiva em nossas vidas?
Oh! poeta despercebida, andas pela Almada e não percebes as almas vindas pelo mar a visitar-te os encantos?
Percebes agora, que tu és ALLMADA por espinhos, pétalas e perfumes?

Trago-te para tornar-me vivo,
Nilton Bustamante, São Paulo, Brasil

***

Amiga

Valdez/19.09.99

Irmã dos meus afagos...
Tens do fogo a pureza.
Brando o teu corpo,
Mavioso o teu ser.

Nas mãos o pulsar dos anseios;
Nos olhos a canção dos segredos;
Na boca um delicado carinho...

Embala-me a tua lembrança,
Nas teias dos teus afetos...
És um mar de sonhos!

Irmã... irmã da minha ternura...
Flor receptiva...
Matas-me de saudade!

***

Obrigado Maria do Tejo,
senhora de Alfama,
duquesa do Bairro Alto,
poetisa da Mouraria,
cantora das Janelas Verdes,
fada do belo Rossio.
Quando vás de baile com o Tejo
o vento se alegra e canta
um fado em lábios da Amália
com poemas de Pessoa
e os acentos de Camões,
Entretanto teu poema
crusando o Atlântico fica
num tango rioplatense
e por o Alberto cantado!!!!!

Beijos María do Tejo, fizeste-me chorar da emoção, da alegria, estou
recevendo muito amor nistos dias e teu poema para mim foi a coroação.
Obrigado, obrigado, obrigado, dice-te meu coração.
Alberto (Betinho)

***

Maria

nos teus olhos estrelas-do-mar
brilham sonhos, amores e dores
andorinhas-poemas à luz do luar

Tuca

***

''Mulher, enquanto fui semente, você já era amor.''
Caio Lucas

***

Quem é Maria Petronilho?

Pessoalmente, não sei. Nunca tive o prazer de ver em meus olhos essa mulher grandiosa cujo a alma atravessa o próprio corpo pelas mãos e pelas letras. Eis algo que de certa forma me entristece.
Maria não é uma mulher como todas as outras. Pouco sei de sua vida, mas o bastante para uma conclusão. Esta mulher veio para este mundo com uma missão: Cativar.
Se eu estiver certo, ela é a prova viva de que o essencial é, de fato, invisível aos olhos e que Exupéry tinha razão. Pois como pode uma mulher com quem eu nunca estive, nunca ouvi falar, nunca olhei os olhos me cativar? Como ela pode fazer com que eu espere uma simples manifestação sua em minha caixa de emails?
Uma vez, ela me escreveu - em seu dia de anos - que "há muito tempo lutava pela segunda vez a sério: Na incubadora da maternidade, decidiciu-se a vida.". Temos histórias de vidas parecidas, pois, assim como ela eu também tive como primeiro colo uma incubadora. Outra prova que sua recém chegada ainda não era a hora de sua partida. Havia muito por fazer.
Poeticamente, quem é Maria Petronilho? Eu não quero pôr todos os adjetivos que tenho para descrevê-la ou esta pequena apresentação seria de qualidades infindáveis e ainda assim não Seria o bastante. Prefiro resumi-los a apenas um: Imensa. Se for pouco, me atrevo a responder essa pergunta com uma frase: Maria é a única poesia que respira.
No mais, minha amiga Maria (permito-me chama-la assim, pois a considero uma amiga, além de ser fonte onde bebo águas poéticas) é alguém que me faz pensar nas tantas maravilhas que o oceano nos separa e mesmo assim não consegue nos deixar afastado. E o que recomendo a qualquer pessoa que ler os versos de Maria Petronilho ou conhece-la é lhe pedir, como a raposa pediu ao principezinho de Exupéry, "Cativa-me!" E ela estará a postos, sempre.

Francisco Libânio

***

CONHEÇO A MARIA , HÁ LONGO TEMPO .
É UMA EXCELENTE POETISA , BEM COMO ESCRITORA .
FICAM AQUI ALGUMAS PALAVRAS MINHAS , DE ADMIRAÇÃO ,
PELA MULHER DE GARRA QUE ELA É , E SEMPRE FOI ,
TENDO DEMONSTRADO SEMPRE ISSO ,AO LONGO DE TODA
UMA VIDA .
MERECES TUDO DE BOM , MARIA , PARABÉNS !
COM MUITO CARINHO :

FERNANDA SANTOS

***

"Doce Maria, amiga querida que tenho distante do toque, mas
muito presente em meu coração.
Beijinhos
Maristela"

***

Maria Petronilho adquiriu cedo um vício positivo: escrever. É de criança que vem o hábito de escrever todos os dias, todos os momentos, onde possível fosse: no chão, nas nuvens, na lua, no sol, nos papéis de pão, nas margens dos livros, nos cadernos de escola, nas folhas soltas, no coração das pessoas. E não parou mais, nunca mais. E sua vida continua acontecendo nos intervalos entre uma criação e outra. São pequenos intervalos, como respirações, entre uma criação e outra. Haverá o dia em que Petronilho passará a escrever diretamente na alma das pessoas e não precisará mais dar essas pequenas paradas humanas. E Deus passará o resto de sua existência entretido, lendo os escritos de Petronilho. E a humanidade, com os escritos na alma, já não exigirá tanto do Pai. E teremos, afinal, o mundo que Maria sonhou desde pequena, desde a primeira escrita: um mundo melhor.

Um abraço forte!

Magriça

***

Maria Petronilho, fértil mãe da poesia.

Carlos Dantas Barbosa

***

María mi portuguesa
Amiga, la tejedora,
Rimadora de belleza;
Inalcanzable tu altura
Alma de estrella sencilla.


Poeta mujer, doble poeta,
Escribes con leche y sangre.
También posees la duda
Rasgada con dolorosas
Oraciones, emociones
Nacen, se trasplantan en
Invernaderos perfectos;
Limpios poemas confluyen
Hacia la más exquisita;
Ordenadora de flores.


José Pommez

***

Querida Maria

Obrigada pelas palavras de carinho, doce amiga, que Deus vos abençoe ricamente, trazendo a sua vida, saúde, paz em abundância, felicidade sem medida.
A vida efêmera, muitas vezes nos traz frustrações, experiência própria, quantas pessoas especiais passam em nossas vidas, mas nossas preocupações do dia a dia, nos afastam, nesses momentos raros de afeto humano, que possamos demonstrar carinho explícito uns com os outros e dizer da grande importância que você Maria, tem na minha vida.
Sucesso querida, em tudo que fizer!

Carinhos do meu, para o seu coração!
Paz e fé, todos os dias.

Águida Hettwer
Sapiranga, 15 de agosto de 2005.

***

Aniversário

Não interessa quantos anos fizeste
que muitos mais de alegria te desejo
que os da tristeza que tiveste

Ainda que atrasado
não vou perder mais tempo
mas comungar o fado
que se aloja no teu peito
Muitas vezes não me lembro...
Na verdade

tudo me passa
como se este corpo ora cheio
ora vazio
nada mais fosse
que uma breve carcaça
um depósito de frio...

Ainda que atrasado
partilho o teu fado
no teu corpo pequenino
que fareja em todo lado
desafiando o destino

Voando de Luanda a Lisboa, dedicado à Borboletinha
(feliz expressão da nossa Rivkah)
a 24 Junho de 2005
FRA
fernando almeida

***

Poetisa Maria

Só quem por dentro te conhece
sabe que és como branca "espuma"
que apaixonada desfalece
no meio desta vida de bruma
a fraqueza se transforma em força
quando a tua pena no papel se agita
e ao mundo inteiro tu gritas
deixem que me transforme em alegria
porque eu sou a poesia!!

Marta Lima

***

SAUDADE
À Petronilho

A saudade em mim
é uma borboleta menina,
que reconhece no jardim
sua casa de seda e
pousa nas flores amigas e as beija,
com a intimidade de muitos meses!

A saudade em meu peito, paira e voeja:
saudade leve...
saudade boa...
saudade alegre de quem é bem vinda....
de uma borboleta que se vai da teia
e um a um vos ama,
vos beija e plana...
Depois voluteia...

Eme
--*--
Petronilho, Linda e querida amiga!
Por onde anda vc. amiga minha? Surgiu em nossa tela,
nos alegrou o coração e depois sumiu novamente?
Muitas saudades de você, em meu coração!
Escreva, muito querida?!
Abraços
Eme 

***

Maria, Mariazinha, minha portuguesa querida 

Nada na vida acontece por acaso
Cada vez mais me convenço disso
Pois não deve ter sido por acaso
Que por acaso te encontrei.

Te encontrei através dos teus escritos
Escritos tão lindos e sempre profundos
Tão profundos que às vezes confundem
Serão alegres, tristes ou serão “chamados”?

Se são chamados, estou a ouvi-los
E ao ouvi-los me aproximo de ti
Ao me aproximar te ofereço colo
Ao te por no colo te sinto criança.

Criança carente, pedinte e suplicante
Suplicando um carinho afetuoso
Um abraço apertado e um beijo selado no rosto.
Essa é minha Maria, ou será que não é?!!!

“Dedico este poema à minha amiga Maria Petronilho"

Edelweiss