"Walt Whitman (Huntington, 31 maio 1819 – Camden, 26 março 1892) foi um poeta, ensaísta e jornalista norte-americano, considerado "o pai do verso livre".

          Em 1835 trabalhou como impressor em Nova Iorque e, no ano seguinte, começou a ensinar em East Norwich, Long Island.

         Em 1855, publicou a primeira edição de
"Leaves of Grass".   Os versos deste livro eram livres, longos e brancos, imitando os ritmos da fala.  A obra não mencionava o nome do autor, e continha apenas 12 poemas e um prefácio.

         Entre 1863-1834 trabalhou para o Exército, servindo como voluntário em hospitais militares. Regressou doente e com marcas de envelhecimento prematuro causadas pela experiência da guerra civil.

        Trabalhou posteriomente como funcionário do Departamento do Interior, e publicou o livro
"Drum-Taps", que continha 53 poemas acerca da guerra civil e da experiência do autor nos hospitais militares.  No mesmo ano foi despedido pelo Secretário James Harlan, por este ter considerado  Leaves of Grass  indecente.

        Em janeiro de 1873, Whitman sofreu uma paralisia parcial.  Pouco depois ele se fixou em Camden, New Jersey.

        Em agosto de 1880, reviu as provas da sétima edição de
Leaves of Grass, mas sob ameaças do Promotor Público teve de suspender a distribuição do livro.  E em 1882  publicou  "Specimen Days and Collect"  e  "Complete Poems and Prose of Walt Whitman".

         Os últimos anos da sua vida foram marcados pela pobreza, atenuada apenas pela ajuda de amigos e admiradores americanos e europeus.

        Nos seus poemas, Walt Whitman elevou a condição do homem moderno, celebrando a natureza humana e a vida em geral em termos pouco convencionais.  Em
Leaves of Grass,  ele exprime em poemas visionários um certo panteísmo e um ideal de unidade cósmica que o Eu representa.  Profundamente identificado com os ideais democráticos da nação americana, não deixou de celebrar o futuro da América.

        Introduziu uma nova subjetividade na concepção poética e fez da sua poesia um hino à vida.  A técnica inovadora dos seus poemas, nos quais a idéia de totalidade se traduziu no verso livre, influenciou não apenas a literatura americana posterior, mas todo o lirismo moderno.”


 
         
Fonte de consulta: 
          http://pt.wikipedia.org/wiki/Walt_Whitman
            
Acesso: 08/08/2010.



Wikipédia - a enciclopédia livre
Enviado por Helena Carolina de Souza em 28/10/2011
Reeditado em 17/11/2011
Código do texto: T3302636