ARISTÓTELES

Aristóteles não era um grego. Nasceu em Estágira cidade-Estado que pertencia à Macedônia, que na época era uma colônia grega, que se configurava como uma cidade de grande expressão. Segundo Plutarco (2005), Estágira havia sido destruída pelos exércitos macedônicos e posteriormente restaurada por Felipe (Rei da Macedônia) a pedido de Aristóteles.

Filho de médico, Aristóteles fora influenciado por seu pai, Nicômaco, a ter um gosto apurado pela natureza que faria parte de suas características metodológicas. Segundo Durant (1996), Aristóteles se especializou em biologia, foi aluno de Platão, preceptor de Alexandre, “o grande” e posteriormente, inaugurou uma escola denominada de Liceu. Acreditava-se ainda, que Aristóteles teria feito parte de um grupo de médicos, conhecido como a fraternidade médica de Asclepíades.

FONTE:

GARCIA, A. B. Aristóteles nos manuais de história da educação. 1. Edição, São Paulo: Clube de Autores, 2011.

Alessandro Barreta Garcia
Enviado por Alessandro Barreta Garcia em 02/12/2011
Reeditado em 11/03/2012
Código do texto: T3368461
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.