COM TOSTÃO POR OUTROS CAMPOS DE TRIGO

Eduardo Gonçalves de Andrade, o Tostão, mineiro de Belo Horizonte, ex jogador de futebol e médico, no convés da fragata destes 1947, quando criança foi chamado para jogar em um time de várzea e como parecia sumir no meio dos outros garotos, pegou a apelido que carrega até hoje. Iniciou a carreira no futebol de salão do Cruzeiro em 1961. Depois é que foi para o futebol de campo. Ao lado de Dirceu Lopes formou umas das maiores duplas do futebol brasileiro. Tostão ficou conhecido como o “Rei Branco”, já que Pelé era o Rei Negro, sendo o maior artilheiro da história do Cruzeiro com 249 gols. Na Copa do Mundo de 1970, Tostão foi apelidado de Mineirinho de Ouro. Estreou na seleção brasileira no dia 15 de maio de 1966, em um amistoso no Morumbi contra a Seleção do Chile. Foi convocado para a seleção com 19 anos. Ao lado de Pelé e tantos outros craques, levou o Brasil à classificação para o Mundial do México, sendo o artilheiro das eliminatórias com 10 gols. A imprensa o chamava de vice-rei. Em 1975 passou nos vestibulares da Faculdade de Ciências Médicas e da Escola de Medicina da UFMG. Optou pela segunda e se formou em medicina (clínica geral) em 1981.Dr. Eduardo se recolheu a uma vida simples, tipicamente mineira, ao lado de sua mulher e seus filhos, deixando o Tostão para ser – com muita justiça – idolatrado pelos torcedores que jamais esquecerão a sua imagem. Voltaria ao futebol na década de 90, como comentarista esportivo e colunista de várias televisões e jornais. Tostão escreveu o livro de memórias “Lembranças, Opiniões e Reflexões sobre Futebol”, pela editora DBA de São Paulo, lançado nacionalmente. Tostão ficou marcado ao longo de sua carreira pela sua visão de jogo, com passes esplêndidos; deixava os atacantes em excelentes condições para marcar. Possuía toques sutis, inteligência notável para se deslocar e armar o jogo, um gênio do futebol mundial. Mesmo jogando no meio-campo para municiar os atacantes, era também artilheiro, possuía a capacidade de dar o drible curto contra o adversário com facilidade, tinha uma visão de jogo ímpar, foi um dos melhores cobradores de falta e também treinava sozinho para se aperfeiçoar e corrigir defeitos. O esporte mundial, em especial o futebol, deve muito a esse sensacional jogador que deixou seu nome marcado para sempre na história do futebol.

Titulos

Seleção Brasileira

Copa do Mundo: 1970

Copa Rocca: 1971

Taça Independência: 1972

Cruzeiro

Campeonato Brasileiro: 1966

Campeonato Mineiro: (1965,1966,1967,1968)

Torneio de Djacarta (IND): 1972.

Torneio Hong Kong (CHI): 1972.

Taça Miller (EUA): 1972

Torneio Tailândia (THA): 1972

Torneio do Governador (BA): 1971

Torneio 11 de Outubro (PAN): 1971.

Torneio de Caracas (VEN): 1970

Torneio José Guilherme (BRA): 1970

Torneio do México (MÉX): 1967

Torneio Quadrangular (BRA): 1966

Taça Rio Branco (URU): 1966

Torneio de Barbacena (MG): 1965

Torneio Mário Coutinho (MG): 1965

Torneio do Bispo (MG): 1965

Torneio Natalino Triginelli (MG): 1965

Taça Guilherme de Oliveira (DF): 1964

Torneio de Barbacena (MG): 1964

Artilharia

Campeonato Mineiro : 1965

Campeonato Mineiro : 1966

Campeonato Mineiro : 1967

Campeonato Mineiro : 1968

Campeonato Brasileiro: 1970 - (12 gols)

Eliminatórias Copa do Mundo: 1970 - (10 gols)

Prêmios

Bola de Prata Revista Placar: (1970)

Melhor jogador sul-americano do ano eleito pelo jornal "El Mundo": 1971

5º Maior jogador Brasileiro do século XX pela IFFHS: (1999)

13º Maior jogador Sulamericano do século XX pela IFFHS : (1999)

58º Maior Jogador do Século XX pelo Grande Júri FIFA : (1999)

20º colocado na relação dos 20 melhores jogadores por posição Séc XX da Voetbal International (Holanda)

Presença na lista dos 50 Melhores jogadores Séc XX da Voetbal International (Holanda)

48º Melhor jogador do Século XX segundo a Revista Placar

53º Maior Jogador do Mundo do século XX pela revista inglesa World soccer : (1999)

Golfinho de ouro - Melhor esportista Brasileiro : (1969)

Eleito técnicos e ex-jogadores como um dos 10 gênios do futebol brasileiro : (1970) a (1992)

Recordes

Único artilheiro em quatro edições de Campeonato Mineiro seguidos (1965 a 1968)

Tostão tem a maior média de gols do Mineirão

Único jogador do futebol mineiro a estar entre Maiores jogadores Brasileiros do século XX pela IFFHS: (1999)

Primeiro jogador de um clube mineiro a disputar uma Copa do Mundo, na Inglaterra, em 1966

Único jogador do futebol mineiro a estar entre Maiores jogadores Sulamericanos do século XX pela IFFHS : (1999)

Bícampeão mineiro invicto (1968/1969)

Único jogador do futebol mineiro a estar a lista Maiores Jogador do Século XX pelo Grande Júri FIFA : (1999)

Maior artilheiro da história do Cruzeiro - 249 gols

Único jogador do futebol mineiro a ganhar Melhor jogador sul-americano do ano eleito pelo jornal "El Mundo": 1971

Curiosidades

Tostão tem a maior média de gols do Mineirão.

Nos oito anos que defendeu o Cruzeiro na "Era Mineirão" marcou um total de 143 gols no gigante da Pampulha.

Tem a média de 17,875 gols por ano, enquanto o atleticano Reinaldo, o segundo da lista, tem uma média de 11,692 gols por ano.

O personagem Roberto Hongo da Série Super Campeões (Captain Tsubasa - Versão Japonesa) foi inspirado nele.

Enzo Carlo Barrocco
Enviado por Enzo Carlo Barrocco em 13/12/2011
Código do texto: T3386858
Classificação de conteúdo: seguro