MULHERES MINEIRAS NOTÁVEIS

MULHERES MINEIRAS NOTÁVEIS" É importante notar que a maioria das mulheres que se notabilizaram pela participação fecunda nos momentos históricos de Minas nasceram na segunda metade do séc XVIII,vivendo nas primeiras décs do séc XIX, após a Independência do Brasil.Após a Inconfidência Mineira,as cidades mineradoras esvaziam-se e a província se ruraliza.A mineração cede lugar à agricultura e à pecuária.A grande fazenda toma o lugar da cidade.Com exceção de Chica da Silva e Marília de Dirceu, as demais foram ligadas a grandes fazendas. Abaixo,algumas das mais destacadas e de importância histórica de suma relevância: CHICA DA SILVA(escrava de José da Silva Oliveira, pai do inconfidente Pe.Rolim);DONA BEIJA(nasceu em Formiga/1784, morreu em Araxá/1848.Gostava de flores e o avó apelidou-a de Beija-Flor.Foi raptada pelo ouvidor Joaquim Silveira da Mata aos 15 anos>esse fato teria provocado a passagem do triângulo mineiro de Goiás para MG) ;MARÍLIA DE DIRCEU(nascida em O.Preto/1752,foi a musa de Tomáz Antônio Gonzaga,a quem devotou um amor sempre à distância);BÁRBARA HELIODORA(S.J.Del Rei/1759,+S.Gonçalo do Sapucai/1819>esposa do inconfid.Cel José de Alvarenga Peixoto, neta de Amador Bueno); "SINHANA DO CALAMBAU"(Ana Cabral da Camara)>Nascida em Mariana em 1718 e falecida em Santo Antônio de Calambau em 1838.Filha de fidalgos portugueses da cidade de Braga. Casou-se com o português Cap Antônio Álvares Ferreira.Registra seu parentesco com mineradores famosos como Borba Gato e Antônio R Arzão.Entre seus filhos,netos e bisnetos ordenaram 9 padres.Viúva por mtas décadas "viveu para a família,para a comunidade a que pertencia e para a igreja de Sto Antônio de Calambau, edificada e mantida por sua conta.Por isso é que foi em todo o reino de Portugal a q o Brasil pertencia, a ÚNICA mulher a ter e a exercer o Direito de Padroado,com direito a honras excepcionais".São mtos seus decendentes ilustres:Francisco B. de Holanda(cantor/compositor Chico Buarque);C.Drummond A(o príncipe dos poetas);José Cesário de Faria Alvim(1ºpres.do Est. de MG);Geraldo Quintão/Murilo Badaró/Eliezer Batista>um dos fundadores da CVRD e pai do bilionário Eike Batista(Ministros de Estado);Pedro Maciel Vidigal(Padre,Dep.Fed,escritor e historiador),entre outros. obs.:Matéria extraída da revista CHICA nº3 do Inst.Francisca de Souza Peixoto - Cataguases/MG - http://www.chica.com.br *Como os visitantes do site e leitores podem verificar e conferir, os nossos antepassados e do VELHO CALAMBAU,nos deixaram um vasto e rico legado com muita história registrada nos arquivos de Minas,do Brasil e tb em Portugual.

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 16/01/2012
Código do texto: T3444379
Classificação de conteúdo: seguro