José Sarney - um homem que não sai do poder

Eu pergunto: por que este homem até hoje se encontra na política, atuante, como um congressista, mas envelhecido, dada os seus discursos da atualidade não primar pelo objetivo de uma causa engajada? E olha que ele nunca foi um bom orador para suscitar causas e contendas em todos os seus discursos.

Dizem que ele modernizou o Maranhão, contruiu pontes, trouxe grandes empresas e grandes investimentos, desenvolveu o Porto do Itaqui, excelênte pólo de exportação de materiais e grãos do Maranhão. Quando governador deste estado ele fizera tudo isso, e há muitas pessoas que o considera como o melhor governador que este estado já teve. Mas as pessoas não importa muito falar, por que pelas que eu conheço são as que de menos conhecimento tem para definir o perfil exato de José Sarney no tempo em que comandou o Maranhão.

Ele foi também presidente do Brasil, e o homem que conduziu o país à transição da ditadura para a democracia. Mas não foi exatamente o homem que conduziu o Brasil autoritário para a democracia de direito, por que não houve um homem, todos lutaram para isso. Basta lembrar em 1984 o sindicato dos trabalhadores numa manifestação inédita pela adesão dos direitos do povo. Alguns políticos que sofreram expulsão do congresso na década de 70 e artistas unidos nas ruas para por fim à ditadura no país.

O que é Sarney? Um político esperto que soube aproveitar a popularidade na época para angariar votos. Um escritor carnal, escrevendo livros que são pretensos designar as belezas do Maranhão e suas lendas, mas o que faz é só ser mais um escritor sensual.

Ele acumula patrimônio no estado do Maranhão, como rádios, televisão e jornal, e em todos há a estratégia em falar bem dele. Pode haver denuncias contra ele em outros jornais e em outras mídias, mas no seu patrimônio de comunicação não se fala.

Mas, quando faço no inicío a pergunta se o que faz este homem na política, não para é ele sair. Ao contrário, é para a população refletir sobre quantas vezes votaram neste homem e em quais sentidos ter José Sarney há mais de 20 no cenário político do Brasil.

sergio bittencourt silva filho
Enviado por sergio bittencourt silva filho em 22/01/2012
Reeditado em 03/03/2012
Código do texto: T3455412