JOÃO FREIRE FILHO


João Freire Filho, nasceu em 29 de maio de 1941, no Rio de Janeiro, capital. É filho de Atir Pinto Freire e João Freire, português. É casado com Maria Lúcia, pai de Luciana, Luciene e Luciane, e avô de Larissa e Rafae.
    Professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro,ele pertenceu ao Conselho Universitário e ao Conselho Curador da entidade .
     Em maio de 2006, sob patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio, participou, com 50 óleos sobre tela, da exposição PARATI... PARA TODOS, chegando a 50 telas vendidas em 10 dias de apresentação. Como trovador, iniciou no movimento por São Bernardo do Campo, SP, quando era Presidente da Seção o vereador Neuci da Cunha Gonçalves. Na época, conheceu Izo Goldman, Alci Ribeiro Souto Maior, Carolina Ramos, Waldir Neves, Nei Damasceno e José Maria Machado de Araújo.
     Desde essa época (1979), dedicou-se inteiramente à Trova. Mais tarde, em Juiz de Fora, foi eleito Presidente Nacional da UBT, cargo que ocupou até quase 9 anos, quando, por eleição, o entregou a Eduardo Toledo. Magnífico Trovador por Nova Friburgo e Notável Trovador por Pouso Alegre, foi, também, premiado com o Troféu Lilinha Fernandes.
  Depois de aposentado, foi professor voluntário num Curso Vestibular, EDUCAFRO, criado para estudantes carentes, afro-descendentes, sem qualquer apoio financeiro municipal, esta dual ou federal. Conseguíamos, por empréstimo, instalações em Sindicatos, Igrejas, Centros Cristãos Espíritas, Templos Evangélicos. E obtínhamos expressivos resultados, aprovando alunos extremamente carentes para a UFRJ, a UERJ, a UNI-RIO, a UFRRJ e conquis távamos Bolsas de Estudo até na PUC.
     As enfermidades me impediram de continuar a fazer aquilo de que tanto gostava. E é por isso, pelas saudades sempre presentes, que mesinto um pouco alienado, imprestável, sem quaisquer objetivos, com tantos alunos carentes , sem qualquer estímulo ou possibilidade de ascensão social. Logo comigo vem acontecer isso. Logo a mim, que concluí meus estudos de segundo grau na Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG), hoje chamada CNEC – Campanha Nacional de Educandários da Comunidade.
     Depois de muitos anos como Coordenador do Concurso Local de Nova Friburgo, sempre com apoio do Edmar Japiassú Maia, afastei-me dessa atividade por absoluta falta de saúde. Após dois Acidentes Vasculares Cerebrais, a paralisia facial (do lado esquerdo), a hemiplegia gutural e palatal quase me tornaram mudo. Fiz parte, também, da UTB – União de Trovadores de Bar, de que faziam parte Élton Carvalho, José Maria Machado de Araújo, Nei Damasceno, Ulisses de Carvalho Júnior,Antônio Carlos Teixeira Pinto , Waldir Neves e outros. Os quatro primeiros dessa relação já partiram para a Eternidade.
     Trovador do Ano durante uns 5 ou 7 anos, quando aindaparticipava das reuniões da UBT Rio. Professor de Português por mais de 15 anos da rede municipal de ensino no Rio de Janeiro, de onde me afastei para assumir, com certoorgulho, a honrosa Direção Geral do Colégio de Aplicação da UFRJ, o melhor Educandário federal do Rio de Janeiro, pela proposta de ensino participativo e atuante que, aindahoje, integra alunos e professores bem acima da média dos outros.
    Quem acompanha a batalha pela vida de João Freire Filho e vê sua força de vontade, não tem dúvidas de que Deus de vez em quando parece testar os limites de seus filhos para avaliar se aprenderam o essencial da vida.     Ao avaliar João Freire, certamente Ele ficará surpreso e estupefato! Especialmente depois de ler seu recado:

* * *
UBT
Enviado por UBT em 06/04/2012
Código do texto: T3598145
Classificação de conteúdo: seguro