AS NINFAS GREGAS

____________________________

 

O termo Ninfa deriva do grego nimphe, que significa "noiva, botão de rosa", dentre muitos outros significados. As ninfas eram espíritos femininos que habitavam os lagos, riachos, bosques, florestas, prados e montanhas da Grécia, levando alegria e felicidade. São frequentemente associadas a deuses e deusas. As ninfas são divindades às quais todo o mundo Helénico prestava grande devoção, homenagem e temor. Hérmia era a rainha das ninfas.

ADRASTEIA - Ninfa distribuidora de recompensas e punições. Era filha de Zeus (Júpiter) e Ananke.

ALSEÍDES - Ninfas associadas aos bosques e suas flores. Habitam os canaviais e arvoredos. Costumavam assustar viajantes que passavam por seus domínios.

AMALTEIA - Ninfa que aleitou Zeus (Júpiter), quando era criança, com leite de cabra.

AULONÍADES – Ninfas associadas a pastos localizados em montanhas e vales. Podiam normalmente ser encontradas nesses locais, às vezes em companhia de Pã, deus da Natureza, protetor dos pastores e dos rebanhos.

CALLISTO - Ninfa adorada por Zeus e odiada por Hera. Hera transformou-a em um urso e Zeus então a colocou no céu como a constelação da Ursa Maior.

CALYPSO - Ninfa do mar que retardou Ulisses na ilha dela durante sete anos.

CORÍCIAS ou CORICÍDES - ninfas das covas ou cavernas nas montanhas.

EPIGÉIAS - Ninfas protetoras da terra e do cultivo de plantas.

HÍADES - Ninfas do rio, filhas de Apolo e Cirene, irmãs de Faetonte. Foram as responsáveis pelos cuidados a Dionísio.

HIMALIA - Ninfa que pariu três filhos de Zeus (Júpiter).

IDA - Ninfa que educou Zeus (Júpiter) quando era criança. Ida é também o nome de uma montanha na ilha de Creta, local de um santuário clássico e da caverna onde é dito que Zeus foi educado.

NAIADS - Ninfas que governavam os riachos, as fontes e as nascentes.

NAPÉIAS - Ninfas associadas a vales, colinas e depressões,

NEFÉLES - Ninfas das nuvens, filhas de Hemera.

NEREIDAS - As 50 filhas de Nereus e Doris. Nereida é qualquer uma das ninfas do mar.

PLÊIADES - Ninfas da chuva, filhas de Atlas e Pleione, e irmãs de Hías.

OCEÂNIDAS - Três mil ninfas do mar, filhas de Oceano e Tétis. Representam o mar e suas características.

SALMÁCIA - Ninfa da Cária, apaixonada por Hermafrodito, obteve dos deuses o privilégio de permanecer para sempre unida ao amado.

SIRINGE - Ninfa da Arcádia, amada por Pã.

SCYLLA - Bela ninfa que se transformou em um monstro marinho devido ao feitiço da bruxa Circe.

THÊMIDES- ninfas filhas de Zeus e da titânide Têmis. Viviam em uma caverna do rio Erídano. Personificavam as leis divinas e eram as guardiãs de importantes artefatos dos deuses. ®Sérgio.

_____________________________________

Bibliografia - Prieto, Claudiney. Todas as Deusas do Mundo. Editora Gaia - 2003. / Brandão, Junito de Souza. Mitologia Grega. Petrópolis: Vozes, Vol. III, 4.ª edição, 1992.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 20/04/2012
Reeditado em 08/01/2013
Código do texto: T3624257
Classificação de conteúdo: seguro