Logo cedo estava nublado, a tarde o sol ardeu e, à noitinha, chuva fina. Saí de casa ainda na sombra e pouco depois eis que o sol ressurgiu com todo seu vigor. Resistindo ao calor que queimava minha pele, segui andando pelas ruas de Botafogo, observando e me sentindo mais próxima das pessoas, dos prédios, dos trabalhadores, do movimento dos carros. Isto porque, uma vez na direção da minha livre ronda, faz-se necessário me comunicar com os demais transeuntes e participar do trânsito: de carros, pessoas com suas crianças e cães, velhinhas (quase sempre com bengalas ou algum tipo de problema ortopédico). Quase sempre com um: "Me desculpe", "com licença", "olá", "onde fica a rual tal?", "essa rua é boa para morar, é segura?", "por gentileza, a sra. poderia me informar..." Tinha dois motivos para ir até lá e tudo ocorreria na mesma rua em números diferentes. Coincidência? Pode ser! Deixei fluir... Fui pedalando, segui pela Siqueira Campos, atravessei o tunel e saí ao lado do Cemitério S. João Batista. Percebo que, apesar da propaganda para que andemos mais de bicicleta, não há "infra", basicamente, não há ciclovia. Mas...lá fui descendo após a passagem do túnel em direção à Rua São João Batista, a mesma do Teatro Poeira. Fiz o que deveria e decidi andar pelas ruas até a praia de botafogo, descendo pela Voluntários. Parei em frente ao Espaço unibanco de cinema para observar os filmes em cartaz e tomar água. Uma senhora que levava sacolas de supermercado, uma viseira e um óculos parou e perguntou: Você vai entrar no cinema com a bicicleta? Eu disse que não. Ela então me convidou para fazer o passeio com seu grupo que pega o metrô e vai até a Pavuna e depois vão a cachoeiras em Xerém. Deu-me seu contato do facebook. Me despedi e segui para um lanche. Não gostando muito do trajeto voltei em direção à Lagoa Rodrigo de Freitas. Ás 17h teria um compromisso e às 18h fisioterapia, ali mesmo, então precisava simplesmente curtir pedaladas. Subi pela  Pinheiro Guimarães até sair no humaitá e desci até a lagoa. Havia obras nas ciclovias interrompendo o passeio, delicioso passeio ao longo da lagoa. Poucas pessoas pedalavam, andavam de skate ou só andavam ou corriam, até porque hoje é segunda-feira, e poucos como eu estamos de férias. Enfim, perto das 16h dei meia volta em outro ponto próximo de um clube onde havia outro bloqueio com obras na ciclovia. Voltei correndo e deixando o vento me tocar e percebendo a natureza imponente daquela paisagem. Fiz quase o mesmo trajeto e desci a Pinheiro Guimarães chegando finalmente ao meu destino. Esperei algum tempo e depois fui para a fisioterapia da qual desisti porque, vejam só, não havia estacionamento seguro para bicicletas. Desmarquei e voltarei na quinta. Retomei o caminho pela Real Grandeza, passando pelo túnel e descendo a Figueiredo: feliz porque passei cerca de quatro horas...pedalando, simplesmente! 
Susie Darling
Enviado por Susie Darling em 15/05/2012
Código do texto: T3668971
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.