Caros participantes da rede de amigos de NWS,

Em 16 de maio de 2012, foi assinado acordo com a Fundação Biblioteca Nacional que vai permitir a divulgação da Coleção Nelson Werneck Sodré através do projeto BN Digital. Doado à BN em 1995 pelo próprio intelectual, o material estará disponível na íntegra para consulta e inaugura “Legado” – área de destaque do site reunindo o acervo e documentos ligados a ele. A iniciativa representa um passo importante, por se tratar do 1º conjunto documental com direito autoral vigente a ter sua disponibilização na internet autorizada.

A matéria a respeito está no Blog da BN. Pode-se ver essa matéria, consultando o arquivo em anexo. Para maiores informações, é só acessar o site da BN (
http://www.bn.br/ ), e, no lado direito da tela, clicar em Blog.

Essa excepcional conquista é o resultado de um esforço coletivo que vem sendo desenvolvido por várias pessoas e instituições para a preservação da memória e da obra do autor, a começar pela própria equipe que vem cuidando com especial carinho do acervo de Nelson Werneck Sodré, na BN, desde 1995.

A luta pela preservação da memória e digitalização da obra do autor vem sendo realizada pelo ISEB-NWS desde sua criação em 2008, sob orientação dos especialistas em direito autoral: Petrus Barreto, Sérgio Branco e Eduardo Magrani, e tomou maior impulso a partir do centenário desse historiador em 2011, graças ao apoio da comissão do centenário com sede em Itu (cuja Prefeitura decretou em 2011 o Ano NWS e cujos Correios fizeram um selo especial desse centenário) e da montagem do site (
http://www.nws.itu.com.br/home/ ) do centenário por Alan Dubner.

Contamos também com a colaboração de várias instituições, entre elas: a INTERCOM, que publicou, no centenário, uma edição especial do da HISTÓRIA DA IMPRENSA NO BRASIL; a Academia Brasileira de Letras, que lançou um cd sobre a homenagem a esse escritor por ela realizada; o IHGB, que acaba de publicar, no atual número de sua revista, os textos inéditos dos participantes do evento organizado por sua comissão científica, em 2011;e a ABI que organizou não apenas um evento de homenagem ao trabalho jornalistico de NWS, mas também publicou, em seu jornal, uma das melhores matérias sobre o autor, sem falar das belíssimas crônicas de Carlos Heitor Cony, na Folha de S. Paulo, e de Joel Rufino, em O GLOBO, além dos bem humorados comentários de Anselmo Góis, no mesmo jornal.

Sou imensamente grata a essas e outras pessoas e instituições que vem nos apoiando nesse trabalho de preservação da memória desse grande historiador brasileiro, que será agora continuado pela equipe de pesquisa e projetos do ISEB-NWS, sob orientação do fiel discípulo de Nelson Werneck Sodré e co-autor da HISTÓRIA NOVA, Joel Rufino, cujo trabalho irá sendo divulgado para a rede de amigos de NWS.


Cordialmente,
Olga Sodré