REPAGINANDO, MARAVILHADA, NINA COSTA.
                           (HERMÍNIA ROHEN                            

Essa mulher-poetisa-guerreira, dona de uma voz infantil mas pulsos fortes como a rocha, é NINA COSTA, uma parceira e companheira das madrugadas notívagas, que vem me encantando a cada edição. Tenho orgulho e alegria ao chamá-la carinhosamente de "minha neguinha linda"!
Nina, minha "Nininha-sorriso", obrigada por sua participação neste trabalho que tenho desenvolvido com tanto amor e carinho. Agora vou "repaginá-la" com o mesmo prazer que sinto ao ler-te!

01- Nina, fiz o magistério num tempo em que ser professora além de dar "status", era uma profissão bem remunerada e respeitada por todos. Hoje a educação e os educadores, subsequentemente, estão pedindo "socorro". Na sua opinião, os pais transferiram para os educadores seus "deveres de casa" ou o Estado está ignorando que a EDUCAÇÃO é a BASE de um país?


Querida Hermínia, antes de mais nada, ser entrevistada por você, estar na sua berlinda, sendo repaginada aqui..., é para mim um prazer e uma alegria, não só pela admiração que tenho por você, mas também pelo carinho e amizade.

A EDUCAÇÃO, palavrinha mágica que produz votos, promessas eleitoreiras e nunca soluções... Quero lembrar que sou educadora, mãe e política e isso, indubitavelmente me coloca dentro dos três focos de discussão sobre a Educação no País.
Enquanto PÃE  (pai e mãe, na verdade) vejo-me aviltada no meu direito de liberdade na educação de meus filhos, quando os parlamentares votaram as palmadinhas que cabe a mim resolver dar ou não no bumbum deles... (todas as vezes que precisei dar, eu dei, eles não morreram e são bons filhos), a formação do carater deles para a cidadania é minha responsabilidade e eu uso os argumentos que forem precisos.
Enquanto Educadora de 22 anos de profissão, vejo as famílias deixando para nós, meros mortais, professores, o desafio de fazer o que elas não fizeram, já que acredito piamente que educação vem de berço. Considero meu papel de formadora de opinião, mas a família é que deve formar a base.
Enquanto política, vejo que é necessário entender que educação não se faz com estatísticas, e sim com material humano satisfeito na realização das atividades que consernem à relação ensino/aprendizagem. Muitas das "soluções" que o governo fez, serviram sim, para mudar os índices diante da ONU, da UNESCO, mas produziu e está produzindo analfabetos funcionais, que chegam às faculdades sem saber ler... Não vou nem falar minha opinião sobre as cotas para negros e indíginas, senão vão me adjetivar de racista... Justamente eu neguinha de corpo e alma... É isto!...


02- Você tem onze irmãos (família grande! rsrs), a "Nininha" teve uma infância feliz e tranquila ou teve que se conscientizar, cedo ainda, que veio ao mundo a trabalho?

É... O negão não dava descanso à minha mãezinha (eles não tinham televisão, a diversão preferida era fazer filho...)
Tive uma infância feliz, dentro dos limites que podem ter as crianças pobres...
Não enfrentei o sol causticante da roça, não puxei cabo de enxada, nem tombei barro em varzeas de arroz, tampouco servi de empregada doméstica na casa de ninguém (minhas irmãs tiveram). Tive brinquedos (não todos os que quis, mas tive), brincava de todas as brincadeiras que as crianças da minha idade brincavam, tinha todos os medos que as demais... enfim, desfrutei de algumas regalias que os onze nem sequer passaram perto, mas fui uma criança depressiva, e na depressão, descobri a poesia e o desenho (amo as duas coisas)...


03- Você tem dois filhos adolescentes, trabalha duro para educá-los sendo pai e mãe. Nina, como evangélica, o que lhe fez "buscar o Senhor", a DOR ou o AMOR?

Ambas as coisas: (rsrsrs...) mas não em relação à DEUS, antes, à mim. Eu estava muito doente do corpo e da alma, fazendo na época um delicioso curso de psicanálise, descobri que eu precisava de um psicólogo, me abrir, fazer terapia, deitar num divã e contar tudo,... por não confiar muito em outras pessoas, contei tudo para JESUS, que me ajudou inteiramente... Foi a dor que me levou a ELE e o amor à minha vida O trouxe a mim; sem ELE, confesso, eu não estaria aqui tendo esse tete à tete com você, minha linda amiga...

04- Vamos "supor" que você tivesse uma conta corrente em determinado banco e depositasse R$ 1.000,00 (mil reais), UM MÊS DEPOIS, ao retirar seu extrato, constatasse que houve um erro bancário e que entrou a quantia de R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais). Você procura o comprovante do depósito e lá está: R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais)! Nina, o que você faria?

Já me aconteceu algo parecido, mas não nessas proporções... rsrsrrs...
Eu só fui saber que tinha dinheiro à mais em minha conta quando no mês seguinte foi descontado o que entrara extra. rsrsrsrs...
Bem! Vamos lá: Primeiro, é quase impossível eu conseguir fazer um depósito desses,... é mais fácil eu retirar pra gastar...
Em segundo lugar, eu sou muito desligada com essas coisas, a luta para me equilibrar financeiramente é uma constante para mim, pois sou completamente desapegada de dinheiro... Mas claro, se acontecer isso em minha conta, vou ajoelhar, agradecer à DEUS e gastar da melhor forma possível... rsrsrsrsr...
É claro que com uma pitada de consciência pesada... rsrsrsrsrs...
Desejarei profundamente que apareça alguém para reclamar o dindim antes que eu torre tudo... Mas se esse alguém demorar... Haja viagem pra fazer, ninguém me segura...


05- Nesse ano e meio de recanto, você (com certeza!) já aprendeu muitas coisas deste site. Cite cinco "regrinhas básicas" para um iniciante:

1) Ser gentil e respeitoso(a) com as pessoas, afinal ninguém é melhor ou pior que ninguém;
2) Não corrigir ninguém abertamente (no comentário) - eu fazia isso,... parei (mania de professora, via um erro e ia logo corrigindo), não me importo se me corrijam abertamente ou por email, mas há pessoas que preferem manter o erro que humildemente aceitar um gesto de camaradagem do colega que viu o dito cujo erro; (atualmente, se sinto liberdade para dar pitaco, mando um email para a pessoa).
3) Se não tiver nada de bom para "dizer", passe pela página da pessoa sem deixar rastros de fel;
4) Ter o mínimo de cuidado com aquilo que posta, muitos lerão... Por isso, embora não sejam escritores profissionais, são brasileiros (em sua maioria) que usam o português desde que nascem, tenham portanto carinho com nossa língua (o titio Google pode lhes ajudar!... rsrsrsrs...)
5) Respeitar a página dos outros, não importa se a pessoa se apresenta com nome real ou se é fake, ela é um ser humano se expondo em seus textos, e merece respeito,...Há pessoas que a custo de defender seus pontos de vista, suas neuras e complexos, vêm às páginas da gente, armadas, de teclas em punho para nos ofender e ferir... Quem está começando, preocupe-se em criar coisas interessantes para serem lidas,... é isso que todos nós buscamos a cada dia que entramos aqui...


06- No que a frase "Eu não consegui, mas eu tentei!" se encaixa na sua vida?

Em nada, eu nunca tento, sempre consigo o que quero, mesmo à custo de muito esforço...
Não gosto de me arriscar em vão, por isso o que faço é pra valer, em tudo. Sou persistente... (minha mãe chamava isso de teimosia,... cada um com sua opinião).


07- Que frase você mais ouviu dos seus pais (e que achava um saco) e hoje você repete para os seus filhos, que também acham um saco?

Frase que sempre ouvi de minha mãe e agora, repito com meus filhos, inclusive fiz isso essa semana com o "fiotão", coloquei no facebook dele, por uma coisa que fez na escola:
"Você quer ter liberdade de adulto, respeito de adulto, ser tratado como adulto, ... então deve ter atitude e comportamento de adulto..."
Eu ouvia tanto isso, e agora repito... Ri muito com ele depois, ao constatar essa realidade (estou ficando velha, como minha velha mãe).


08- Sua definição com, no máximo, três palavras:
a) Intolerância:
Incapacidade de ver
b) Sabedoria: Saber-se sempre curioso
c) Inspiração: Meu dom divino
d) Desprezo: Incapacidade de ter
e) Família: Meu maior tesouro

09- Cinco qualidades...
Altruísta, crédula, simpática, espontânea e apaixonada.

...e cinco defeitos:
Explosiva, possessiva (de amor, filhos, amigos, etc.), gastadeira, (às vezes) imatura e briguenta.

10- Minha neguinha linda, para fechar com chave de ouro, deixe para nós uma frase, pensamento OU poesia, a seu critério:

rsrsrsrs... Primeiro para rir e massagear meu "ego"

Irene no Céu

Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor.

Imagino Irene entrando no céu:
- Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
- Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.
(Manuel Bandeira, ele teve uma visão profética de mim...)

Agora à sério:

Todos nós temos uma missão nesta vida, independente de quando chegamos ou quando vamos partir...
Viver com respeito, compreensão, carinho e amizade pelo nosso próximo é fundamental, sabedoria sempre e amor acima de tudo.
Meu psicólogo JESUS CRISTO disse: "Amai à DEUS acima de todas as coisas e a teu próximo como a ti mesmo",... portanto há duas pessoas a serem amadas primeiro: DEUS e EU, depois o meu próximo como a mim mesma... Pensem nisso... Beijos na pleura para ficar sem fôlego! Amoooo que fiquem sem fôlego por mim! Paz e Luz!!!


Nininha, minha doce neguinha linda e faceira, foi um grande prazer e honra tê-la abrilhantando este espaço aberto aos meus, aos teus e aos nossos amigos! Obrigada pela colaboração, pelo carinho e pelo tempo me concedido! Que Deus continue lhe abençoando e lhe iluminando sempre; você é uma pessoa mega-especial e lhe gosto este tantão assim óóó! Beijos!

Valeu, querida lindaaaaa Rohen! Sabe com que alegria respondo sua entrevista... Espero que esteja à altura das demais... Aliás, suas entrevistas estão a cada dia melhores!
Beijos amigaaaa!


 
HERMINIA ROHEN e NINA COSTA
Enviado por HERMINIA ROHEN em 07/06/2012
http://www.recantodasletras.com.br/entrevistas/3710214
 

 
Nina Costa
Enviado por Nina Costa em 11/06/2012
Reeditado em 23/10/2016
Código do texto: T3717130
Classificação de conteúdo: seguro