MINHA AUTOBIOGRAFIA



Nasci em pleno carnaval, pelas mãos da parteira Lídia. Já estreei apressadinha! O médico Dr. Florisvaldo chegou após meu nascimento para dar assistência a minha mãe. Assim, continuo inquieta em busca das minhas metas e enveredando pelo caminho das letras, onde me encontro e me faço feliz.
Sou a primogênita dentre os sete filhos, criados com muita luta, zelo e sabedoria por meus pais, Damião Jacobina Vieira (in memorian) e Terezinha Santos Jacobina Vieira, que não economizaram na orientação e aconselhamentos, fazendo-nos cidadãos de bem.
Entre as quatro casas onde morei, a da Rua das 10, exatamente a de nº38, é a que, traz-me as melhores recordações. Lá tínhamos um quintal, que para mim e às crianças da rua, era encantado, com frutas, muitas flores e um balanço. Na varanda brincávamos de teatro, fazendo apresentações num palco improvisado.
Comecei a estudar muito cedo, aprendi a ler em casa com minha mãe, portanto, já cheguei à escola alfabetizada. Dela herdei também a paixão pelo cinema e o teatro, porque foi ela quem primeiro me levou para assistir aos clássicos, como, por exemplo, A Noviça Rebelde e o Mágico de OZ e marionetes numa tenda armada perto de casa.
Aos 10 anos fiz admissão e iniciei meus estudos no Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro, onde fiquei até me formar no Magistério. Durante esse tempo, era meu pai que me presenteava com os livros que recebia dos viajantes e assim comecei a ler Machado de Assis, Castro Alves, José de Alencar, Graciliano Ramos, etc., o que enriqueceu e muito, o meu conhecimento. Depois retornei para fazer o curso de Auxiliar de Escritório e por conta do mesmo e das notas boas, comecei a estagiar na Secretaria da Fazenda, durante dois anos.
Vieram outros empregos, entre eles, o de Secretária Administrativa na empresa Mineração Morro Velho S.A., onde fiz um curso profissionalizante custeado pela própria empresa e ali permaneci durante sete anos e três meses. Ao sair da empresa, fui para São Paulo a passeio e ao folhear um jornal, vi os classificados de empregos. Saí dando um “até logo” e sem dizer mais nada a ninguém, entreguei meu Curriculum seguida de uma entrevista. Assim fui selecionada e admitida na Associação dos Empreiteiros da Construção Civil do Estado de São Paulo como Secretária da Diretoria. Em São Paulo também adquiri meu registro como Secretária, enriquecendo ainda mais o meu curriculum. Daí em diante, eu fui convidada para trabalhar em outras conceituadas empresas como a SPA, proprietária da Rede Nowel com revendas em todo país e cuja matriz é nos Estados Unidos.
Passaram-se alguns anos e retornei a Jacobina, onde prestei vestibular para História na UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Assim que terminei o curso fiz Pós Graduação em Turismo e Desenvolvimento Sustentável.
Hoje, além de ser Professora licenciada em História, gosto muito de escrever, principalmente poesias publicando-as quase que diariamente em meu site: www.verajacobina.prosaeverso.net, no Mar de Letras e ainda, no Prumódi das Pruvia... Poesia! Sonho com a publicação do meu livro solo, porque já publiquei em algumas antologias. Minha relação com as letras começou muito cedo devido a excelente influência de meus pais e hoje conto também com o valioso incentivo de Fernando Peltier – Teatrólogo Diretor Teatral e Ator. Também Escritor: Poeta e Dramaturgo e meu companheiro, nessa minha incansável busca desse encantado mundo das letras.
Vera Jacobina
Enviado por Vera Jacobina em 05/08/2012
Reeditado em 25/09/2015
Código do texto: T3815108
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.