Ser professora!



 
O desejo de ser professora, penso, nasceu comigo. Persegui esse sonho, venci todas as dificuldades e tornei-me professora. Os primeiros dias não foram fáceis. Trabalhar com as crianças exigia-me mais do que a teoria me ensinara. Eram criancinhas pequenas do Jardim de Infância e toda metodologia a ser aplicada, insuficiente para acompanhar a energia dos seus quatro ou cinco aninhos...

Angustiava-me não vencer o programado.
Angustiava-me não manter a atenção de todos para os conteúdos tão bem planejados em horas e horas de dedicação em casa.
De repente, numa daquelas madrugadas insones, tive um insight que a Pedagogia não me contara... No dia seguinte ao chegar na escola, inverti os papéis e voltei a ser criança.

Vivi e revivi minha infância com aqueles meninos e meninas. Juntos mergulhamos na fantasia e brincamos muito sério de faz de conta... dançamos, cantamos, nos encantamos com a beleza dos insetos, com a delicadeza das flores, com a singularidade de cada um e de cada uma. Então, além dos nossos lanches, partilhamos nossos desejos, nossos medos, nossas lágrimas e sorrisos e, aprendemos a nos amar...

Algumas vezes nos molhamos na chuva, n'outras esquecemos as horas sob o calor do sol e, deitados no gramado sob o azul do céu, descobrimos bem mais do que simples carneirinhos nas nuvens... Ali, rabiscamos projetos, desenhamos sonhos e esperanças e, reescrevemos nossas próprias histórias.

Sendo criança com os pequerruchos descobri a boniteza de ser professora. E, como diz um sábio filósofo amigo, só se é sendo... Compreendo hoje, que a beleza do ato de educar, está em aprender a ser, sendo! Penso ter aprendido a construir a boniteza da Pedagogia de ser... 

Assim, compreendo que educar é ajudar a aprender a viver!
Aprender a viver a vida na plenitude do amor!
Amor aos outros, amor à Natureza, amor a si mesmo, amor ao saber, percebendo-se de tudo aprendiz...
Importa ainda, conforme Freire, seja um amor exigente!
Um amor que exige que eu invente em mim, a coragem de lutar, junto à coragem de amar...
Prática esta, que traduz a boniteza de ser professora e me faz uma educadora feliz...


PS: Parabéns aos colegas educadores e educadoras pelo nosso dia!
Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 14/10/2012
Reeditado em 16/09/2016
Código do texto: T3932975
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.