Raul de Leoni



Raul de Leoni nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1895. Faleceu no ano de 1926 no Rio de Janeiro no bairro Itaipava com 31 anos de idade.

Raul de Leoni era formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Livre de Direito. Terminou o curso em 1916, mas desde 1914 já atuava na profissão.
Já no ano de 1914 colaborava com a revista Fon-Fon, Para Todos, Jornal do Brasil, Jornal do Comércio, O Jornal, e O Dia.

Era admirador de esportes e participou de prova de natação e remo vencendo, pelo Clube Itaraí.

Foi membro do corpo diplomático brasileiro no Uruguai, na cidade de Montividéu em 1918.
Publicou seu primeiro livros em 1919. e em 1922 lançou o livro Luz Mediterrânea, que teve sua edição segunda edição em 1928.

Trechos Escolhidos foi uma antologia de poemas seus, publicada em 1961.
É considerado um poeta neoparnasiano por uns e, simbolista por outros.
Seus últimos poemas se destacam pelas abstrações filosóficas apresentando modula~çoes simbólicas.
Obras principais de Raul de Leoni:
_ Luz Mediterrâneas,
_ Trechos Escolhidos – antologia

Poema: Argila
( Raul de Leoni)


Nascemos um para o outro, dessa argila
De que são feitas as criaturas raras;
Tens legendas pagãs nas carnes claras
E eu tenho a alma dos faunos na pupila...


Às belezas heróicas te comparas
E em mim a luz olímpica cintila,
Gritam em nós todas as nobres taras
Daquela Grécia esplêndida e tranquila...


É tanta a glória que nos encaminha
Em nosso amor de seleção, profundo,
Que (ouço ao longe o oráculo de Elêusis)


Se um dia eu fosse teu e fosses minha,
O nosso amor conceberia um mundo
E do teu ventre nasceriam deuses...





Fonte:
1. Wikipedia e Jornal da Poesia
2. Luz Mediterrânea.