Nasceu aos 12/06/1926 na Fazenda Buritizinho, região do Jenipapo/Chalé, zona rural do Município de Santa Fé de Minas - MG, filha de Dioguino Martins de Souza e Maria Mercês Rodrigues Veloso, a segunda filha de 12 irmãos. Casou-se ainda jovem com Lázaro Nunes da Silva, com quem teve 15 filhos, sendo que dois nasceram prematuros e vieram a falecer, atualmente são 13 filhos que lhe deu a graça de ser avó de 32 netos e 22 bisnetos.
        Casada, muda-se para a Fazenda Riacho da Raiz, no município de Bonfinópolis de Minas, onde nasceram e foram criados todos os seus filhos. Aprendeu a arte costurar, confeccionando as roupas dos seus filhos e de muitos dos familiares da região, além de confeccionar camisas e calças para as lojas do Sr. Manoel Borba e Oracy Borba, cunhado do seu marido e sobrinho, respectivamente, ficando bastante conhecida pela sua criatividade e disposição para o ofício que, além de ajudar o seu marido, rendia-lhe alguns trocados.
          Vendo os seus filhos e de tantos vizinhos crescerem e percebendo a necessidade de colocá-los na Escola, em conjunto com seu marido resolvem criar uma “Escola” particular, mantida com recursos “próprios” do que sobrava da produção da pequena fazenda, sem receber nenhum centavo dos demais pais de alunos, e que funcionou vários anos dentro de um quarto da própria casa, que ficou conhecido por todos de “quarto de escola” e posteriormente construiu uma sala nos arredores da sede da fazenda para melhor receber os alunos, por onde passaram todos os seus filhos, de 1ª  a 3ª séries, como se referia na época.
      A primeira professora foi a sua irmã Maria da Conceição Rodrigues Souza, que tinha um pouco mais de instrução e residiu na propriedade desde quando se casou. A segunda professora foi sua filha Vilma Nunes de Souza, que havia concluído o ensino fundamental em Bonfinópolis de Minas, sendo que somente nos 02 anos finais o seu salário foi pago pela Prefeitura, quando o então Prefeito Moacir Serafim Borba, que é seu sobrinho, institucionalmente municipalizou a Escola, denominando-a de Escola Municipal Riacho da Raiz. A terceira foi Maria Helena de Oliveira, irmã da sua nora, também lecionou na referida escola por um bom período, até que a quarta professora, sua filha Valdete Nunes de Souza, assumiu as funções, deixando o cargo quando se casou no ano de 1975. Na ordem cronológica do tempo, a quinta professora também sua filha Vanda Maria Nunes de Souza que havia concluído seus estudos no Colégio Estadual Antonio Carlos, de Paracatu, exercendo suas funções de Professora Municipal de uma escola multisseriada até o ano de 1984, e que chegou a contar com mais de 40 alunos frequentes.
        Foi nesse período também que a escola alterou seu nome para Escola Municipal Dioguino Martins Rodrigues, uma homenagem ao "patriarca" da geração dos Souza, que mesmo sem nenhum estudo era dotado de muita sabedoria e bondade.

       No ano de 1988, o então Professor e Vereador José Edson Loscha (Zé Loscha) apresenta Requerimento na Câmara Municipal, denominando uma rua do Bairro Brasilinha de Rua Lázaro Nunes da Silva, em reconhecimento às suas ações realizadas em prol da Educação do Município de Bonfinópolis de Minas, rua que coincidentemente cruza a avenida principal do bairro e passa de frente à Escola Municipal João Luiz dos Santos.
         Dona Lourdes, fica viúva no ano de 1981, com 55 anos de idade, com sérios problemas de hipertensão arterial, mas com a força de vontade e a ajuda dos amigos, consegue educar seus filhos adolescentes e encaminharem na vida.
          No dia 15 de Julho de ano de 2005, aos 79 anos de vida, não resiste a uma parada respiratória, agravada pela hipertensão arterial e o “mal de parkson” veio a falecer, deixando o seu grande legado de mãe exemplar, acolhedora e de grande cristã. 

     Acreditamos que essa CASA LAR da Comarca de Bonfinópolis de Minas, caso seja acolhida a proposta de homenageá-la com o nome de "Casa Lar Maria de Lourdes - DONA LOURDES” será uma continuidade das boas ações que ela própria, mesmo sem muitos conhecimentos científicos, mas de muita humildade, fé em Deus e perseverança, conseguiu vivenciar e transmitir à sua família ao longo dos seus 79 anos de vida.
    Ressaltando que até nos instantes finais da sua existência, já no leito da Unidade Básica de Saúde de Bonfinópolis de Minas - MG, sendo acompanhada pela Doutora Regiane Maria de Carvalho, da enfermeira Afonsa de Souza Axchar e de alguns dos seus filhos, não reclamou um minuto sequer, não pediu a Deus para livrá-la da morte, soube bravamente aceitar a decisão soberana do Pai, demonstrando mais uma vez que era uma pessoa ACOLHEDORA, assim como propõe trabalhar essa instituição de acolhimento institucional CASA LAR.  

 

 
Autoria: Vanderlito D. Nunes de Souza   (13º filho)
Bonfinópolis de Minas – MG, 25 de Outubro de 2012.


Nota: Biografia apresentadada à Vereadora Fernanda Oliveira de Jesus Braga, Osmar Batista da Conceição,  Adilson Cardoso dos Santos (atual Presidente da Câmara), Antonio Carlos Brandão (atual Vereador e Vice-Prefeito eleito de Bonfinópolis de Minas - MG) para tramitação regimental na Câmara Municipal.


Foto: Mosaico Poeta e sua querida Mãe, Poeta com sua Mãe e 05 irmãos, Poeta com sua Mãe e as 07 irmãs, Casa-Sede da Fazenda Riacho da Raiz,  Pai e Mãe do Poeta e foto do Poeta com os 12 irmãos.