Roberto Tripoli

Quem é Tripoli?

Paulista nascido em 18 de setembro de 1954, publicitário, Roberto Tripoli desde muito jovem é apaixonado pela defesa do meio ambiente e de todas as formas de vida. Mas foi no início nos anos 80, ao trazer da Europa para o Brasil idéias e ideais dos nascentes movimentos “verdes”, que ele mergulhou de cabeça nessas lutas. Tripoli ajudou a fundar o Partido Verde no Brasil e entrou para a vida política escolhido pelos ecologistas, que perceberam a importância do movimento possuir representatividade no maior Parlamento do País, a Câmara Municipal de São Paulo.

Eleito pela primeira vez vereador do município de São Paulo em 1988, foi reeleito em 92, 96, 2000, 2004 e 2008. Em todos os mandatos, nunca abandonou seus ideais e lutas, mostrando-se profundamente fiel aos segmentos e movimentos que o elegeram. Exercendo seu sexto mandato, promoveu uma Comissão de Estudos sobre Animais, de fundamental importância, na maior Câmara Municipal do País, durante cinco meses de 2009. Este ano, Tripoli foi eleito presidente da Comissão Permanente de Finanças e, cotidianamente, continua atuando em ações e propostas voltadas ao ativismo ambiental, à proteção e defesa da vida animal, dos idosos, e lutando por uma São Paulo mais saudável e equilibrada para todas as formas de vida.

Roberto Tripoli sempre trabalhou em parceria com a sociedade civil organizada, lutando por uma cidade melhor, mais humana, onde todas as formas de vida sejam respeitadas e preservadas. Legislou sobre poluição do solo, aumento de áreas verdes, educação ambiental, proteção e preservação dos animais silvestres, controle populacional e propriedade responsável de animais domésticos, proibição da entrega de animais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para centros de ensino e pesquisa, além de estar sempre à frente de movimentos contra a caça, rodeios, farra do boi e touradas, animais em circos e pela humanização no trato dos animais abandonados. Recentemente, Tripoli conseguiu aprovar mais uma lei pioneira – a lei que regula o comércio de cães e gatos, um antigo anseio do movimento de defesa animal.

As principais leis de controle de ruídos da maior cidade do País são de autoria de Tripoli, que também ousou criar a Lei da Cidade Limpa, já copiada com sucesso por várias capitais, como Belo Horizonte e Recife, e a Capital do País, Brasília. Como parlamentar e cidadão, luta ainda pelos direitos das gestantes e bebês e pelo cumprimento integral das leis que garantem direitos aos idosos.

C U R R I C U L U M:

Nome: Roberto Tripoli

Data de Nascimento: 18/09/54 - São Paulo - SP

Profissão: Publicitário

Outras Atividades: Ambientalista Militante há 30 anos;

Fundador e Membro de Ongs (Organizações Não Governamentais); Vereador pelo Partido Verde, cumprindo seu 6º Mandato.

Formação Escolar: Publicidade

Publicações: “Animais Silvestres - Combata os Crimes dessa Natureza”; Revista Ecoando, Cartilha Educativa “Cães e Gatos – Posse Responsável”

Entidades a que é filiado: Greenpeace, Social Pró-Verde, SOS Mata Atlântica, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

Eleito Vereador em 1988; reeleito em 92, 96, 2000, 2004 e 2008.

[Autoria site: http://www.robertotripoli.com.br]

(Obs: O vereador Roberto Tripoli,tem um irmão na politica,Ricardo Tripoli do PSDB)