Jurista , jornalista e politico sergipano, nasceu no município de Laranjeiras em 30 de  novembro de 1850. Após obter o grau de bacharel pela Faculdade de Direito de Recife, exerceu o cargo de promotor da comarca de Laranjeiras e depois foi juiz municipal  e  de órfãos nos termos reunidos de Lagarto e Campos (atual minicipio de Tobias Barreto).
 Em 1875 foi transferido para o termo de Juiz de Fora, em Minas Gerais.  Em   1888 passou a residir no Rio de Janeiro onde passou a exercer com mais intensidade a  atividade de jornalista, chegando a ser diretor e redator-chefe do jornal "Cidade do Rio" na ausência de seu proprietário José do Patrocínio.  Como  político   Martinho Garcez chegou a governar Sergipe no triênio 1896-1899. No final do seu governo, que foi muito atribulado, realizou o famoso acordo Garcez-Olímpio, pelo qual apoiava Olímpio Campos  para Presidente do Estado ao mesmo tempo que este  sacerdote o apoiava para senador. Eleito para o Senado fez parte da Comissão de Legislação e da primeira comissão especial do Senado para rever o projeto do Código Civil votado pela Comissão dos Deputados. Como jurista foi um dos maiores que o Brasil conheceu. Escreveu importantes obras no campo do Direito, dentre as quais "Teoria Geral do Direito Segundo o Projeto do Código Civil Brasileiro" (1914) e "Manual do Processo Civil E Comercial" publicado en 1925.
Morreu no Rio de Janeiro em 1923.