CHIQUINHA GONZAGA, O NASCER DE UMA ESTRELA DA MÚSICA BRASILEIRA/CHIQUINHA GONZAGA,A PRIMEIRA COMPOSITORA E MAESTRINA

CHIQUINHA GONZAGA,O NASCER DE UMA ESTRELA DA MÚSICA BRASILEIRA

Francisca Edwirges das Neves Gonzaga, compositora, pianista, regente brasileira, nasceu em 17.10.1847 no Rio de Janeiro e desde o seu nascimento já tinha uma vida conturbada. Sua mãe, Rosa Maria de Lima, era uma negra que se engravidou de José Basileu Gonzaga, um militar bem sucedido, filho de uma família abastada que era contra o relacionamento de seus pais.

Algum tempo depois, João batista Basileu assumiu Chiquinha como sua filha legítima e casa - se com a sua mãe, de cuja união, nasceram mais três filhos. Chiquinha sempre foi tratada com pompas. Foi educada para tornar-se uma sinhazinha, mas nunca se rendeu ao estilo aristocrata do seu pai. Desde cedo já mostrava uma personalidade determinada, forte e inquieta. Foi alfabetizada em casa pelo Cônego Trindade contratado pelo seu pai para sua formação escolar. Paralelamente recebia uma educação musical ministrada pelo maestro Lobo, que lhe dava aulas de piano. Em 1958 durante uma festa de natal em família, ela mostrou pela primeira vez os seus dotes musicais.

Chiquinha casou-se aos 16 anos com Jacinto Ribeiro do Amaral, um rico proprietário de terras. Ganhou de presente de casamento do seu pai, um piano que passou a ter uma importância capital em sua vida, onde preenchia todos os momentos de lazer, tocando o piano. O excesso de zelo com o piano começou a provocar ciúmes no seu marido. Ainda com 16 anos, Chiquinha foi mãe pela primeira vez e algum tempo depois teve mais dois filhos.

Em 1865, durante a Guerra do Paraguai, Jacinto seu marido, fretou o seu navio mercante, o São Paulo , com a finalidade de transportar soldados e armas. Com a intenção de afastar Chiquinha do piano, Jacinto resolveu leva-la com ele na viagem. Chiquinha durante a travessia, conseguiu um violão e não se desgrudou mais dele. Isto foi a gota de água para Jacinto. Ele deu um ultimato para Chiquinha: Ou ele ou a música. Chiquinha escolheu a música e deixou o marido, mas, ao descobrir que estava grávida volta para ele e, assim que nasce o filho, o abandona de vez, sendo veementemente reprovada pela família. A partir da separação definitiva, Chiquinha mergulhou de corpo e alma no mundo musical boêmio. Foi assim que surgiu uma das maiores estrelas da música brasileira.

A vida de Chiquinha Gonzaga não foi muito fácil, passando por várias dificuldades em sua vida e ela transformou o seu piano, instrumento de diversão em instrumento de ganha pão. A ousadia de Chiquinha Gonzaga foi bastante condenada pela sociedade conservadora da época, mas, isto não impediu o espírito criativo dela de alçar voos mais altos. Uma grande audácia de Chiquinha Gonzaga foi introduzir a música popular brasileira nos salões da elite. Compôs sucessos como polcas (Gênero da época) “ Atraente” e o “Abre Alas”, a pedido do Cordão Carnavalesco Rosa de Ouro.

CHIQUINHA GONZAGA,A PRIMEIRA COMPOSITORA E MAESTRINA DO BRASIL

Chiquinha Gonzaga conforme os anais históricos, foi a primeira mulher a reger uma orquestra de porte no Brasil. Para sobreviver dava aulas de piano e se apresentava em festas domésticas com o conjunto Choro Carioca, tocando piano, e o seu primeiro sucesso só surgiu quando, aos 29 anos completos, compôs ” Atraente” um animado choro, mas foi com “ O Abre Alas ”uma marcha rancho feita para o carnaval em 1899 que a sua carreira ganhou prestigio.

Chiquinha se dedicou a musicar peças para o teatro de revista sofrendo com isso muitos preconceitos por parte da sociedade da época. Logo iniciou a sua carreira de maestrina com a revista “ A Corte na Roça”. A peça de teatro ”Forrobodó” que foi musicada por Chiquinha Gonzaga, apresentada em um bairro pobre do Rio de Janeiro, tornou-se o seu maior sucesso teatral e um dos maiores do teatro de revista do Brasil, atingindo 1500 apresentações. Preocupada com as questões dos direitos autorais, após encontrar em Berlim várias partituras suas reproduzidas sem autorização, ajuda a fundar a “SBAT” Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, da qual foi sócia e patrona onde ocupou a cadeira número 1.

A música “ Corta Jaca” da peça teatral” Zizinha Maxixe” outro grande sucesso de Chiquinha Gonzaga causou em 1914 um escândalo nas rotas elegantes do Rio de Janeiro, quando foi incluída em um sarau realizado no Palácio do Catete, pela esposa do Presidente Hermes Fonseca, Nair de Teffé que, ao executar ao violão o tango” Corta Jaca”, escandalizou a República.

Em 1899 Chiquinha iniciou um romance com o músico português, João Batista Fernandes Lages que vivia no Rio de Janeiro. Ela com 52 anos e ele com 16. Para driblar o moralismo da época, Chiquinha o registrou como filho. Em 1934, já aos 87 anos, Chiquinha Gonzaga escreveu a partitura da Opereta “ Maria”. Compôs músicas para 77 peças de teatro, sendo responsável por cerca de 2.000 composições.

Chiquinha Gonzaga foi a primeira grande compositora que o Brasil produziu. Aperfeiçoou sua técnica pianista com o maestro Artur Napoleão. Foi a primeira a escrever peças para o teatro musical e Operetas. A primeira a reger no Brasil a Orquestra do teatro Municipal do Rio de Janeiro e a banda da Polícia Militar. Promoveu concertos para angariar fundos para o movimento abolicionista e um concerto de 100 violões no Teatro São Pedro.

Aos 28 dias de fevereiro de 1935, em seu apartamento, na antevéspera do carnaval, Chiquinha Gonzaga falece deixando para a história da música popular brasileira um legado extraordinário. Em maio de 2012, A Presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei que institui o dia nacional da música popular brasileira, em 17 de outubro, data do nascimento de Chiquinha Gonzaga, a primeira compositora e maestrina de sucesso do Brasil.

Fonte de Pesquisa/Internet