José de Anchieta, Apóstolo do Brasil

Em 1534, nasceu nas ilhas Canárias. Sua família era abastada. Seu pai era um nobre basco, e sua mãe, judia conversa.


Em 1540, com 14 anos, foi para o Real Colégio das Artes, Coimbra, Portugual, onde estudou humanidades e filosofia.
 
Em 1551, foi aceito como noviço no colégio jesuíta da Universidade de Coimbra.
 
Em 1553, com 19 anos, fez seus primeiros votos, o que o despreocupou, porque fora acometido de uma doença orteoarticular e receava não poder continuar na Companhia de Jesus e, aconselhado pelos médicos, porque o clima seria bom para ele, veio para o Brasil, acompanhando a frota de Duarte da Costa, segundo governador-geral, nomeado pela Coroa.
 
Em 1554, depois de 65 dias de viagem, chegou a São Vicente, a primeira vila fundada no Brasil por martim Afonso de Sousa, onde teve seu primeiro contato com os índios. Ainda neste ano, com o jesuíta português Manuel da Nóbrega, subiu a serra do Mar, ao longo do rio Tietê, até o planalto chamado pelos índios de Piratininga. Lá os dois fundaram o Colégio São Paulo, que foi o núcleo da cidade de São Paulo e, em 25 de janeiro, no dia em que se celebra a conversão de São Paulo, celebrou-se a primeira missa.
 
De 1562 a 1564, ajudou a estabelecer a paz entre indígenas e portugueses, porque as tribos tinham formado uma aliança, que se tornou conhecida como Confederação dos Tamoios, que atacou São Vicente várias vezes. Anchieta teve grande participação nas negociações de paz, uma vez que aprendera muito bem a falar o tupi-guarani. Participou em missões de paz, tendo até se entregado como refém. Durante os cinco meses que ficou preso, escreveu o Poema à Virgem (algumas estrofes, conta-se, foram escritas nas areias da praia), que possui 5.732 versos.
 
Em 1565, aportou com Estácio de Sá na Baia de Guanabara, de onde seguiu para Salvador, na Bahia. Nesta cidade foi ordenado sacerdote.
 
Em 1567, voltou para São Vicente. No mesmo ano, com apenas 43 anos de idade, foi nomeado Provincial dos jesuítas no Brasil, cargo que ocupou durante 10 anos. Como Provincial, tinha como função supervisionar os colégios jesuítas, por isso viajou para Olinda, em Pernambuco, para Bahia, Reritiba (hoje Anchieta) no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santos e São Paulo.
 
Em 1597, morreu em Reritiba (atual Anchieta, ES).
 
Em resumo:
1) Importância de José de Anchieta
Fundou o Colégio de São Paulo, que foi o núcleo da cidade de São Paulo;
Ajudou a conciliar a paz entre indígenas e portugueses;
Foi ordenado padre em Salvador, na Bahia;
Auxiliou a expulsar os franceses do Rio de Janeiro;
Foi Provincial dos jesuítas no Brasil;
Fundou os povoados de Reritiba, hoje Anchieta, e Guaraparim, no Espírito Santo;
Foi beatificado em 22 de junho de 1980 pelo papa João Paulo II..
 
2)José de Anchieta: catequista
Protegeu os índios contra os portugueses;
Entregou-se como refém para conciliar indígenas e portugueses;
Fundou o Colégio de São Paulo;
Ensinou latim aos índios, aprendeu tupi-guarani com eles;
Escreveu teatro (autos) e poesia com a finalidade de ensinar. Usava o teatro e a poesia, tornando a aprendizagem um processo prazeroso.
 
3)José de Anchieta: escritor
Sua obra pode ser considerada como a primeira manifestação literária
no Brasil;
Foi gramático, poeta, teatrólogo e historiador;
Escreveu em quatro línguas: português, castelhano, latim, tupi;
Obra: cartas, sermões, poesias, a gramática da língua tupi-guarani e peças de teatro. É representante do teatro jesuítico no Brasil;
Poesia simples e didática.
 
 
Poema à Virgem
(excerto)

Minha alma, por que tu te abandonas ao profundo sono?
Por que no pesado sono, tão fundo ressonas?
Não te move a aflição dessa Mãe toda em pranto,
Que a morte tão cruel do FILHO chora tanto?


E cujas entranhas sofre e se consome de dor,
Ao ver, ali presente, as chagas que ELE padece?
Em qualquer parte que olha, vê JESUS,
Apresentado aos teus olhos cheios de sangue.


Olha como está prostrado diante da Face do PAI,
Todo o suor de sangue do seu corpo se esvai.
Olha, a multidão se comporta como ELE se ladrão fosse,
Pisam-NO e amarram as mãos presas ao pescoço.


Olha, diante de Anás, como um cruel soldado
O esbofeteia forte, com punho bem cerrado.
Vê como diante Caifás, em humildes meneios,
Aguenta mil opróbrios, socos e escarros feios.



Referências
http://www.infoescola.com/biografias/jose-de-anchieta/
http://educacao.uol.com.br/biografias/jose-de-anchieta.jhtm
http://www.e-biografias.net/jose_anchieta/
www.sampa.art.br
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/padre-jose-de-anchieta/padre-jose-de-anchieta.php
http://apostoladosagradoscoracoes.angelfire.com/poevir.html
 

Imagem: Google

Respeite os direitos autorais