...POBREZA com sabor de BEM-ESTAR...

.......SAUDADE QUE ME FAZ VOLTAR AO PASSADO.......

INFÂNCIA e ADOLESCÊNCIA no seio de uma pobreza "RICA" ...

...Meu pai analfabeto,não consegui memorizar os sinais gráficos A,B,C para ele era um não entender...Minha mãe,semi-analfabeta,mas muito culta nos detalhes,admirava e agradecia a DEUS até pelas nervuras das folhas e pelos chiados dos grilos,pois morávamos na roça,onde esses detalhes a natureza sempre nos oferecia...Às vezes meu pai reunia os filhos para mostrar e agradecer a DEUS por tanta beleza das plantas e de nós seus filhos ! Costumava dizer que éramos diamantes...O AMOR era o complemento dos dois e receber esse amor era o nosso habitual...Entendíamos pouco , e sempre umas perguntas...Meu pai porque a gente é pobre? nossa casa é tão feia!A resposta quase já a tínhamos decorada..."AS estrela todas brilha du mermo jeito?Pois é

********************************

nois é aquela estrela que brilha menu mais esta

sempra acesa."..

Ele tinha uma quintada ou quiósque (como era chamado )onde vender FIADO era comum...Como ele não sabia escrever, mas bom no desenho,as anotações dos fiados eram feitas em códigos...HOMENS eram folhas ,MULHERES flores ...CRIATIVIDADE e senso de HUMOR não lhe faltava...Reunia seus filhos (10) para rezar e para as tarefas da roça: capinar,plantar e colher, tarefas que sobrava para os mais velhos...(olha eu aliKKK)Plantava explicava, colhia explicava,comparava a roça com a nossa vida...

...Quando ia para roça sozinho,quando voltava era festa! Corríamos ao seu encontro um com seus rotos chinelos outro com uma toalha, um tomava o machado ou a enxada !FESTA , AQUILO ERA DEMAIS!

minha mãe já o esperava com um cafézinho e "CUSCUS" seu prato predileto...

O Temor de DEUS nos foi passado de uma forma não de medo mas de agradecimento...Dizia sempre"MORRER É QUINEM VIVER." (E para ele foi ) SEU enterro se deu entre as músicas que ele gostava entre elas.."ABRE A PORTA MARIQUINHA " de SANDE JÚNIOR...Cantada por seis filhos presenteS..

..COM 96 ANOS BEM LÚCIDO se foi o pai que ensinou a seus filhos um modo lindo de vIVER, homem que respeitou o limite de seu cérebro,que não conseguiu ler,mas se tornou AUTODIDATA DO AMOR... ... NA ...SAUDADE DE MEUS PAIS ,minhas lágrimas têm o hábito de sorrir!

como AGORA!

10/7/2013

ZORA
Enviado por ZORA em 10/07/2013
Código do texto: T4380920
Classificação de conteúdo: seguro