Maria Louca

A vida

Uma passagem, viagem, onde de tempos em tempos nos encontramos no mesmo porto, espaço_promovendo seus encontros, reencontros e desencontros, onde nos apegamos ou desapegamos com alegria ou tristeza definitivos naqueles curtos espaços de tempo onde há o reconhecimento do muito ou nada que há em comum entre nós_nem mesmo os sofrimentos que são tão diferentemente vividos e suportados. Dou-me conta, evidentemente quando encontro_e como os caminhos são curtos e o mundo pequeno!_pessoas boas e inteligentes, amigos que não perdoei de haverem sido noutros tempos perspicazes adivinhos, com suas verdades. Passasse o tempo e casualmente se encontra, tenta-se ser casual mas, percebe-se o exame, sabe-se estarem bem a par das coisas, não contenho a amargura e francamente falo (deveria falar): Estou mudada tens razão, não me pareço em nada com aquela moça que em outros tempos conversou, compreendo que vê em mim uma ferida escondida. Sou linda de outra forma agora. Minhas buscas, o que passou, não importam, perdi a pureza. A humanidade me enoja, não tanto quanto eu própria. E isso nos dá uma lição. Que desabamento! A história através do espaço e do tempo. Multidões nascem, sofrem e morrem. E nesse turbilhão de pó que desaparece eis o que sobra: pedras insensíveis de um futuro enganoso? Dá o que pensar... A arrogância das pessoas que pensam que o dinheiro as faz melhores ou piores que as outras. Loucas! Cegas, isso que as move a pensar somente em si, isso que as leva as aniquilarem-se, seja como for, álcool, drogas, imoralidade... Isso que leva ao embrutecimento, desprezo de tudo e todos?

O amor em primeiro lugar é coisa que não há são só boatos... o prazer, sim... ao fundo do poço, chega rápido ao fim. A arte? Onde ela está? O talento? Talvez eu o tenha tido, há muito tempo. E depois... era preciso comer, vestir, dormir... está vendo? Tive que tocar a musica da banda... uma falida da vida... nem mesmo filhos, uma inútil. O verdadeiro sentido encontro em Deus. Com Ele rio-me de tudo, mas não se pode encontrar Nele por enquanto a calma procurada, não há paz! Que seguras que são fazem-me resistir a tornar-me presa fácil da completa insensibilidade humana.

G.B.S.D

De: Maria Louca para Lia elemental