COFRAG, MINHA HISTÓRIA

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

Se você quer um pedacinho do Paraíso, acredite em Deus. Mas se você quer conquistar o mundo, acredite em você porque Deus já te deu tudo o que você precisa para você vencer.

Augusto Branco

O trabalho didático e pedagógico desenvolvido no COFRAG - COLÉGIO FRANCISCO AGUIAR, fundado em 5 de janeiro de 1964, vai completar 50 anos em 2014, centenas e mais centenas de jovens de ambos os sexos já estudaram aqui, dentre os quais, por exemplo, Marinalva e Inêz Melo Rodrigues de Souza (Licenciadas em Letras); estudou Moza filho de Zeca Novato; Gilvandro Inácio dos Anjos (Contador, ex-vereador e ex-vice prefeito de Santa Rita); Maria das Neves, professora e diretora do Colégio Ministro José Américo de Almeida; Antônio de Brito Isidio ( Contador e Fiscal do Fisco Municipal); Paulo Martins (atual vereador); Jeronimo Soares da Silva (advogado militante); dentre inúmeros outros profissionais militantes nas mais diversas áreas do saber e do conhecimento cientifico. Fazemos o trabalho de educar e instruir durante todo esse tempo com amor, que por analogia a Albert Einstein nos ensina que “se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor... Lembre-se. Se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo”. De modo que 50 anos praticamente já se passaram pelo “COFRAG, minha vida”, sendo escrita através dos sucessos e triunfos de seus alunos de ambos os sexos, como também sendo escrita igualmente pelos insucessos de seus ambos de ambos os sexos sem projeto de vida familiar, pessoal e profissional. Parte deste sonho já foi cantado em versos e prosas, como por exemplo, em “Santa Rita (re) contada em fatos e fotos: do engenho à emancipação”, de autoria de João Ribeiro Filho (2012), p. 73/75².

Não é por acaso que o COFRAG é o que é na atualidade, pois, “o entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas”, ex-vi o pensamento de Napoleão Bonaparte. E desse modo, uma criança com menos de doze anos de idade, sonhou em 1964, fundou uma escola e vive com ela todos os dias de sua vida até aqui. Os obstáculos foram e são inúmeros em todos os sentidos, porém, contou com ajuda e compreensão de seus genitores: Sebastião José de Aguiar e Maria do Carmo Melo Aguiar, apenas e sempre, ambos repousam na eternidade, cientes de que a obra sonhada por seu filho continua a provocar a continuidade de um grande debate na terrinha que tanto amaram em vida, onde a educação é o foco de todo disse me disse, para reescrever o homem da atualidade de Santa Rita para o mundo em termos de sabedoria acadêmica, onde “para cultivar a sabedoria, é preciso força interior. Sem crescimento interno, é difícil conquistar a autoconfiança e a coragem necessárias. Sem elas, a nossa vida se complica. O impossível torna-se possível com a força de vontade”, no enfoque de Dalai Lama, o que serviu e serve ainda na atualidade de norte para o planejamento de cada atividade presente e futuro desta casa de ensino. Os seus algozes sempre foram muitos e continuam sendo ainda na atualidade, tudo porque o lema central desta escola é ensinar, ensinar e ensinar e nunca enganar pais e alunos através do forjamento de notas e bons resultados nos boletins de alunos que não lutaram e ou não conquistaram tal honraria conceitual em termos de aprovação e promoção escolar.

É um colégio que tem princípios sociológicos e filosóficos próprio, não dependente de orientação de terceiros via compra de metodologia importada do sul do país ou do exterior, levando-se em consideração de seu corpo docente é constituído por professores: graduados e pós-graduados com cursos de licenciaturas para cada disciplina do magistério do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além de cursos de especialização, mestrado e doutorado reconhecidos pelo MEC. O COFRAG é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação da Paraíba, tem biblioteca, laboratório infolinguistico, brinquedoteca; ginásio poliesportivo;acompanhamento didático e psicopedagógico; gincana cultural, jogos internos, eventos culturais e aulas de campo com passeios/aulas para os monumentos históricos e geográficos diversos. É dirigido e coordenado por professores portadores de mestrados e doutorados. Nunca deixou de ser uma escola recomendada pelo MEC e demais órgãos da educação, desde sua fundação. Tanto é assim, que por exemplo, todos os anos tem aproveitamento acima da média nacional quando da realização do ENEM - EXAME NACIONAL DE MÉDIO, como por exemplo, veja a posição do trabalho realizado pelo COFRAG - COLÉGIO DR FRANCISCO AGUIAR que obteve a taxa de 60% de participação no ENEM/2011 segundo o MEC, tendo ainda a média da redação: 485.00 e média total: 467.97, pode conferir no link: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/enem/2012-11-22/enem-por-escola-2011-ranking.html , e até porque o grande Cícero, o do Império Romano, enfocava que “não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la”. E isso os alunos que estudam e os que já estudaram no COFRAG, foram orientados neste sentido para o enfrentamento da vida presente e futura.

Assim sendo, o COFRAG orgulha-se de ser uma escola que tem luz própria e para ser grande e completar 50 anos de fundação plena, não precisa denegrir os seus concorrentes de Santa Rita e cidades vizinhas. É uma escola muito jovem e prepara-se para continuar por mais 50 anos dando asas aos seus discentes para conquistar o universo em termos de conhecimentos científicos. Nunca o COFRAG precisou e muito menos vai precisar desfazer de seus concorrentes para ser a escola que é e continuará sendo referência da Educação Básica, sempre em nossa cidade, tudo porque “Conquistar não é suficiente. É preciso saber seduzir”, na visão de Voltaire.

O COFRAG convida V.Sª., para conhecer seus ex-alunos e suas trajetórias durante o ano de 2014, quando da realização das comemorações de suas boas de ouro. Obrigado pela atenção e Para Maior Glória de Deus, o COFRAG, que já foi COFRAG – COLÉGIO TÉCNICO NORMAL FRANCISCO AGUIAR, sua diretoria, seus professores e seus alunos deseja-lhes o sucesso futuro de hoje que já é presente em suas vidas acadêmicas. E a história continua...

.................................................

¹Membro da Academia de Letras do Brasil <www.academialetrasbrasil.org.br> e Academia Paraibana de Poesia.

²Santa Rita (re) contada em fatos e fotos: do engenho à emancipação. João Pessoa: Sal da Terra, 2012. CDU: 94(813.3) e ISBN 978-85-8043-178-0.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 18/10/2013
Código do texto: T4531565
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.