A ORIGEM DA FUNDAÇÃO DE SANTA RITA

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

"A essência do homem é pensar". Por isso dizia: "Sou uma coisa que pensa, isto é, que dúvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente". Logo quem pensa é consciente de sua existência: "penso, logo existo."

Descartes (1596/1650)

A nossa História da Paraíba enfoca a colonização e implantação da Capitania da Paraíba, teve inicio à margem esquerda do Rio Samuraguai (segundo o escritor Hernani Donato, em sua obra denominada de Dicionários das Batalhas Brasileiras, 2ª edição, São Paulo: Ibrasa, 1996, 553 páginas), posteriormente chamado de São Domingos, e atualmente de Rio Paraíba, que significa em tupy Guarany, rio ruim, em terras habitadas pelos índios potiguaras, atualmente conhecida por Forte Velho, portanto, em terra do atual município de Santa Rita, assim sendo, o colonizador Martin Leitão, logo após fundou a sede da Capitania Nossa Senhora das Neves em 05 de agosto de 1585 ( atual João Pessoa). De modo que antes de retornar a Portugal, fundou também o 2° (segundo) núcleo de povoamento mais antigo da Capitania da Paraíba, através da construção naquele período inicial de nossa colonização do Forte e da Capela de São Sebastião, bem como do Engenho Del Rey (Eng° Tibiri, na localidade de igual nome) em 1587 na várzea do Rio Paraíba, às margens do Rio Tibiri e cujas terras era pertencente a aldeia dos índios da tribo “Tibiris”, cujo termo em tupy Guarany significa: terras altas. A referida tribo Tibiri era chefiada pelo indio Assento de Pássaro, amigo e aliado de Martin Leitão, fundador da Capitania da Paraíba. O engenho Tibiri pertencia a coroa portuguesa e fabricava o açúcar e seus derivados, cuja produção abastecia a corte portuguesa e outros países seus vizinhos na Europa, além das Capitanias de Itamaracá e Pernambuco. Portanto, estes são os marcos históricos primitivos da fundação do atual município de Santa Rita¹. O termo “Tibir-y” ou “Tibi-r-y”, é uma palavra de origem tupi Guarany por excelência e assim sendo o referido topônimo “Tibiri”, quer dizer não somente “terras altas” na realidade do termo e na história local de Santa Rita, porém, tem um sentido mais universal que em português significa “rio do sepultado” e ou “da sepultura”, ex-vi o livro História do Brasil², publicado em 1626, escrito pelo historiador Frei Vicente do Salvador.

Em síntese, o povoamento continuava crescendo e até que em 1774 foi fundado o engenho Cumbe, que em 1920 transformou-se na Usina Santa Rita, atualmente extinta. E até porque somente em 1776, os frades italianos que assistiam a população local com a fé católica construíram a capela em devoção a Santa Rita de Cássia, local de peregrinação e pagamento de promessas, daí surgiu o comércio da referida vila. E finalmente, em 19 de março de 1890, através do Decreto nº 10, assinada pelo Governador (Presidente) Venâncio Neiva, Santa Rita adquiriu sua emancipação política e cuja administração foi entregue ao Presidente (cargo equivalente ao prefeito atualmente) do Conselho Municipal de Intendência na pessoa de Antônio Gomes Cordeiro de Melo.

Referências

¹ AGUIAR, Francisco de Paula Melo Aguiar. Santa Rita, Sua História, Sua Gente. Campina Grande: Gráfica Júlio Costa, 1985.

² PEREIRA DA COSTA et Alii (1904). As etimologias indígenas de Elias Herckmans. Revista do Instituto Arquiológico e Geográfica Pernambucano: <http://www.archive.org/stream/revistadoinstit05perngoog#page/n46/mode/2up> . Página visitada em: 23/10/2013.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 23/10/2013
Reeditado em 12/10/2015
Código do texto: T4538864
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.