Biografia Que Foi Avaliada Para A Conquista Do Troféu Destaque 2013 .

Maria Alves Lamanna nasceu no pequeno Povoado de São Pedro do Taguá ,Zona Rural da cidade de Rio Preto- MG.

Lugar que viveu os primeiros vinte e seis anos de vida.

Filha de família pobre e de muitas carências.

Sendo a maior carência a falta de oportunidade de estudo.

Para não esquecer o que aprendeu até a conclusão da quarta série , se propôs a ser merendeira da escola que estudou. ( Dos doze aos dezessete , foi Voluntária )

Ao completar 19 anos, passou a ser merendeira da escola.

( Trabalho remunerado por um salário do Estado de Minas Gerais. )

Aos vinte e três anos, perdeu a mãe.

Paralelo ao trabalho de merendeira, teve que cuidar do pai,que ficou doente.

Se casa aos 29 anos. Devido ao problema cardíaco do marido , deixou o Estado, e ficou como cabeleireira ,na sala da sua casa.

Ficou viúva aos trinta e cinco anos.

E caminhou sozinha por quase quatro anos.

Viveu uma união estável durante dezesseis anos !

Na data de 11 / 11 / 2002 , escreveu seu primeiro poema.

( "Trilhando Caminhos " ).

No mês citado, escreveu sua primeira peça teatral e criou o " Grupo Teatral Terapia do Riso ".

A realidade sendo o reverso para uma vida em ficção.

Com o poema, " Trilhando Caminhos ", veio a conquista de dois títulos. Um no Rio de Janeiro- RJ , e um em São Fidélis . Est. do Rio.

Com as poesias,conquistou muitos títulos, troféus e medalhas.

Mas junto, veio o tormento e a vontade de fazer algo pelas crianças. A partir do ano de 2002, uma pergunta não se calava...

"Poesia, o que você quer ? "

A resposta veio !

" Poesia, pra que te quero ? "

E assim, vem sendo feito o trabalho com as crianças do pequeno Povoado de São Pedro do Taguá .

Um trabalho de incentivo à leitura...

Um trabalho voluntário.

Mas a leitura ajudou tanto as crianças, que hoje já existe no interior da Biblioteca, poetas,trovadores e bons leitores.

Com destaque para o pequeno "Iago Costa ", que foi descoberto como um poeta nato.

E a cada segundo Sábado de cada mês ,vem sendo feito um sarau na cidade de Rio Preto. - MG.

Sarau que passou a ser vinculado ao Portal do Poeta Brasileiro.

Que também é um trabalho voluntário e tem como meta principal , o reconhecimento do poeta vivo.

Para o trabalho com as crianças, vários métodos foram desenvolvidos para o incentivo à leitura.

Abóbora virou violão, madeira e raiz, se transformou em esculturas, poesia e muito amor.

Atriz, roteirista, escritora , poeta, compositora e escultora.

Membro efetivo da Academia Nacional De Letras do Portal do Poeta Brasileiro -Cadeira 20

Membro Correspondente da Academia de Letras da Manchester Mineira da cidade de Juiz de Fora - MG

..............................................................................................

Aqui, deixo uma ressalva ! A casa que foi comprada por meu pai , na data de 27 de Novembro de 1942, moravam meus avós paternos.

E eu, nasci no pequeno povoado de São Luiz, que fica a dois quilômetros do povoado de São Pedro do Taguá !

Trabalhei na Escola Estadual de São Luiz.

Mas durante o período de vida na Zona Rural, eu morei também, no povoado de São Pedro do Taguá !

Época em que cuidei da minha avó .

As missas e festas... só no povoado de São Pedro.

Maria Alves Lamanna.

Rio Preto - MG

Maria Lamanna
Enviado por Maria Lamanna em 28/12/2013
Reeditado em 06/05/2018
Código do texto: T4627906
Classificação de conteúdo: seguro