Norbert Elias - Vida e obra Resumida

Nobert Elias era judeu-alemão, nascido em 1897 na cidade de Breslau, Amsterdã. Formou-se em medicina, filosofia, e psicologia nas universidades de Breslau e Heidelberg. Logo após trabalhou com Mannheim em Frankfurt.

Durante o regime nazista na Alemanha em 1933 exilou-se na França e depois para a Grã Bretanha, onde foi professor de Sociologia. na Universidade de Leicester (1945-62). Também exerceu função de docente em Gana (1962-4) e depois trabalhou no Zentrum fur Interdisziplinare Forschung em Biefeld (Alemanha).

Desenvolveu uma abordagem que deu o nome de "sociologia figuracional", a qual examinou o surgimento de configurações sociais como consequências não-premeditadas da interação social no qual foi retratada em seu livro: O que é sociologia ? escrito em 1970. Suas obras se difundiram pela Europa, em especial na França, local que ficou conhecido como sociólogo do processo civilizador e da vida da corte.

Sua obra que ficou mais conhecida é Processo Civilizador (2 volumes, de 1939), no qual analisa os efeitos da formação dos estados na Europa, sobre os estilos de vida individuais (habitus), a personalidades e moralidades.

Fonte:

OUTHWAITE, W; BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Ed.Jorge Zahar, 1996.

COSTA, Cristina. Sociologia – Introdução à Ciência da Sociedade. São Paulo: Moderna.

Inã Cândido
Enviado por Inã Cândido em 22/02/2014
Reeditado em 04/05/2020
Código do texto: T4701618
Classificação de conteúdo: seguro