MEMORIAL DESCRITIVO

Olá amigos poetas, poetisas, escritores de todos os gêneros literários e leitores, de uma maneira geral.

Aqui, na verdade não é uma biografia, é apenas um memorial descritivo que fiz sobre minha trajetória acadêmica.

Acredito que é uma forma de incentivar outras pessoas a continuarem estudando também.

Abraços a todos e espero que gostem.

MEMORIAL DESCRITIVO

Aires José Pereira

A CONTINGÊNCIA DO MEMORIAL

Este memorial descritivo tem como objetivo apresentar a minha trajetória acadêmica até a presente data. Para elaborá-lo, levei em conta as condições, situações e contingências que envolveram o desenvolvimento dos meus trabalhos aqui expostos.

No decorrer de sua elaboração, procuro destacar os elementos correlacionados com o tema que desenvolvi nos meus estudos de doutorado. Além, de considerar este memorial um trabalho autoavaliativo, assim como, penso ser ele um instrumento confessional das minhas possibilidades de concretizar o meu desejo de cumprir mais uma etapa intelectual de minha vida.

Em relação a minha formação, sou Graduado em Geografia (licenciatura Plena) em 15 de maio de 1992 no CUR/UFMT. Ingressei no curso em 1988, logo após ter concluído o Ensino Fundamental e Médio em apenas um ano e pouco, uma vez que havia feito supletivo. Isto, com certeza, foi o meu maior desafio desde quando voltei a estudar, pois tive que superar muitas deficiências durante a graduação. A minha grande sorte foi que, no início de 1987 eu chegava a Rondonópolis para começar teoricamente a 5ª Série (hoje 6º ano) e, em 19 de setembro de 1988 já começava a dar aulas para a 8ª série (hoje nono ano). Foi ótimo porque o que eu aprendia na UFMT já colocava em prática em sala de aula. Foi um excelente aprendizado.

Tenho Especialização Latu Sensu em Geografia no CUR/UFMT em 1995, sob orientação do professor Jorge Luiz Gomes Monteiro, com o seguinte tema: “Expansão Urbana de Tangará da Serra – MT”. A referida pós-graduação serviu muito em minha carreira acadêmica, pois foi a partir dela que realmente me inseri no campo da pesquisa, mesmo porque em minha graduação não exigiu TCC. A exigência foi o relatório de estágio. Portanto, a partir da pós foi que me familiarizei cada vez mais com a pesquisa.

A familiarização com a pesquisa, por assim dizer, foi muito importante para minha formação acadêmica que, em 1996 ingressei no Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, com Área de concentração em Planejamento Urbano, na FAU-UNB, sob orientação do professor Frank Iaglot Svensson. O título da dissertação foi: “Urbanização na Fronteira Agrícola de Mato Grosso; o caso de Tangará da Serra”. Os professores que fizeram parte da banca Examinadora, além do professor orientador, foram: Prof. Dr. Benny Schvasberg e a Profa Drª. Yara Vicentini.

Em minha dissertação desenvolvi uma análise sobre a expansão desmedida do perímetro urbano de Tangará da Serra – MT, questionando quem é que se beneficia dessa expansão. Dentro desse propósito, o processo socioeconômico, político e histórico de fronteira agrícola no Brasil e no Centro-Oeste foi levado em consideração para se analisar a expansão desordenada do perímetro urbano da cidade. Ainda neste contexto foram questionadas as políticas dirigidas direta ou indiretamente pelo Estado para a efetivação das cidades de Fronteira Agrícola.

Já em 23 de abril de 2013 defendi meu doutorado na Universidade Federal de Uberlândia pelo DINTER - UFU/UFT, desenvolvendo o tema: “A Paisagem Urbana de Uma Cidade Média: um estudo sobre Araguaína – TO”, onde trabalhei com a paisagem da referida cidade demonstrando que ela (paisagem urbana) tem muito a ver com o seu processo histórico e cultural, uma vez que a mesma se assenta numa área de fronteira pecuarista, além de ter sido o entreposto entre os lugares de origem e destinos de garimpeiros que vinham do nordeste para garimpar em terras goianas.

Araguaína é considerada uma das maiores cidades do estado do Tocantins. Localiza-se a 63 km da capital Palmas, fazendo divisa com o Maranhão, Piauí e Bahia. Possui mais de 150 mil habitantes, mas padece da falta de Planejamento Urbano e ausência de políticas públicas que visem minorar seus problemas socioambientais que aumentam a cada dia.

A sua paisagem é reflexo condicionado e condicionante da cultura, política, economia, etc., que a envolvem cotidianamente. Desta forma, a tese busca a compreensão de como tudo isto se corporificou ao longo do processo histórico e da produção de seu espaço geográfico.

Ao longo de minha experiência profissional, enquanto educador, fui professor substituto do curso de Geografia no Campus Universitário de Rondonópolis e ministrei as seguintes disciplinas: Estudos Amazônicos, Geografia Humana I, II e III, Geografia Regional I, II e III, Organização e Produção do Espaço Geográfico, Didática IV e Prática e Ensino da Geografia I.

Também trabalhei no Instituto Tangaraense de Educação e Cultura – ITEC, de 2000 a 2004, ministrando as seguintes disciplinas: Introdução à Sociologia, Sociologia da Educação I, Sociologia da Educação II, Pesquisa Educacional I e Pesquisa Educacional II.

No curso de Geografia da UFT – Campus Universitário de Araguaína (que atuo desde o segundo semestre de 2004) tenho experiência atuando nas seguintes disciplinas: Geografia Regional e Espaço Mundial (disciplina objeto de meu concurso), Geografia Urbana, Geografia da Amazônia, Filosofia da Educação, Seminário Temático III, Práticas em Estudos Temáticos de Geografia. Já no Curso de Geografia do PARFOR ministrei as disciplinas: Filosofia da Educação, Metodologia Científica, Sociologia da Educação. Geografia Regional do Brasil e Geografia Regional e Espaço Mundial.

Também já ministrei 04 disciplinas em pós-graduação na UFT – Campus de Araguaína, aumentando assim a diversificação da experiência do magistério e, consequentemente, aprendendo um pouco mais com a referida modalidade de ensino.

Além de ter trabalhado no Ensino superior, também já atuei no Ensino Básico, como por exemplo, na Escola Estadual Elizabeth de Freitas Magalhães no ano de 1989. Na referida instituição de ensino ministrei as seguintes disciplinas no Ensino Médio: Geografia e Ensino Religioso. Já no ensino fundamental tive a experiência de trabalhar com as disciplinas: Geografia, Ensino Religioso e Educação Artística.

Já na Escola Estadual “29 de Novembro” no ano de 1995 ministrei as disciplinas: Filosofia e História no ensino Médio e de 2000 a 2004 ministrei a disciplina Geografia também no ensino médio. Também ministrei aulas na Escola Municipal Rosalino Antonio da Silva de 1989 a 1992 onde pude ter experiência marcante nas séries iniciais do ensino fundamental ministrando as disciplinas: Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Educação Artística, Ciências Físicas e Biológicas e Educação Física. Na mesma instituição de ensino, nos anos de 1997 e 1998, tive a oportunidade de ministrar, também no ensino fundamental, desta feita, da antiga 5ª a 8ª séries (atualmente, do 6º ao 9º ano), as disciplinas: Língua Inglesa, Ciências Físicas e Biológicas, Ensino Religioso e Educação Artística.

Tive oportunidade (aliás, foi aqui que comecei minha vida no magistério) de dar aulas na Escola Estadual Joaquim Nunes Rocha, em Rondonópolis no ano de 1988 ministrando as disciplinas: Geografia e Ensino Religioso no ensino fundamental na antiga 5ª a 8ª séries (atualmente denominados de 6º ao 9º ano).

Atuei também na Escola Municipal Dom Bosco em Tangará da Serra em 2001 e 2002 no ensino fundamental ministrando a disciplina Geografia

Também atuei na Escola Municipal José Antonio da Silva, em Rondonópolis nas séries iniciais do ensino fundamental ministrando aulas nas disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Educação Artística, Ciências Físicas e Biológicas e Educação Física no ano de 1992.

Já, em relação à pesquisa, atualmente estou trabalhando com: “Arborização da Praça do residencial Jardim das Flores na cidade de Araguaína – TO”. É um projeto que busca conscientizar os alunos da Escola Domingos de Sousa Lemos sobre a necessidade de conservar e preservar o meio ambiente, principalmente por meio da arborização da Praça do Residencial Jardim das Flores na cidade de Araguaína – TO, pois a mesma foi entregue aos moradores com árvores plantadas em sua volta, mas as crianças as “quebraram” ou as “arrancaram”, por não terem uma consciência ecológica. Portanto, há a necessidade de se trabalhar projetos que visem essa conscientização. É um projeto que ainda está em andamento.

Outro projeto é minha tese de Doutorado que defendi na UFU no dia 23 de abril de 2013. Em linhas gerais, o projeto busca identificar as principais razões históricas e culturais das particularidades das paisagens urbanas de Araguaína – TO, pois discute a teoria associada à prática sobre a forma da produção do espaço urbano araguainense, levando em consideração as fossas negras nas calçadas, a falta de saneamento básico, os muros altos da cidade, a invasão do espaço público para o uso privado, etc. É claro, essas observações estão sendo feitas pelos próprios moradores que têm a oportunidade de se expressar por meio do questionário que está sendo aplicado. Por isto, teoria associada à prática, pois as falas dos entrevistados serão “confrontadas” com as teorias sobre a categoria paisagem.

Em relação aos prêmios e títulos, tive o privilégio de ser paraninfo das turmas de Geografia formada em agosto de 201, e na turma de Geografia de 2012 e na de 2013. Fui homenageado com Nome de Turma das turmas de 2009, 2008 e 2007. Recebi homenagem de Professor de Aula da Saudade das turmas de 2007, 2004/1 e 2004/2. Em 2006 tive o privilégio de me efetivar na Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense, na cadeira 22, tendo como Patrono: Mário Quintana. Em dez de dezembro de 2003 tive a honra, juntamente com meus amigos Sebastião de Assis Carvalho e Elias da Silva, de me tornar “imortal” ao ter nosso Hino Oficializado em Rondonópolis, depois de participarmos de um concurso aberto ao público. Em 2002 e 2001 participei e me classifiquei em terceiro lugar do Concurso de Poesia falada de Tangará da Serra, evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura daquela cidade.

Em relação às publicações científicas e poéticas, também tenho dado minha contribuição acadêmica, pois já publiquei 12 capítulos de livro nos últimos anos, sendo alguns deles em coautoria com meus alunos de graduação e pós-graduação. Geralmente peço, como parte do processo avaliativo da disciplina Geografia Regional e Espaço Mundial que os acadêmicos façam artigos. Alguns conseguem fazer bons artigos em grupo e os publicamos em eventos, revistas e livros. É uma atividade árdua, mas gratificante, pois colocamos nossos acadêmicos para produzirem seus próprios trabalhos e quando eles precisam elaborar seus TCCs, já têm experiência na pesquisa. Nesse processo de confecção de artigos, por parte dos acadêmicos, sempre os acompanho dando-lhes o suporte necessário tanto técnico, teórico e empiricamente, para que os artigos tenham condições de publicações posteriormente em eventos e revistas científicas da área.

Em jornais tais como: “A Tribuna” de Rondonópolis (tanto no impresso, como no on-line), no “Jornal de Hoje”, também de Rondonópolis, no Jornal “Folha do Centro-Oeste” e no Jornal “Diário da Serra”, de Tangará da Serra, já publiquei mais de 500 poesias e uns 50 artigos. Os artigos geralmente tratando de problemas sociais urbanos de Rondonópolis e/ou Tangará da Serra. Já os temas das poesias são os mais variados possíveis. São poesias que abordam problemas sociais, amor, alegria, tristeza, cotidiano, enfim, os sentimentos mais profundos dos seres humanos dotados desta ou daquela cultura que é manifestada em forma de verso. A poesia também expressa conhecimento acerca de uma dada realidade com requinte de cultura popular, erudita, de massa ou vulgar mesmo. Portanto, a poesia não tem limites e não limita o pensamento humano. Ah, agora também estou no “Recanto das Letras” publicando meus trabalhos literários e com uma aceitação muito boa.

Em relação aos artigos científicos, já publiquei vários nas Revistas “INTERGEO” do Curso de Geografia do Campus Universitário de Rondonópolis – UFMT, “Revista Mato-grossense de Geografia” do curso de Geografia do Campus de Cuiabá – UFMT, Revista “Coletâneas de Nosso Tempo” do Curso de História do Campus Universitário de Rondonópolis, Revista “Produção Acadêmica” do NURBA do curso de Geografia do Campus de Porto Nacional – UFT, da Revista “ITEC-Ciência” do Instituto Tangaraense de Educação e Cultura, na Revista Observatorium, também na Revista Tocantinense de Geografia. Os referidos artigos geralmente discutindo problemas urbanos e educacionais. Mesmo porque não consigo separar a Geografia da Educação. Acredito que ambas caminham juntas ou deveriam caminhar. Os artigos, sem dúvida alguma, são produções que ajudam a pensar a produção do espaço geográfico social e ambientalmente mais justa, como afirmo em uma frase que criei recentemente.

Em se tratando de poesias, propriamente ditas, em 1992 publiquei meu primeiro livro intitulado “Refúgio” que foi lançado em Rondonópolis e Cuiabá. Em 1993 lancei o livro “De Volta” em Rondonópolis. Em 1994 lancei o livro “Pedaços de Mim” em Rondonópolis. Em 1999 lancei o livro “Êxtase de Dor” em Tangará da Serra. Em 2000 lancei o livro “Cores do Amor” em Tangará da Serra. Já em 2008 lancei o livro de literatura infantil, Sonhos de Criança, em Araguaína – TO. Todos os livros são carregados de sentimentos captados no cotidiano das pessoas comuns e transformados em arte poética. Além desses livros que já foram publicados, possuo mais ou menos uns 25 a 30 livros inéditos de poesias de umas cem páginas cada um.

Já no que diz respeito a edições de livros na área geográfica, em 2000 publiquei minha dissertação de mestrado que discute a expansão desmedida do perímetro urbano de Tangará da Serra – MT questionando quem é que se beneficia dela, sob o título “Tangará da Serra: Nova Fronteira Agrícola e Sua Urbanização”. Dentro desse propósito, o processo socioeconômico, político e histórico das de fronteira agrícola no Brasil e no Centro-Oeste foi levado em consideração para se analisar a expansão desordenada do perímetro urbano da cidade. Ainda neste contexto foram questionadas as políticas dirigidas direta ou indiretamente pelo Estado para a efetivação das cidades de Fronteira Agrícola. Agora, em 2012 estou publicando a sua 2ª Edição atualizada, ampliada e comentada com alguns dados atuais.

Em 2003 publiquei o livro: “Ensaios Geográficos e Interdisciplinaridade Poética”. O referido livro resgata alguns artigos publicados e, Revistas Científicas e Jornais de Tangará da Serra e Rondonópolis, além de outros inéditos. Portanto, é uma síntese da evolução do pensamento do autor acerca da Geografia que se faz e a que se usa, principalmente, do/no Estado de Mato Grosso. Já publiquei a segunda edição em 2009 e agora em 2012 estou publicando a sua terceira edição.

Também tenho publicados alguns livros com colegas e em 2005 organizei juntamente com os professores Elias da Silva e Roberto de Souza Santos o livro: “Geografia de Mato Grosso no Limiar do Século XXI” com artigos de: Jorge Luiz Gomes Monteiro, Dermerval Pereira da Costa, Roberto de Souza Santos e Elias da Silva, além do prefácio de Carlos Alberto Franco da Silva.

Em 2006, o professor Roberto de Souza Santos e eu organizamos o livro “Ensaios Geográficos e Educação” com artigos de: João Manoel Vasconcelos Filho, Jacira Garcia Gaspar, Alberto Pereira Lopes, Roberto de Souza Santos, Aires José Pereira e Valdirene Gomes dos Santos de Jesus, abordando várias temáticas da Geografia e Educação.

Em 2008 publiquei (organizamos) juntamente com o professor Roberto de Souza Santos uma coletânea de artigos no livro: “Ensaios de Geografia e Educação no/do Tocantins”. O referido livro aborda a Geografia e Educação no/do Estado do Tocantins, especificamente, os municípios de Araguaína, Santa Fé do Araguaia e Porto Nacional. O referido livro traz textos de: Roberto de Souza Santos, João Manoel Vasconcelos Filho, Fátima Maria de Lima, Aires José Pereira, Marlucy Souza Albuquerque, Irene Dias Araújo, Evandro Frois de Souza, Edileila Santos de Souza e Lêdiana Costa Souza.

Em 2012 organizamos (Roberto de Souza Santos e eu) um livro que traz por título: “Educação, Ambiente, Cultura e Lugar: uma análise da produção do espaço geográfico”. O referido livro possui textos de: Adairlei Aparecida da Silva Borges, Airton Sieben, Antonia Marília Medeiros Nardes, Antonio Miranda de Oliveira, Antonio Neto Freitas de Castro, Arlete Mendes da Silva, Beatriz Ribeiro Soares, Geraldo Inácio Martins, Gislaine Martins da Silva, João Cleps Júnior, Joaquina Conceição Dias, Marcus Vinícius Benachio, Mirian Terezinha Mundot Demamann, Rosangela Ferreira da Rocha Sá, Sandra Maria B. da Silva, Vamária Dias de Sousa Nascimento, Viviane Conceição Santos, Roberto de Souza Santos e Aires José Pereira.

O referido livro aborda temas que dizem respeito à educação, meio ambiente, violência urbana, comunidade rural, políticas públicas federais e crescimento econômico, espaços educacionais, cultura, lugar, paisagem e humanização do espaço urbano. Temas que estão distribuídos espacialmente nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Minas Gerais.

Nestes 26 anos de magistério pude acrescentar muito conhecimento em minha vida particular e profissional por meio de tudo acima descrito, mais a convivência com alunos e professores. Mesmo porque, aprendo ao ensinar e ensino ao aprender. Acredito que aprendemos a vida toda. O processo ensino-aprendizagem é contínuo e ininterrupto. Gosto muito de algumas frases importantes ao processo ensino-aprendizagem, tais como: "O Grande Mestre não é aquele que sempre ensina e sim aquele que de repente aprende" de João Guimarães Rosa; outra: "Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" de Cora Coralina; outra que diz: "Se não vivo para servir, não sirvo para viver" de Clarice Lispector.

Araguaína – Tocantins, dezembro de 2014.

Aires José Pereira

Aires José Pereira
Enviado por Aires José Pereira em 08/03/2014
Reeditado em 26/12/2014
Código do texto: T4720557
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