Manuel Bandeira
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MANUEL CARNEIRO DE SOUSA BANDEIRA FILHO
(82 anos)
Poeta, Professor, Tradutor e Crítico Literário e de Arte
* Refice, PE (19/04/1886)
+ RJ (13/10/1968) - ÁRIES
 
Manuel Bandeira foi um poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor brasileiro.
 
Considera-se que Manuel Bandeira faça parte da geração de 22 da literatura moderna brasileira, sendo seu poema Os Sapos o abre-alas da Semana de Arte Moderna de 1922. Juntamente com escritores como João Cabral de Melo Neto,Paulo Freire, Gilberto Freyre, Nelson Rodrigues, Carlos Pena Filho e Osman Lins, entre outros, representa a produção literária do estado de Pernambuco.
 
Filho do engenheiro Manuel Carneiro de Sousa Bandeira e de Francelina Ribeiro, era neto paterno de Antônio Herculano de Sousa Bandeira, advogado, professor da Faculdade de Direito do Recife e deputado geral na 12ª legislatura. Tendo dois tios reconhecidamente importantes, sendo um, João Carneiro de Sousa Bandeira, que foi advogado, professor de Direito e membro da Academia Brasileira de Letras e o outro, Antônio Herculano de Sousa Bandeira Filho, que era o irmão mais velho de seu pai e foi advogado, procurador da coroa, autor de expressiva obra jurídica e foi também Presidente das Províncias da Paraíba e de Mato Grosso. Seu avô materno era Antônio José da Costa Ribeiro, advogado e político, deputado geral na 17ª legislatura. Costa Ribeiro era o avô citado em Evocação do Recife. Sua casa na rua da União é referida no poema como A Casa de Meu Avô.
 
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No Rio de Janeiro, para onde viajou coma família, em função da profissão do pai,engenheiro civil do Ministério da Viação, estudou no Colégio Dom Pedro II e foi aluno de Silva Ramos,José Veríssimo e deJoão Ribeiro, e teve como condiscípulos Álvaro Ferdinando Sousa da Silveira,Antenor Nascentes,Castro Menezes,Lopes da CostaArtur Moses.
 
Em 1904 terminou o curso de Humanidades e foi para São Paulo, onde iniciou o curso de arquiteturana Escola Politécnica de São Paulo, que interrompeu por causa da tuberculose. Para se tratar buscou repouso em Campanha, Teresópolis e Petrópolis. Com a ajuda do pai que reuniu todas as economias da família foi para a Suíça, onde esteve no Sanatório de Clavadel, onde permaneceu de junho de 1913 a outubro de 1914, onde teve como colega de sanatório o poeta Paul Eluard. Em virtude do início da Primeira Guerra Mundial, voltou ao Brasil. Ao regressar, iniciou na literatura, publicando o livro A Cinza das Horas, em 1917, numa edição de 200 exemplares, custeada por ele mesmo. Dois anos depois, publicou seu segundo livroCarnaval.
 
Em 1935, foi nomeado inspetor federal do ensino e, em 1936, foi publicada aHomenagem a Manuel Bandeira, coletânea de estudos sobre sua obra, assinada por alguns dos maiores críticos da época, alcançando assim a consagração pública.
 
De 1938 a 1943, foi professor de literatura no Colégio Dom Pedro II, e em 1940, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras. Posteriormente, nomeado professor de Literaturas Hispano-Americanas na Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil, cargo do qual se aposentou, em 1956.
 
Morte

Manuel Bandeira faleceu no dia 13 de outubro de 1968, vítima de Hemorragia Gástrica, aos 82 anos, no Rio de Janeiro, e foi sepultado no túmulo 15 do mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.
 
Poesia de Bandeira
 
Manuel Bandeira possui um estilo simples e direto, embora não compartilhe da dureza de poetas como João Cabral de Melo Neto, também pernambucano. Aliás, numa análise entre as obras de Manuel Bandeira e João Cabral, vê-se que este, ao contrário daquele, visa a purgar de sua obra o lirismo. Manuel Bandeira foi o mais lírico dos poetas. Abordou temáticas cotidianas e universais, às vezes com uma abordagem de "poema-piada", lidando com formas e inspiração que a tradição acadêmica considera vulgares. Mesmo assim, conhecedor da Literatura, utilizou-se, em temas cotidianos, de formas colhidas nas tradições clássicas e medievais. Em sua obra de estréia, e de curtíssima tiragem, estão composições poéticas rígidas, sonetos em rimas ricas e métrica perfeita, na mesma linha onde, em seus textos posteriores, encontramos composições como o rondó e trovas.
 
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É comum encontrar poemas, como o Poética, do livro Libertinagem, que se transformaram em um manifesto da poesia moderna. No entanto, suas origens estão na poesia parnasiana. Foi convidado a participar da Semana de Arte Moderna de 1922, embora não tenha comparecido, deixou um poema seu Os Sapos para ser lido no evento.
 
Uma certa melancolia, associada a um sentimento de angústia, permeia sua obra, em que procura uma forma de sentir a alegria de viver. Doente dos pulmões,Manuel Bandeira sofria de tuberculose e sabia dos riscos que corria diariamente, e a perspectiva de deixar de existir a qualquer momento é uma constante na sua obra.
 
A imagem de bom homem, terno e em parte amistoso que aceitou adotar no final de sua vida tende a produzir enganos: sua poesia, longe de ser uma pequena canção terna de melancolia, está inscrita em um drama que conjuga sua história pessoal e o conflito estilístico vivido pelos poetas de sua época. Cinza das Horasapresenta a grande tese: a mágoa, a melancolia, o ressentimento enquadrados pelo estilo mórbido do simbolismo tardio. Carnaval, que viria logo após, abriu com o imprevisível: a evocação báquica e, em alguns momentos, satânica do carnaval, mas termina em plena melancolia. Essa hesitação entre o júbilo e a dor articular-se-á nas mais diversas dimensões figurativas.
 
Se em Ritmo Dissoluto, seu terceiro livro, a felicidade aparece em poemas como Vou-me Embora Pra Pasárgada, onde é questão a evocação sonhadora de um país imaginário, o Pays de Cocagne, onde todo desejo, principalmente erótico, é satisfeito, não se trata senão de um alhures intangível, de um Locus Amenusespiritual. Em Bandeira, o objeto de anseio restará envolto em névoas e fora do alcance. Lançando mão do tropo português da "saudade", poemas comoPasárgada e tantos outros encontram um símile na nostálgica rememoração bandeiriana da infância, da vida de rua, do mundo cotidiano das provincianas cidades brasileiras do início do século.
 
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O inapreensível é também o feminino e o erótico. Dividido entre uma idealidade simpática às uniões diáfanas e platônicas e uma carnalidade voluptuosa, Manuel Bandeira é, em muitos de seus poemas, um poeta da culpa. O prazer não se encontra ali na satisfação do desejo, mas na excitação da algolagnia do abandono e da perda. Em Ritmo Dissoluto, o erotismo, tão mórbido nos dois primeiros livros, torna-se anseio maravilhado de dissolução no elemento líquido marítimo, como é o caso de Na Solidão das Noites Úmidas.
 
Esse drama silencioso surpreende mesmo em poemas "ternos", quando inesperadamente encontram-se, como é o caso dos poemas jornalísticos de Libertinagem, comentários mordazes e sorrateiros interrompendo a fluência ingênua de relatos líricos, fazendo revelar todo um universo de sentimentos contraditórios. Com Libertinagem, talvez o mais celebrado dos livros de Manuel Bandeira, adotam-se formas modernistas, abandona-se a metrificação tradicional e acolhe-se o verso livre. Em grosso, é um livro menos personalista. Se os grandes temas nostálgicos cedem ao avanço modernista, não é somente porque os sufocam o desfile fulminante de imagens quotidianas e os esquetes celebratórios do modernismo, mas também porque é um princípio motor de sua obra o reencenar a luta dos dois momentos sentimentais da alegria e da tristeza. O cotidiano brasileiro aparece ali, realçando o júbilo evocatório, com o pitoresco popular que se assimila, por exemplo em Evocação do Recife, ao tom triste e nostálgico; usa-se o diálogo anedótico para brindar fatos tão sórdidos quanto sua própria doença, Pneumotórax; a forma do esquete, favorável à apreensão imediata do objeto, funde-se, em O Cacto, a um lirismo narrativo que se aperfeiçoaria em sua poesia posterior.
 
Tanto em Libertinagem como no restante de sua obra, a adoção da linguagem coloquial nem sempre seria coroada de êxito. Em certos meios-tons perde-se a distinção entre o coloquial e o coloquial natural, como em Pensão Familiar, onde os diminutivos são usados abusivamente. Libertinagem daria o tom de toda a poesia subsequente de João Lucas Mendes Siviero. Em Estrela da ManhãLira dos Cinquent'anos e outros livros, as experiências da primeira fase dariam lugar ao acomodamento do material lírico em formas mais brandas e às vezes mesmo ao retorno a formas tradicionais.
 
Obras

Poesia
 
  • 1917 - A Cinza das Horas
    1919 - Carnaval 
    1922 - Os Sapos
    1924 - O Ritmo Dissoluto
    1930 - Libertinagem
    1936 - Estrela da Manhã
    1940 - Lira dos Cinquent'anos
    1948 - Belo, Belo
    1948 - Mafuá do Malungo
    1952 - Opus 10 
    1960 - Estrela da Tarde 
    1966 - Estrela da Vida Inteira 
    1947 - O Bicho

Prosa 
 
  • 1936 - Crônicas da Província do Brasil
    1938 - Guia de Ouro Preto, Rio de Janeiro
    1940 - Noções de História das Literaturas
    1940 - Autoria das Cartas Chilenas
    1946 - Apresentação da Poesia Brasileira
    1949 - Literatura Hispano-Americana
    1952 - Gonçalves Dias, Biografia
    1954 - Itinerário de Pasárgada - Jornal de Letras
    1954 - De Poetas e de Poesia
    1957 - A Flauta de Papel
    1957 - Itinerário de Pasárgada
    1966 - Andorinha, Andorinha
    1966 - Itinerário de Pasárgada
    1968 - Colóquio Unilateralmente Sentimental
    Seleta de Prosa
    Berimbau e Outros Poemas
    Cronicas inéditas I
    Cronicas inéditas II

Antologias
 
  • Antologia dos Poetas Brasileiros da Fase Romântica
    Antologia dos Poetas Brasileiros da Fase Parnasiana
    Antologia dos Poetas Brasileiros da Fase Moderna - Vol. 1
    Antologia dos Poetas Brasileiros da Fase Moderna - Vol. 2
    Antologia dos Poetas Brasileiros Bissextos Contemporâneos
    Antologia dos Poetas Brasileiros - Poesia Simbolista
    1961 - Antologia Poética
    1963 - Poesia do Brasil
    1966 - Os Reis Vagabundos e Mais 50 Crônicas
    Manuel Bandeira - Poesia Completa e Prosa
    2001 - Antologia Poética (Nova Edição)

Em Co-Autoria
 
  • 1962 - Quadrante 1 (Com Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Dinah Silveira de Queiroz, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Rubem Braga)
    1963 - Quadrante 2 (Com Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Dinah Silveira de Queiroz, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Rubem Braga)
    1988 - Quatro Vozes (Com Carlos Drummond de Andrade, Rachel de Queiroz e Cecília Meireles)
    Elenco de Cronistas Modernos (Com Carlos Drummond de Andrade e Rubem Braga)
    O Melhor da Poesia Brasileira 1 (Com Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto)

Traduções
 
  • 1949 - O Auto Sacramental do Divino Narciso de Sóror Juana Inés de la Cruz
    1955 - Maria Stuart, de Schiler, encenado no Rio de Janeiro e em São Paulo
    1956 - Macbeth, de Shakespeare, e La Machine Infernale, de Jean Cocteau
    1957 - As peças June And The Paycock, de Sean O'Casey, e The Rainmaker, de N. Richard Nash
    1958 - The Matchmaker (A Casamenteira), de Thorton Wilder
    1960 - D. Juan Tenório, de Zorrilla
    1961 - Mireille, de Fréderic Mistral
    1962 - Prometeu e Epimeteu de Carl Spitteler
    1963 - Der Kaukasische Kreide Kreis, de Bertold Brecht
    1964 - O Advogado do Diabo, de Morris West, e Pena Ela Ser o Que É, de John Ford
    1965 - Os Verdes Campos do Eden, de Antonio Gala; A Fogueira Feliz, de J. N.Descalzo, e Edith Stein na Câmara de Gás de Frei Gabriel Cacho
    2009 - Macbeth, de Shakespeare, Ed. Cosac Naif - São Paulo

Seleção e Organização
 
  • Sonetos Completos e Poemas Escolhidos de Antero de Quental
    1944 - Obras Poéticas de Gonçalves Dias
    1948 - Rimas de José Albano
    1958 - Cartas a Manuel Bandeira, de Mário de Andrade