José Octavio Gomes Venturelli 

Nasci em 21-02-1937 (domingo de carnaval...) filho único de José Venturelli Sobrinho e de Artistina Gomes Venturelli Sobrinho, ambos falecidos.

Deliciava-me com o talento artístico de minha mãe ao vê-la em seus bordados, e me criei ao redor da poesia, da pintura, da escultura, do desenho, das composições e músicas e dos instrumentos de corda, tudo fazendo parte da vida de meu pai.
Sendo filho de um Oficial do Exército, conheci, por forças de suas transferências, quase todo o Brasil que, mais tarde, com minhas viagens a serviço, acabei transformando essa minha terra amada no “quintal de minha casa”.

Ingressei na União Brasileira de Trovadores em 1976, obtendo mais duzentas premiações e conquistando o Honroso  Título de Magnífico, nos  XX Jogos Florais de Nova Friburgo.

Tenho três filhos:  Antonio Carlos, Alexandre José e Paulo Eduardo e três queridos netos, Otavio, Sabrina e Ana Cláudia.
Compartilho minha vida há 24 anos com Clenilda de Azevedo Costa (mais conhecida como “Trovadora Márcia”) cuja presença sempre foi motivo de incentivo, cuidados e amor.

Vários cães também fizeram parte ativa de minha vida e eu os amei e ainda amo, a todos eles.

Na “Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis – AMORC -, fui Instalado Mestre em 19-03-1997, ano R+C 3350, o que considero a Maior Iniciação de minha vida.

Transferi-me para a cidade de Nova Friburgo, no Estado do Rio, em 1981, terra que passei a amar de todo o meu coração, onde desejo que fiquem, para sempre, as minhas cinzas.”

Otavio Venturelli além de trovador é um grande sonetista. Começou a escrever Sonetos aos 15 anos de idade, tendo o pai por mestre .

Aos 17 anos, constou do livro “ Mãe-Poema de Amor”, de Edgar Carvalho. Participou do livro “POETAS CARIOCAS EM 400” de Frederico Trota.

Sua biografia é encontrada  no livro “WHO IS WHO IN BRAZIL”.

Publicou: 
-Há uma canção de amor em cada noite – Poesias e Sonetos
- Marcas do Tempo (Antologia) – Sonetos e Poesia
- Luzes do meu íntimo (Antologia) – Poesias
- Zé Magrela – Conto
- Pequenas rosas de amor – Trovas
-A Psicologia do Êxito Pessoal –Comunicação
-A Venda, Seus Segredos e Caprichos
- Marketing, o Amigo nosso de cada dia.
-A esteira Luminosa de um Cometa ( A saga dos Venturelli)
-Depois que o sol se foi – Poesias
- Amo, Logo existo, - Trovas e Sonetos

Por usar muito em seus escritos , a palavra SAUDADE é cognominado o Trovador da Saudade.

Otávio Venturelli está entre os grandes trovadores do Brasil. Suas trovas são sempre exemplo de harmonia cuidados na finalização.  
Professor de violão, membro da Academia Brasileira de Belas Artes, Venturelli Ingressou na UBT em 1975.Segundo o próprio autor, o livro "Marcas do Tempo", publicado em 2013, é o "fecho de ouro" dos seus trabalhos. Reside em Nova Friburgo.
UBT
Enviado por UBT em 21/04/2014
Reeditado em 21/04/2014
Código do texto: T4777745
Classificação de conteúdo: seguro