Biografia do Prof. CARLOS ELVIO DAS NEVES PAES

Educador que Inspira e Motiva seus Alunos a Sonhar

Carlos Elvio das Neves Paes nasceu na vila Antônio Lemos, no interior de Breves, em 04 de agosto de 1964, filho de Orlando Rodrigues Paes e Lindaura das Neves Paes. É casado com Etiene Lobato Leite, com quem tem uma filha: Natália Sofia Leite Paes.

Carlos Elvio, aos seis anos de idade, mudou-se junto com sua família para a cidade de Portel, aonde cursou o ensino primário na Escola Paulino de Brito. Posteriormente mudou-se para Belém para cursar o antigo primeiro grau na Escola Santo Afonso (1981). Iniciou o 2º Grau na Escola Estadual Magalhães Barata, mas infelizmente não concluiu o curso porque sua família não conseguiu custear os estudos na Capital e teve que voltar para a Vila de Antônio Lemos. Assim, só retomou seus estudos no ano de 1983 quando veio para a cidade de Breves para cursar o Magistério na Escola Estadual Odízia Correa Farias, que concluiu com sucesso em 1985.

Em 1992, Carlos Elvio se graduou em Pedagogia, na primeira turma do projeto de interiorização da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Em 1994, ingressou na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais para cursar especialização em Gestão de Sistemas e Unidades Educacionais, curso concluído em 1996.

Em 2010, obteve o título de Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), no estado de Minas Gerais.

Em 2014, ingressou no programa de Doutorado em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará.

Já atuou como Técnico em Educação na 13ª URE-Breves, como professor em escolas públicas de Breves, tais como: Escola Municipal Paulo Rodrigues dos Santos, Escola Municipal Dr. Lauro Sodré, e diretor da Escola Municipal Maria de Lourdes Campos Sales, vice-diretor da Escola Estadual Odízia Correa Farias e diretor da Escola Estadual Maria Elizete Fona Nunes. Por onde passou Carlos Elvio sempre deixa sua marca como educador dedicado, competente e comprometido com a educação no Marajó.

Pela sua experiência adquirida como educador, Carlos Elvio foi eleito o primeiro Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), em Breves. Ocupou esse cargo de 2000 a 2002, dando um passo inicial na gestão democrática e participativa das políticas públicas de ensino.

É atuante em Projetos socioeducativos. Entre os anos de 2003 e 2005, Carlos Élvio foi colaborador na elaboração e manutenção do “Projeto Pais Sociais”, desenvolvido pela Fundação J.Severino, pertencente ao Grupo Madenorte S/A.

Em 2013, realizou o “Projeto Jovens escolarizados da Reserva Extrativista Mapuá: consciência socioambiental e identidade local”. Essa pesquisa foi realizada na Comunidade Bom Jesus, no rio Mapuá, com participação de estudantes da Casa Familiar Rural e da Associação de Moradores da RESEX Mapuá (AMOREMA).

A carreira profissional de Carlos Elvio se mistura a história do Campus da UFPA em Breves, pois ele esteve desde o começo envolvido com a implantação dessa instituição no município. Naquela época, os cursos da UFPA funcionavam numa sala de aula da Escola Miguel Bitar, durante a direção do Prof. Waldemar Daniel Coimbra Dias. De uma pequena sala de aula surgiu o embrião do que hoje o belo e bem estruturado Campus Universitário de Breves.

Carlos Elvio ingressou na Universidade Federal do Pará em 1995 como professor substituto do Campus de Soure com atuação também no núcleo de Breves (a época). Tornando-se professor efetivo dessa instituição em 1997, se consagrando assim como o primeiro professor do Campus de Breves.

Em 1999, assumiu o cargo de Vice coordenador do Campus de Soure, com atuação constante no núcleo de Breves. Atuando nessa condição até o ano de 2006 quando Breves foi reconhecido de fato e direito como Campus avançado da UFPA.

No final do ano de 2008, foi eleito como o primeiro Coordenador Geral do Campus, cargo que ocupou até março de 2013. Nesse período foi responsável pela institucionalização da UFPA em Breves e região, em termos de estrutura física e de consolidação acadêmica, com a implantação dos cursos de Pedagogia, Letras, Ciências Naturais, Matemática, Serviço Social, Turismo e Enfermagem. Ainda em sua gestão foram ofertadas turmas de Pedagogia em Anajás, Letras e Ciências Naturais em Portel, além da modernização da gestão universitária.

Desde os anos 80, Carlos Elvio atua na área do ensino, sempre pensando em transformar a sociedade brevense por meio da busca de uma identidade própria, valorizando suas raízes genuinamente marajoaras. Ele mesmo sabe quais as limitações e dificuldades um morador do interior da Ilha de Marajó tem que enfrentar para conseguir estudar. Carlos Elvio viveu na pele as adversidades e desafios da educação marajoara.

Esteve presente em todos os momentos da UFPA em Breves. Fez parte da implantação dessa importante instituição na Ilha de Marajó. Com dedicação e compromisso, Carlos Elvio lutou bastante para que a comunidade marajoara tivesse acesso a uma faculdade pública, gratuita e de qualidade. Ele sonhou e viu muitos de seus sonhos serem realizados!!!

Por tudo isso que a sociedade local reconhece que Carlos Elvio é um educador que inspira e motiva seus alunos, despertando neles a autoestima e o desejo de crescer intelectual e profissionalmente.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Maio de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 03/05/2014
Reeditado em 18/07/2021
Código do texto: T4793187
Classificação de conteúdo: seguro