O GRANDE NOVELISTA RUSSO DOSTOIEVSKI (vida e morte)

Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski, Nascido em Moscou 1821, Falecido em São Petersburgo em 1881 autor do livro (que estou lendo) chamado Crime e Castigo, publicado em 1866. De onde subtraio a biografia repassando a esse recanto das letras. (Caso haja alguém que também postou tal biografia, junto a esse, forças para mostrar cultura a mais pessoas) Uma curiosidade é que este livro me veio às mãos depois de haver assistido o excelente filme estrelado por Omar Sharif e Geraldine Chaplin, (Filha do famoso comediante Carlitos) baseado na obra de Boris Pasternack, 1890/1960 grande novelista russo e prêmio Nobel de literatura de 1958, o qual não pode aceitar impedido pelo regime comunista, filme a que assisti duas vezes e também recomendo.

E vamos à biografia do Dostoiévski no qual comose lerá a seguir teve uma existência turbulenta:

Obedecendo ao desejo paterno, Dostoievski: foi educado, contra sua vontade, numa escola militar de engenharia. O horror que sentia pelo sistema de vida militar fez com que se tornasse um solitário. Entregou-se muito cedo à leitura, principalmente das obras de Schiller 1759/1805 (poeta, filósofo e historiador alemão) Charles Dickens 1812/1870 (Romancista inglês), George Sands, 1804/1895 (uma romancista) e Honoré de Balzac, 1799/1850, do qual chegou a fazer traduções. Nessa época, a Europa começava a enfrentar conflitos sociais. Na Rússia czarista também era grande o movimento em prol de reformas, liberalização do regime, modernização do país e maior justiça social.

Dostoievski iniciou a militância política em meio aos grupos anarquistas e, simultaneamente, decidiu tornar-se escritor. Demitiu-se do exercito procurando mais tempo para concluir seu primeiro livro. “POBRE GENTE” que a crítica recebeu com frieza acusando-o de imitar Nicolai Gogol, 1809/1852 escritor russo de origem ucraniana. Desses maiores trabalhas o de maior sucesso foi a novela Noites Brancas. Envolvido na conspiração do revolucionário Mikhail Petrachevski (1821-1866), que pretendia assassinar o Nicolau primeiro. Foipreso e condenado à morte, porém, no último momento, quando já estava no patíbulo, a pena foi transformada em trabalhos forçados na Sibéria. Anistiado em 1859, fixou residência em são Petersburgo, totalmente transformado pela dura experiência descrita na obra “humilhados e ofendidos” (1861), e “Recordações da casa dos mortos” (1862). Resolve então dedicar-se ao jornalismo, fundando com seu irmão Mikail, o periódico “O Tempo”. Mas a fama reconquistada não lhe trás o dinheiro necessário. O jornal e a doença da esposa custaram caro. Dostoievski acumula empréstimos: Os credores ameaçam –no de prisão. Em 1862, foge para o exterior levando consigo uma jovem estudante. Polina Suslova 1839/1918. O dinheiro que conseguira levantar para a viagem , bem como o que ganhou com seus trabalhos na França, é dissipado pelo jogo. Por fim, deixa a amante, que seria personagem do romance “O jogador” (1866), “o idiota” (1869) e “Os irmão Karamazóvi”, (1880). E volta à Rússia. Ali encontra a situação, política mudada, o jornal fechado por ordem do governo, a esposa agonizante e o irmão em péssima situação financeira. Essa fase crítica, marcada ainda por fortes crises de epilepsia, leva o escritor a um estado de angústia que, no entanto assinala o seu amadurecimento completo coo escritor. Publica “Memórias do subterrâneo”, (1864) e “Crime e Castigo’ (1866), considerado seu romance mais importante. Em 1867 casa-se com Ana Gricorievna, 1846/1918 Uma estenógrafa com 21 anos à época. Novamente assediado pelos credores, foge para Genebra (Suíça) e algum tempo depois parte para a Itália. Retorna à Rússia em 1871 e assume o cargo de redator –chefe de “O Cidadão”. É desse período o livro “Os Possessos” (1872), onde repudia os antigos companheiros de luta política. Com a publicação de seus últimos romances: “ O Adolescente” e “Os Irmãos Karamasovi, Passa a ser considerado o maior autor russo de seu tempo. Seus últimos anos foram tranquilos e felizes. Morreu atacado por uma hemorragia.

Tradutora Natalia Nunes da Editora Vitor Civita
Enviado por Pacomolina em 05/05/2014
Reeditado em 06/05/2014
Código do texto: T4795418
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.