Biografia de ANTONINO DA SILVA BARROS

Empresário de Sucesso

Antonino da Silva Barros é um dos mais antigos e tradicionais empresários da cidade. Na verdade, a história da família Barros está intimamente ligada à trajetória de desenvolvimento socioeconômico dos últimos 90 anos de Breves.

Essa longa história começou na década de 1920, quando seu pai, Antônio José de Barros, saiu de Portugal para o Brasil. Ao chegar a nosso país ele se apaixonou pela bela Ana Clara da Silva Barros (natural do estado do Rio Grande do Norte). Eles se casaram em Breves, em 21 de abril de 1930, e tiveram três filhos e quatro filhas: Antonino da Silva Barros, Arlindo da Silva Barros, José Guilherme da Silva Barros, Solange Barros, Lurdinha Barros, Tereza Barros e Deumires Barros.

Nessa época, o arquipélago do Marajó estava vivendo o auge da produção madeireira. A maior de todas as empresas, a famosa BISA (Breves Industrial Sociedade Anônima) se instalou em 1945, empregando centenas de famílias no corte de árvores para exportação. A BISA contribui significativamente para que Breves ganhasse a fama de “Celeiro Mundial da Madeira”.

O pai do Antonino Barros, era dono de um importante comércio de gêneros alimentícios, localizado num ponto estratégico, na orla da cidade, bem perto da empresa BISA. Tudo isso contribuiu para o crescimento da firma, que tinha nos empregados da BISA uma clientela garantida.

Mesmo com grandes empresas instaladas no município, Breves não contava com boas escolas. Assim, Antonino Barros e seus dois irmãos foram estudar na capital paraense.

Dos 8 aos 15 anos de idade, Antonino Barros estudou no Colégio do Carmo, no Bairro Cidade Velha, em Belém. Esse Colégio era administrado pelos padres e freiras, com uma educação tradicional e de alta qualidade.

Após concluir o curso ginasial, voltou para Breves para ajudar seu pai e seu tio, Arlindo Barros, nos negócios da família.

Na década de 1950, fundaram a 1ª olaria da região, produzindo tijolos e telhas. Nesse período, Antonino da Silva Barros casou-se com Lindalva Tavares Barros, irmã do Wilson Câmara Frazão (que seria anos mais tarde o Prefeito de Breves). O casamento foi uma bela cerimônia realizada, em 24 de dezembro de 1961, na Igreja Matriz. Tiveram um casal de filhos: José Everaldo Tavares Barros e Márcia Helena Tavares Barros.

Nessa época, a família Barros já era uma das mais conceituadas. Foi Antonino quem trouxe a primeira radiola para Breves. Ele tinha uma coleção de discos e gostava de reunir familiares e amigos para ouvir músicas. Quando chegou à cidade com uma “lambreta”, isso foi motivo de muitos comentários, pois todos queriam ver e andar nessa motocicleta importada. Ele gostava de bater fotos e manteve em casa um grande acervo fotográfico que serve até os dias de hoje como fonte de consulta para trabalhos escolares e pesquisas acadêmicas.

Em 1972, o então Prefeito João Messias dos Santos começou uma obra de pavimentação da orla. Ele queria aumentar a largura da Avenida Getúlio Vargas, e para isso a Agência Paragás, que era a firma do Antonino Barros, teve que recuar vários metros. A fachada da loja foi demolida para pavimentação da rua e construção da calçada. Em 1973, aconteceu a inauguração dessa obra pública e da nova fachada da Agência Paragás. Esse evento foi uma grande festa com a presença do Prefeito Municipal Wilson Câmara Frazão, do Lino Alves (seu grande amigo), e diversas autoridades.

A Agência Paragás era o melhor e mais bem frequentado comércio da cidade. Lá tinha de tudo, desde gás de cozinha, gêneros alimentícios até eletrodomésticos.

Mesmo se dedicando bastante em seu comércio, Antonino encontrava tempo para jogar bola com os amigos. Por causa de sua paixão pelo futebol, ele foi um dos sócios fundadores do Clube Atalaia. Inclusive gostava de dizer cheio de orgulho que foi ele quem colocou a primeira telha no telhado da sede social do Atalaia.

Antonino da Silva Barros ao longo de sua vida já recebeu algumas homenagens, como por exemplo: Comerciante do Ano da ACIAB (Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Breves), e a Comenda Irmãos Breves (na gestão do Prefeito Gervásio Bandeira).

Em 1990, Antonino passou a contar com a presença de seu filho, Everaldo Barros (formado em Administração pela UNAMA), como seu braço direito no seu comércio. Ao retornar para Breves, Everaldo Barros casou-se com Silvana Azevedo Leão, e hoje representam a terceira geração dessa importante família de comerciantes.

De 1930 até agora, Breves já teve 20 Prefeitos (eleitos e provisórios). Durante esse período, o município já contou com outros importantes comerciantes, como Antônio Pinto de Azevedo, Zeca Furtado e Raimundo Tupinambá. Mas, a maioria de seus descendentes não deu sequência à tradição comercial. A maior e mais antiga empresa madeireira, a famosa BISA, fechou suas portas em 1969. Outras empresas grandes também pararam suas atividades. Contudo, o comércio da família Barros se mantém ativo.

Antonino da Silva Barros é com certeza um homem realizado, pois o legado de sua família está se aproximando de um século de atividade comercial, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento socioeconômico de Breves.

A família Barros pode se orgulhar de fazer parte da história local sempre com ótima credibilidade perante a sociedade brevense.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Maio de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 11/05/2014
Reeditado em 31/05/2014
Código do texto: T4802110
Classificação de conteúdo: seguro